Casa de madeira no meio da natureza

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Vamos até Yeoncheon, na Coreia do Sul, conhecer esta casa em madeira com dois pisos que ocupa uma área total de 171.40 m². A madeira utilizada na construção desta casa é pré-fabricada o que reduz os custos de construção, de instalação e de mão-de-obra. Nos dias de correm, há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas sustentáveis, amigos do ambiente e pouco dispendiosas. Só vantagens. Para além disso, essa madeira pode ser, um dia, reutilizada para outros fins. 

Conheçamos, então, em pormenor este projecto criado pela mentes criativas da WOODSUN.

A simplicidade da fachada

Casas modernas por woodsun

Olhemos primeiro para o exterior da casa situada nos arredores da cidade no meio de uma paisagem acolhedora, cercada por montanhas. O edifício possui uma aparência simples e elegante e a sua suavidade transmite paz de espírito a quem o observa. Na fachada, existe um alpendre e uma cobertura revestida com telhas. Os vegetais, cultivados em frente à casa, dão aos proprietários a oportunidade de fazer refeições saudáveis. Assim, mesmo vivendo numa cidade, pode-se usufruir dos encantos da vida rural.

A decoração do corredor

Corredores e halls de entrada  por woodsun

corredor do primeiro andar segue em direcção à sala de estar e está decorado com uma parede de telas. A ideia passa por dar ao ambiente um toque exclusivo através da utilização de elementos tradicionais. Se tiver obras de arte contemporânea que possa expor, faça-o. Elas elevam a decoração. Na parede do lado direito é possível arrumar e organizar várias coisas graças a um armário embutido.

A sala do primeiro andar

Salas de estar modernas por woodsun

A atmosfera desta sala é elegante e organizada. A aposta recaiu numa mistura de texturas que mantêm o espaço discreto. O destaque vai para o tecto branco e liso cruzado por sólidas vigas em madeira. Os espaços abertos contribuem para um ambiente familiar onde a comunicação entre os membros da família é facilitada. O espaço do primeiro andar inclui a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar, todos reunidos numa única divisão construída de forma a ser funcional e a pensar numa vida familiar.

Cozinha de madeira: ideias para o interior

Salas de jantar modernas por woodsun

cozinha é maioritariamente revestida com madeira, indo de encontro à estética predominante no resto da casa. A madeira sobressai pela sua cor aconchegante, pelas suas diferentes texturas e pelo seu aspecto natural. As bancadas, com um design moderno, prolongam-se até à mesa, formando um “U”. A meio, existe uma pequena ilha que aumenta a área disponível para a preparação de alimentos. Entre os armários, vemos um revestimento em mosaicos dentro de tons cinza que condizem com o balcão em granito.

Quarto de casal com uma atmosfera confortável

Quartos modernos por woodsun

O quarto principal tem uma estética minimalista. O único móvel que nele encontramos é uma cama de casal com uma cabeceira em madeira, o mesmo material das vigas que atravessam o tecto. O quarto dispõe de apenas duas janelas, mas a entrada de luz natural é bastante generosa, distribuindo-se homogeneamente por todo o espaço. A iluminação artificial surge por via de LEDs embutidos no tecto.

Aproveitamento do espaço da escada para arrumação

Corredores e halls de entrada  por woodsun

O lanço de escadas que nos leva ao segundo andar é também construído em madeira. As escadas, acompanhadas por paredes brancas encaixam perfeitamente no espaço. Muitas vezes, em casas com mais de um andar, a zona das escadas acaba por ser um zona morta e mal aproveitada. Neste caso, como podemos ver pela imagem, os criadores decidiram fazer um aproveitamento inteligente da área disponível e criar zonas para arrumação. Porém, se não precisa de mais uma zona de arrumação em casa, então pode apenas acrescentar-lhe elementos decorativos.

Um projecto de escada personalizado

Corredores e halls de entrada  por woodsun

As escadas são construídas de forma a facilitar a nossa circulação dentro da casa. Nesta casa, as janelas colocadas estrategicamente permitem a entrada de luz natural com o objectivo de tornar o ambiente da escadaria mais luminoso e elegante. Se quiser ocupar espaços vazios da parede opte, por exemplo, por quadros com fotografias ou pinturas, tornando o espaço mais personalizado.

Uma área independente no segundo andar

Salas de estar modernas por woodsun

Numa casa construída a pensar em grandes famílias, é importante que existam áreas independentes que possam ser usadas pelas diferentes gerações. Por isso se criou no segundo andar um pequeno espaço com sala de estar e cozinha. A sala do segundo andar tem uma atmosfera diferente mais jovial e irreverente. Foi criada uma área mais ampla – e também minimalista – onde se aproveita o espaço ao máximo, optando-se, por exemplo, por suspender a televisão e o móvel sob ela.

Acabamentos pensados ao pormenor

Casas modernas por woodsun

Voltamos ao exterior da casa, desta vez às traseiras. A casa em madeira pré-fabricada encurta o período de construção e reduz assim os custos de mão-de-obra. Estes edifícios devem ser projectados de forma minuciosa para que a sua estabilidade estrutural seja assegurada e para que se crie um ambiente interior confortável. É, por isso, necessário gente especializada para levar a cabo o projecto. As casas de madeira são, pelas suas características sustentáveis e de conforto, consideradas casas de sonho. Gostaria de ter uma?

Menos é, definitivamente, mais. Deixe-nos a sua opinião sobre esta casa tão peculiar!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!