Uma casa sustentável na natureza

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A vida no interior pode ter perdido um pouco do seu encanto em prol de todas as opções e oportunidades que a cidade oferece. Porém, essa simplicidade idílica jamais se perdeu nas maranhas do tempo. A vida no interior reserva, mais do que em épocas passadas, inúmeras vantagens, de entre as quais destacamos a proximidade com a natureza, a atmosfera tranquila e serena, o contacto com os vizinhos e a qualidade de vida.

A homify apresenta hoje um projecto residencial sublime, localizado em Monmouthshire, na região sudeste do País de Gales, da autoria do estúdio Hall + BerdnarczykArchitects, que evidencia o charme e a atracção inesgotáveis da vida no meio da natureza. A residência Nook, como é chamada, foi construída num vale isolado com o objectivo de substituir um antigo bungalow erguido nos anos 60. Apesar do aspecto rústico das paredes revestidas a ardósia, a casa combina materiais naturais com materiais modernos, como a estrutura de aço e os painéis de vidro, resultando numa cabana rústica e sofisticada.

Curioso para conhecer em detalhe esta casa? Veja mais imagens deste projecto que valoriza a integração com a natureza e a atmosfera campestre.

Fachada principal

A casa Nook é um projecto residencial contemporâneo que veio substituir um antigo bungalow existente no local. No entanto, devido à paisagem natural deslumbrante que o rodeia – o vale do Wye – o projecto procura não só uma integração no contexto em que se insere, como também em relação às construções tradicionais da zona. Por esta razão, os artistas optaram por uma volumetria simples definida pela inclinação do telhado de duas águas e pelo uso de materiais naturais como a ardósia e a madeira. Um dos destaques da fachada principal é a chaminé revestida a pedra que reforça o carácter rústico do edifício.

Fachada posterior

Na fachada traseira notam-se – à semelhança do que acontece na fachada frontal – as peças de aço que compõem a estrutura mista do edifício. Além das vigas e das colunas metálicas de cor preta, os painéis de vidro e os painéis de madeira, combinados com paredes revestidas de ardósia, formam a aparência contemporânea, mas ao mesmo tempo rústica da unidade. Devido à sua localização privilegiada e isolada, a casa tem generosas janelas que deixam passar uma iluminação natural abundante e uma paisagem deslumbrante, sem que isso prejudique a privacidade dos moradores.

Sala de estar

No interior, a preocupação com o contexto que a casa integra é uma constante. Utilizaram-se materiais como a madeira que reveste o piso, rasgaram-se amplas janelas que deixam a descoberto a paisagem e escolheram-se elementos decorativos que vão de encontro ao tema como é o caso da tela abstracta da sala de estar reminescente da natureza. As paredes brancas do interior realçam a presença do mobiliário de design contemporâneo com cores cálidas, assim como da frondosa e verdejante vegetação.

Divã e lareira: perto do fogo

O envidraçado dos ambientes sociais, protegidos pela vegetação circundante, proporciona uma integração plena com a paisagem natural para que dela não nos esqueçamos, ainda que saibamos que estamos resguardados. A lareira, de estilo moderno, realça a sensação de calor e aconchego do ambiente, ao passo que a imponente chaminé, revestida de ardósia, marca o carácter vernacular e o estilo rústico da residência.

Cozinha

cozinha é moderna, ampla e funcional, com destaque para os armários de madeira. A ilha com tampo em ardósia agrega a funcionalidade à sofisticação. A luz natural e a paisagem fazem da cozinha um lugar ainda mais agradável e acolhedor.

Quarto principal

A casa Nook inclui com quatro quartos, todos situados no piso superior. A decoração dos quartos dá prioridade à simplicidade e às qualidades naturais dos revestimentos. No quarto principal os destaques são a espacialidade definida pela cobertura de duas águas, o piso de madeira que traz aconchego e a cama com dossel que dá um toque de romantismo ao ambiente.

Sala de jantar

A sala de jantar é integrada na cozinha e o seu alto pé direito e integração visual com o espaço exterior através de amplas janelas de vidro temperado garantem uma atmosfera moderna e sofisticada. Além da longa mesa de jantar feita com uma estrutura metálica e um tampo de vidro pintado, as cadeiras Ant ornamentam e dão um toque de modernidade ao ambiente. A cadeira Ant foi criada pelo designer Arne Jacobsen, em 1952. As formas enviesadas e a leveza fizeram dela um ícone do design internacional por trazer elegância e funcionalidade a qualquer espaço. Ao fundo, um nicho com parede lilás, serve de zona de estar e dá aconchego ao ambiente. 

Casa de banho

A casa de banho do quarto principal destaca-se pelos acabamentos refinados em pedra de ardósia e pelo estilo elegante e sofisticado da banheira free-standing que serve também de elemento decorativo. A sua forma escultural e refinada realça a delicadeza e a sofisticação do espaço que conta ainda com um espelho amplo, um lavatório discreto e luz natural abundante. Como não podia deixar de ser.

Paisagem

A vista lateral da residência denuncia apenas o seu aspecto rústico, enquanto a vista frontal e traseira nos mostra a sua verdadeira essência: uma combinação de volumetria simples e de materiais naturais e modernos que resultam numa unidade contemporânea e interessante. 

O espaço exterior da moradia é dominado pela deslumbrante paisagem natural da região e os seus ambientes funcionais, acolhedores e cheios de luz natural fazem da casa Nook um refúgio mais do que perfeito para qualquer pessoa, mesmo para quem ainda não se deixou apaixonar pelo charme e pelos encantos do campo.

O que achou deste projecto? Ninguém fica indiferente a uma casa com esta envolvência e bom gosto. Certo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!