Uma casa cheia de estilo num terreno pequeno!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Este maravilhoso exemplar de arquitectura moderna – a Casa La Escondida, no México – surge-nos plena de estilo e de elegância. Projectada pela empresa de arquitectos de Monterrey, FC3 Arquitectura, a Casa La Escondida é uma vivenda construída num lote de pequenas dimensões para abrigar uma família de quatro pessoas. Como veremos, esta é uma casa com um carácter muito especial. É sofisticada, decorada com um estilo discreto no seu interior, mas ainda assim majestosa e altiva do lado de fora. 

Vamos conhecer, divisão por divisão, esta jóia da arquitectura contemporânea do México. Está preparado?

Fachada principal

Casas modernas por fc3arquitectura
fc3arquitectura

Fachada principal

fc3arquitectura

Ao entardecer, as luzes quentes da fachada derramam um brilho radiante para a rua. A fachada principal é composta por uma garagem coberta pelo segundo andar onde existe uma persiana de ripas horizontais de madeira a proteger uma pequena varanda. Junto a ela, há um nicho coberto de placas de granito flamejado iluminado por subtis luzes verticais. A entrada pedonal começa na calçada e conduz-nos a quatro largos degraus iluminados por pequenos feixes de luz que de um dos lados nascem do chão e do outro de um discreto jardim ornamental. Sobre a porta há uma pequena varanda que nos acolhe, luminosa, como um largo e brilhante sorriso para as visitas.

A parede de granito flamejado monumental separa de forma elegante o percurso pedonal da garagem e é um elemento protagonista do projecto.

A entrada

Corredores e halls de entrada  por fc3arquitectura
fc3arquitectura

Detalle de pasillo

fc3arquitectura

Ao entrar na casa, deparamo-nos com um espaço amplo com as escadas que nos levam até às áreas privadas da casa. A paleta de cores varia entre o branco e o creme dos pisos, paredes e tectos, a madeira castanha escura dos armários e o mármore com veios nas escadas e beirais das janelas. Uma entrada que é, sem dúvida, muito promissora.

A escada

Corredores e halls de entrada  por fc3arquitectura
fc3arquitectura

Detalle de escalera

fc3arquitectura

A escadaria ao lado do hall de entrada é um elemento mais estrutural do que decorativo. Apesar da sua pequena superfície, o brilho impressionante do mármore escuro, a textura, o reflexo do corrimão de vidro e a subtil conexão entre a área privada e a área social por meio de uma parede lateral transparente, fazem dela um espaço agradável e charmoso. Este lugar de transição convida-nos a permanecer por mais algum tempo, antes de se chegar ao local de destino.

Sala de estar e terraço

Depois de passar a escada, deparamo-nos com a área social, um espaço compartilhado entre a sala de estar e jantar cuja vista se abre para um pátio privado que serve de terraço e de jardim. Se considerarmos que o terreno tem um espaço limitado, a possibilidade de contar com um jardim privado e um terraço integrado na casa através de grandes janelas, é um desafio muito bem resolvido. A transparência das janelas aumenta a sensação de amplitude da área, enquanto a parede branca do pátio, rodeada por vegetação ornamental, simula ser um caminho que se estende infinitamente pelo jardim.

Cozinha

A cozinha é de estilo moderno e design industrial, muito bem adaptada à vida quotidiana de uma família tradicional mexicana. A cor preta do mobiliário tem um aspecto elegante e discreto, sem porém escurecer o lugar que beneficia da existência de bancadas e utensílios em aço inoxidável. A persiana, também em preto, traz elegância e, paradoxalmente, informalidade, a esta cozinha que é, por natureza, o coração da casa.

Jardim e terraço nas traseiras

O terraço traseiro é um pequeno espaço que está inserido no interior graças às grandes janelas que dividem as áreas. Na fronteira com a casa vizinha, um pequeno, mas composto jardim anima o lugar enchendo-o de cor. As plantas decorativas são algumas espécies típicas da zona. A pérgola de vigas horizontais de madeira dá um toque rústico ao espaço sem que nunca se perca o carácter moderno do projecto. As cores terra do piso e das paredes dão-lhe uma essência intimista fazendo com que cada esquina, cada espaço, cada centímetro desta casa seja um lugar acolhedor e encantador.

Uma vivenda perfeita para uma família de quatro, não lhe parece? Diga-nos o que achou deste artigo, comentando em baixo. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!