Conheça a Casa Eucalipto!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As casas de campo estão na moda. Claro que, para quem tem que viver na cidade, elas significam refúgio e descanso, uma forma de aproveitar os momentos com os amigos e a família, no meio da natureza e longe da agitação e do ritmo frenético da cidade. Os projectos de casas de campo tendem, de um modo geral, a fundir-se com a natureza, procurando a harmonia com a paisagem envolvente. Essa preocupação começa na escolha dos materiais. As casas de campo com estrutura em madeira aparentam maior rusticidade e naturalidade, o que favorece a sua adaptação à paisagem.

É isto que define esta casa de campo localizada em Cunha, interior de São Paulo, e projectada pelo estúdio Carmen Saraiva Arquitectura, que temos o prazer de lhe mostrar. A ideia do projecto passava por proporcionar ao proprietário e à sua família um refúgio que inspirasse o convívio com a natureza e transmitisse aconchego e tranquilidade. O projecto da decoração privilegiou um mobiliário simples e uma disposição acolhedora. Os materiais escolhidos foram materiais rústicos como a madeira, os tijolos e os pisos naturais em pedra, com tons que valorizam a sensação de calor e conforto.

Acompanhe-nos nesta visita a uma casa de campo rodeada por montanhas e por natureza estonteante. Descubra os encantos de uma paisagem bucólica e inspiradora.

Fachada em estilo colonial

fachada da residência destaca-se pela cobertura de telhas cerâmicas e pelas amplas superfícies envidraçadas do volume central que divide a casa em dois sectores. As paredes em pedra têm uma cor vibrante e os caixilhos de madeira das janelas foram pintados em branco, realçando o estilo colonial da construção, cujo projecto paisagístico procurou valorizar cada um dos detalhes da obra.

Entrada principal

entrada principal da casa faz-se a partir de uma porta de madeira branca situada num alpendre que marca a transição entre o espaço interior e exterior da residência. Desde o acesso principal com piso em tijolo cerâmico que se nota uma grande atenção aos materiais utilizados. O ponto alto são, porventura, os troncos de madeira enquanto colunas ou traves, dando um aspecto mais rústico à casa.

Estrutura em madeira

Ao entrar, torna-se ainda mais evidente a importância da madeira na estrutura da casa. Este material aparece mesclado com paredes brancas que contrastam com a sua textura e aspecto rústico. A escolha da madeira não é uma questão apenas estética. Apesar da sua maior compatibilidade estética no contexto local, a escolha de uma estrutura em madeira pode ser até 30% mais económica do que uma estrutura de pedra convencional. A sustentabilidade é outro critério decisivo na escolha dos materiais. A produção de madeira gera menos impacto e consumo de energia em relação a outros materiais como o cimento ou o aço. Para além disso, a madeira proveniente de áreas reflorestadas tem a vantagem de ser um material inesgotável na natureza. No entanto, a maior vantagem é a sua exclusividade, já que cada componente é único e não pode ser produzido em massa

Cozinha

Na cozinha predominam as superfícies brancas das paredes combinadas com o mobiliário e o tecto em madeira. A cozinha possui dois fornos a lenha que garantem um ambiente acolhedor e bucólico e uma comida com o verdadeiro sabor do campo. Hmm, tão bom. A bancada de madeira serve também como balcão. Integrada no espaço da cozinha, encontramos a sala de jantar composta por uma mesa e um conjunto de cadeiras de madeira maciça com assentos acolchoados num tecido vermelho gasto. O armário de estilo rústico complementa a decoração, reforçando o toque campestre que lhe está inerente. 

Casa de banho

A casa de banho mantém a linguagem estética das restantes divisões, com predomínio das superfícies brancas e móveis de madeira de estilo simples e rústico. O balcão é composto por um tampo em meia-lua, um lavatório e um espelho com moldura de madeira trabalhada em estilo provençal, que dá um toque clássico ao ambiente tornando-o mais elegante.

Integração com o exterior

Na parte posterior da casa, os ambientes sociais abrem-se para o vale montanhoso que circunda a região. Aproveitando a localização privilegiada, o projecto foi pensado e desenvolvido de forma a integrar os ambientes interiores na paisagem exterior. O alpendre é um dos exemplos de fusão entre os dois espaços.

Quarto

A natureza é realmente fascinante. As árvores que crescem em áreas de reflorestação podem servir para embelezar um quarto ou qualquer outra divisão à escolha. No quarto principal desta casa de campo, os troncos de árvore utilizados na estrutura e no tecto são uma presença marcante que se harmoniza com a linguagem campestre do projecto. Os móveis de madeira branca e de estilo clássico ajudam a tornar mais rica e completa a decoração do quarto, contribuindo para uma atmosfera intimista e acolhedora.

Varanda

A grande atracção de uma casa de campo é, claro está, a beleza e o encanto da paisagem natural em que esta está inserida. Neste projecto tentou-se tirar proveito da beleza natural, utilizando grandes janelas que permitem um permanente contacto com a natureza. A varanda do quarto principal debruça-se sobre uma vista deslumbrante das paisagens da região. Um espectáculo visual simplesmente magnifico.

Spa

Para além de uma paisagem natural estonteante, esta casa de campo em Cunha oferece aos moradores um espaço especial dedicado ao relaxamento e ao descanso. Uma banheira jacuzzi com luz natural abundante e com vista privilegiada para as montanhas da região permite, graças aos amplos planos de vidro transparente, tomar um banho delicioso e desfrutar do espectáculo visual.

Alpendre

O alpendre é composto por amplas aberturas que criam a sensação de completa integração no espaço exterior, embora o ambiente seja coberto e protegido. O espaço contem mobiliário feito de materiais naturais como dois sofás de estrutura de madeira e fibras naturais, mesa de centro de madeira rústica e cestos de palha natural que dão um charme especial ao ambiente. Além disto, as translúcidas cortinas de cor branca criam a atmosfera de um refrescante dossel.

Paisagem

Um dos grandes desafios dos projectos de casas de campo é conciliar e harmonizar a construção com a paisagem natural. Neste projecto, as áreas envidraçadas possibilitam a integração da casa na paisagem. Importa, ainda, mencionar que aquando da execução do projecto paisagístico houve o cuidado de se suavizar a presença da casa no espaço dominado por montanhas e vegetação. O projecto e a escolha dos materiais como a madeira, os tijolos e as telhas cerâmicas, foram essenciais para se encontrar um equilíbrio com o ambiente campestre, estabelecendo uma relação de harmonia e tranquilidade.

Piscina

O nosso espaço preferido da casa, de entre tantos recantos especiais, é a área que integra esta piscina infinita encantadora. A área ao redor da piscina, revestida a tijolo, torna a zona calorosa e, como não podia deixar de ser, rústica. A plataforma sobre a qual a piscina foi construída serve também como terraço ensolarado e ponto de referência para contemplar a paisagem natural.

Gostaria de ter uma casa de campo como refúgio para descansar e usufruir da companhia da família?

Diga lá se não ia já fazer a mala para passar o fim-de-semana no meio da mais pura natureza e com uma piscina maravilhosa à sua espera? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!