Ardósias para servir:   por DeBORLA

A ceia de Natal: dicas para copiar em sua casa!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

É Natal… É Natal… lalala!! 

Já falta pouco… muito pouco. Já tem tudo programado e pensado para a noite, mais familiar do ano? O que lhe falta? As pendas já estão compradas e a ementa pensada? Hum o que será de bom (diga-nos tudo na caixa de comentátios)? Será que lhe faltam os detalhes da mesa e da sua organização? Sabíamos que era este o pormenor que lhe faltava, um assunto que se deixa para o fim, mas que merece todo o nosso destaque! Por isso, hoje brindamos os nossos caros leitores com inspirações e dicas maravilhosas sobre como decorar a mesa de Natal. Esta mesma mesa nesse dia tão especial, tem e deve ser diferente de todos os outros dias, tem de ter aquele brilho, aquela luz, aquele glamour, aquele toque decorativo, mesmo que sejam dois, quatros ou seis pessoas. Pouco importa a quantidade de convidados que temos à mesa ou pensar se vale a pena dar-se ao trabalho 'só para nós'. Claro que vale e muito, a vida é uma e cada momento especial deve ser celebrado com o requinte e delicadeza. Já que os outros dias perdem-se na correria…  

A ocasião para retirarem os copos de cristais, os pratos mais valiosos e a toalha de linho, acompanhada dos seus panos é mais do que válida. Não basta fazer destes itens peças de museu, há que usar e desfrutar… Depois há sempre outras ideias decorativas simples para rechear a mesa com brilho e bonita, flores, velas, cores, purpurinas e afins… Mas para tal e saber mais sobre o assunto, siga a luz, o brilho e a magia deste artigo. 

Mas antes de mais, receba os nossos votos mais sinceros, de um FELIZ NATAL! 

Os enfeites

A nossa mesa de Natal tem de ser enfeitada, não basta colocar os pratos, os copos e os talheres, não. É necessário acrescentar aquele toque de festa, como vemos em festas de casamento, só que o mood hoje é mais natalício. Por isso, é importante associar as cores, os materiais e outros detalhes à época em que estamos, no inverno e no Natal. Atenção, que nem sempre as decorações devem assumir gastos financeiros, pode fazer tudo e um sumptuosa decoração usando materiais recuperados, mas essencialmente da mãe natureza. As azevinhas, tão típicas do Natal constroem uma mesa magnífica, mesmo ao sabor natalício. Pode ir apanhar pinhas e pintá-las com sprays prateados ou dourados. Pode cortar círculos de troncos, para fazer a base dos pratos, tal como a equipa dos arquitetos Tiago Patrício Rodrigues apresentou nesta fabulosa mesa. Enfim tudo o que a natureza oferece, pode tirar partido dela para enfeitar a sua mesa de Natal, a custo zero!

Por outro lado, pode acrescentar brilhos ou confetes, espalhados pela mesa toda, só irá trazer aquela magia e o tal brilho de uma mesa em festa!

As iguarias

Ardósias para servir: Cozinha  por DeBORLA
DeBORLA

Ardósias para servir

DeBORLA

As iguarias, as belas comidas, os doces… enchem as nossas mesas. O dia é de festa e quando se celebre, que seja com tudo a que se tem direito, paciência se ficamos a rebolar no outro dia, se fazemos promessas que é só hoje, paciência se depois fazemos dieta para recuperar. O que conta nesta altura, é não perder nada de nada, há coisas que são para ser vividas… Até porque dias não são dias!

As cores, aquelas comidas que só vemos mesmo naqueles dias, aqueles doces tradicionais que nos enchem a vista e não só… Recheiam de forma tão bela as nossas mesas bem portuguesas! 

As velas

As velas conferem toda uma delicadeza ao ambiente, quer seja na decoração de casa numa altura comum ou num dia festivo, nós por cá as velas estão lá sempre. Um item tão simples, uma pequena chama que brilha e ilumina para ter um ambiente aconchegante e delicado. Na sua mesa de Natal invista em velas de uma ponta à outra, é barato e tem assim, uma decoração bem quente, familiar e iluminada… A atmosfera natalícia é garantida.

As cores

A nossa mesa de Natal: Casa  por Maravilhas do Berço Lda
Maravilhas do Berço Lda

A nossa mesa de Natal

Maravilhas do Berço Lda

De que cor quer ver a sua mesa na consoada e/ou na na noite de Natal? Esta questão também entra em ação, queremos uma mesa bonita e equilibrada, nada de ter um arco-íris, isso ficaria aos tons primaveris. Sabemos que o vermelho é a cor de eleição de muitos de nós, é o tom mais característico desta época, desde o Pai Natal, às caixas de chocolate. Mas não há uma regra, pode variar e optar por outras paletas cromáticas, tais como os dourados, prateados, brancos, castanhos, verdes ou outra que preferir. Mas não se esqueça de dar o brilho a outra cor que escolher, tem de haver distinção entre o Natal e uma mesa de aniversário, tem outro brilho e outro requinte. Mantenha também a coerência das cores nos detalhes, faça da sua mesa, a mais bonita e pode perfeitamente passar das inspirações das revistas para a realidade, basta querer e dar um pouco de dedicação, vai ver que no fim terá orgulho da sua mesa de Natal. 

A decoração

Para decorar a sua mesa pode fazer uma arranjos bonitos, feitos por si, tem outra beleza. Recolha musgos, pinhas, azevinhas, pontas de ramos de pinheiro e faça um centro de mesa, tanto pode ser para a mesa de jantar, como a de centro, para decorar o resto da sala, para que o ambiente esteja espalhado por todo a parte. Pode também criar arranjos com frutas da época, como romãs, laranjas, castanhas, nozes, avelãs… Fica natural e todos os seus convidados irão lhe gabar a mesa. 

Os detalhes

Casa  por Hertie
Hertie

Melli Mello Weihnachtsservietten

Hertie

Porque detalhes, não são meros pormenores, que devem ser deixados ao acaso. Devem ser pensados, cuidados e executados… a própria beleza da vida é feita de detalhes que nos alegrem, por isso façamos desta noite de Natal, uma noite mais colorida, marcante, memorável, de nós para nós e para quem amamos, porque merecemos, porque estamos cá para celebrar. 

Guardanapos, toalha, decorações alusivas a esta época natalícia, não é um desperdício, muitos objetos são recuperáveis de ano para ano. Dê o seu melhor…

No jardim

Casa  por Ron&Go

Mora numa casa? O clima até está agradável? Vive numa zona do país em que o tempo está ameno? Tem uma lareira por perto? Se as respostas foram afirmativas, tem tudo para festejar um Natal diferente, procurando assim, o espaço exterior para levar a sua mesa de Natal até ao jardim. sem dúvida ousado, mas porque não arriscar? É uma forma de festejar o Natal de forma diferente, não perdendo o conforto e a delicadeza. Calor da lareira, das velas, de um possível aquecedor de rua, de umas mantinhas por cima dos ombros e o calor Humano… A noite é mais do que quente. 

Que belo!

Tchim tchim

Cozinha  por Villa Riviera
Villa Riviera

Riviera Maison Gläser

Villa Riviera

E finalmente o brinde final, na nossa mesa de Natal… O espumante ou o champanhe, o que preferir, o que interessa é marcar o momento, serve para dar o toque festivo. Olhos nos olhos, os copos a baterem um a um ou todos ao mesmo tempo, o que interessa é a alegria que se vive neste dia e em família. É a celebração de mais um Natal passado com os seres que mais amamos neste mundo! Celebramos e brindamos à vida… Tchim Tchim

Feliz Natal!

As nossas dicas irá o ajudar a realizar uma mesa mais bonita? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!