7 dicas para criar o closet perfeito

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando falamos em closet o universo feminino saltita de felicidade! Sim gostamos! Sim desejamos! Sim é como um mundo! Sim sonhamos! Sim é como uma montra de uma loja! E como sabemos que as nossas queridas leitoras gostam sempre de ver, tirar ideias ou inspirações deste pequeno cantinho, trouxemos neste artigo sete maravilhosas dicas para criar um closet perfeito, ficaram animadas com a nossa boa notícia? 

O closet é daqueles espaços de casa preferidos das mulheres, não há como negar. É la que queremos ver todo o nosso vestuário, acessórios e sapatos, arrumados, de forma organizada, bonita e bem atrativa. Na hora de escolher a peça de roupa que se quer usar, será sem dúvida mais fácil se tudo estiver no seu devido lugar, por isso é importante categorizar e dividir as peças por secções, roupas, cores e estações. No final, é só devolver a peça aos seus lugares depois do uso e de ser lavada. 

Se já tem o seu closet mas acha que ainda não está como o tal das revistas ou se não tem mas pretende criar um, então leia com atenção as nossas dicas, que farão do seu closet o lugar perfeito!

Venha daí e inspire-se…

1. Escolha o espaço no quarto

Quarto  por homify
homify

Guarda Roupa Beluno porta de abrir

homify

Ter o tal closet ou grande armário é sem dúvida uma questão de espaço, nomeadamente se a nossa casa não tem o tal cantinho específico para o ter. Contudo, é possível arranjar espaço dentro do quarto para o ter, é claro que quanto maior for o quarto mais terá hipótese de ter esta divisão maior, mas o que interessa aqui é tê-lo e rentabilizá-lo ao máximo, independentemente do tamanho. 

Depois de encontrarem o melhor lugar dentro do quarto, seja frente à cama ou nas laterais, chega a hora de tirar todas as medidas, de uma ponta à outra, de cima à baixo, para aproveitar qualquer centímetro, que fará diferença, mesmo que seja um canto bicudo. Se achar que tiver jeito, pode perfeitamente ir à procura de prateleiras, estantes e montar toda esta estrutura, dentro daquela área destinada. Caso contrário pode muito bem, contratar um carpinteiro, que se ocupará de todo este projeto e fará um trabalho sobre medida, como disponibilizar os móveis e conforme a sua necessidade. 

Com o closet no quarto, o espaço fica mais organizado e com uma decoração irrepreensível. 

2. Escolha o estilo e a paleta cromática

Quarto  por Livarea
Livarea

Novamobili Kleiderschrank Intono einfach in der Wusnchfarbe streichen

Livarea

Agora que já definiram o espaço que querem ocupar dentro do vosso quarto, é necessário escolher a cor e o estilo do seu futuro closet. O nosso conselho é manterem uma coerência entre o quarto, se o vosso quarto é moderno, então o vosso closet seguirá esta tendência, por uma questão de harmonia e para terem um espaço atrativo e bonito. A cor esta também segue o mood, tem de se enquadrar dentro da paleta cromática escolhida para decorar o vosso quarto. Se optar por deixar o seu closet aberto (sem portas) talvez seja mais sensato escolher um closet de tom neutro, já que as cores das roupas irão estar à vista e poderá criar um certo desequilíbro visual e tudo ficar um pouco perdido e confuso no meio de tantas cores. 

Agora resta-lhe escolher e mãos à obra, sim?

3. Escolha Espelho

Suite do Casal_Closet: Closets modernos por Traço Magenta - Design de Interiores

Se falamos em roupa e vestir, há um elemento por lá que não pode faltar mesmo, sabe qual é, certo? É isso mesmo – o espelho. Imprescindível para darmos uma espreitadela e confirmar se estamos ok para seguir caminho. Não basta baixar a cabeça e ver se aqueles sapatos combinam com o resto de vestuário, precisamos de ver o todo, é uma forma de nos sentirmos mais seguros, é que há sempre aqueles dias em que não se acerta, não é? O espelho no closet confere ainda a especificidade ao cantinho, traz-lhe aquele lado bem decorativo, além de projetar a luz e criar amplitude. É o item principal, que tem mesmo de apostar!

4. Escolha arrumações e prateleiras

Não podemos falar em closet ou noutro tipo de armário, se estes não forem apetrechados por prateleiras e de outras arrumações, são fundamentais, para tirarmos o melhor partido destes.

Assim que temos o nosso closet montado é importante definirmos a prateleira para cada item ou categoria (tipo, cor, estações… ), é a base da organização. Um espaço arrumado é um espaço que nos atrai, tal como este da Pura!Arquitetura.

5. Escolha e iluminação

Showroom LOVE CERAMIC TILES Lisboa 2013: Quartos modernos por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

Showroom LOVE CERAMIC TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

A luz num closet não pode faltar mesmo por duas grandes razões, pelo lado estético, a iluminação ajuda e valoriza aquela zona, como também para procurar a tal peça sem ter de enfiar a cabeça no escuro, destacando assim os elementos. Mas também porque a luz protege a roupa, da humidade e da ação dos fungos, claro associada a um ambiente arejado, nomeadamente se estiver numa zona de luz natural. A luminosidade no closet oferece elegância e aconchego, como o ambiente fica mais requintado. Se não for possível projetar um closet perto da luz natural, então não se esqueçam de colocar uma luz difusa, capaz de alcançar todo o ambiente e os respetivos elementos, vinda de um candeeiro de teto. Pode ainda, colocar lâmpadas LED, em espaços internos, como em gavetas ou nichos e luminárias revestidas de vidro fosco. De forma a que a luz reflete em todos os cantos do closet. Tem ainda a opção dos spots para uma iluminação pontual ou para destacar apenas algum ponto particular. 

E com tudo isto, podemos dar luz ao nosso closet, para ficar bem chique!

6. Não esqueça os acessórios

Um closet precisa de ser apetrechado com umas quantas decorações, nomeadamente se este espaço estiver em aberto. Há uns acessórios bastante giros que pode colocar por lá, para lhe dar aquele ar de revista que tanto vemos por aqui na homify e são tão acessíveis e fáceis de colocarem! 

Opte por colocar umas quantas caixas, não aquelas diretamente dos sapatos comprados, a menos que as forre com um bonito papel autocolante. Dentro das caixas pode arrumar os sapatos, bijutarias ou um artigo pessoal e que queira preservar. Um puff também dá aquele cenário tchanan, ao estilo do filme americano 'O sexo e a cidade', pois o closet da atriz Sarah Parker é sempre aquele closet de referência, não é verdade! Flores naturais ou artificiais, criam aquele ar fresco e cheio de vida. Um tapete, para o lado estético e glamouroso, mas também para o tal conforto, para quando andamos descalças a vestirmo-nos…  

Inspiradas e a projetar…  

7. Gavetas funcionais

O nosso closet tem de ser rentabilizado ao máximo, tirarmos partido de todas as arrumações da melhor maneira, sem atulhar todos os elementos, de forma confusa e nada atrativa, pois o principal objetivo do closet é mantermos tudo clean o mais possível. Por isso, os próprios closets hoje em dia, já estão 'preparados' para uma melhor organização, como gavetas funcionais e práticas para arrumar. Dividias em várias partes, de forma a separar cada item. Caso o seu closet não dispõe destas divisórias, é possível encontrar no mercado artigos que recriem esta organização. É uma maneira de otimizarmos as arrumações e de tornar ao máximo as nossas gavetas funcionais. 

E assim as nossas roupas parecem ter ganho outro luxo!

O seu sonho é ter um closet? Gostou das nossas dicas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!