FabLabHouse – Uma casa sustentável!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa que tem como mote a sustentabilidade produz mais do que consome. Encontrar a nossa casa é, por vezes, uma fonte de inquietação, assim como pagá-la, ter as contas em dia e acautelar a sua manutenção. A isso junta-se a necessidade de com ela nos identificarmos, criando uma atmosfera que se coadune com a nossa personalidade. Esta é, entre outras, a vantagem da FabLabHouse, projectada pela [ADITUDE] – Architecture Durable. A sua independência energética faz esquecer as habituais contas, a vida torna-se mais leve e o impacto no planeta é consideravelmente reduzido. 

Deixe-se seduzir pela aventura que é viver de uma forma diferente, numa casa diferente e que lhe vai fazer bem a si e ao planeta.

Uma casa original à sua medida

A casa é construída a partir de blocos quadrados de cimento armado, todos idênticos e impessoais, criados como se de peças de um puzzle se tratassem, deixando espaço para a criatividade e para o objectivo de criar um edifício sustentável. Este projecto ecológico integra-se no ambiente em que se insere ao invés de criar um contraste desagradável com ele. Graças à sua disposição elevada e virada a sul é possível desfrutar de uma sombra refrescante nos dias quentes de Verão. Esta elevação permite, também, esconder habilmente o equipamento necessário para armazenar a energia produzida ecologicamente como painéis solares ou turbinas eólicas, tanques para recuperação de água da chuva, entre outros.

Madeira: uma escolha astuciosa

Os materiais leves desta construção fazem sobressair a sua forma arredondada que lhe dá um espírito jovial e divertido. A madeira é o material principal desta construção e uma escolha inteligente por ser renovável e mais isolante em relação aos materiais convencionais, permitindo uma optimização do espaço através da redução da espessura das paredes. Tendo em conta o preço do m², esta pode ser uma característica interessante. A madeira é considerada um material nobre por ser saudável: ela melhora a qualidade das habitações pois absorve naturalmente a humidade, não liberta ou produz qualquer substância nociva, nem gera electricidade estática e ácaros. 

Uma casa redonda, doce e feliz!

As madeiras e as formas arredondadas da casa proporcionam um ambiente mais aconchegante e familiar que ajuda a transmitir uma maior sensação de bem-estar. Como se pode ver na imagem acima, as formas são suaves, o espaço é acolhedor e confortável e possui uma atmosfera muito intimista. 

O embelezamento do piso com carpetes e almofadas coloridas ajuda não só a acalentar o ambiente, como também a reforçar a sensação intimista e de conforto, ideal para encontrar o tão desejado descanso ao final do dia. Impossível alguém não se sentir bem nesta casa acolhedora com agradáveis cores outonais e materiais suaves como a lã e o feltro.

Uma divisão, uma atmosfera

Continuemos a descobrir esta casa original. Na casa de banho destacam-se os padrões florais que transformam a decoração do espaço, criando um ambiente completamente novo. Este contraste entre o branco imaculado dos elementos da casa de banho e a decoração da parede em preto e tons pastel acrescentam dinamismo à divisão, ao mesmo tempo que delimitam o seu espaço. 

Tomar banho tornar-se-á num passeio verdadeiramente fantástico.

A materialização da liberdade

Uma casa ecológica liberta-nos das surpresas desagradáveis que as contas, habitualmente, nos reservam e, ao mesmo tempo, surpreende-nos pela miríade de possibilidades que a madeira traz em termos arquitectónicos. É possível jogar com as suas formas, com a construção, com a montagem e com a facilidade de a esculpir. A leveza do material é o seu ponto forte pois permite criar peças e volumes completamente atípicos. Além disso, permite a criação de estruturas facilmente dimensionáveis, sendo fácil adicionar uma extensão do espaço, um novo chão ou um mezanino. A sua casa é, tal como um jogo de legos, facilmente modificável a partir infinitas soluções. 

Sente-se tentado por esta experiência única e original?

É, sem dúvida, uma casa muito original! O que pensa do estilo de vida que abraça opções sustentáveis? Imaginava-se a viver assim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!