Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

homify 360º: uma residência de férias em Vilamoura

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

É quase Inverno, mas vamos sempre a tempo de dar um salto até Vilamoura para visitarmos uma residência privada de férias. A casa divide-se em duas áreas principais. O piso inferior reúne, na mesma assoalhada, a sala de estar, de jantar e a cozinha. Trata-se, portanto, de uma zona aberta que apela ao convívio e à vida familiar. Ao subir as escadas deparamo-nos com a zona de lazer que integra duas suítes e um quarto duplo, ideal para irmãos ou para receber hóspedes. 

A decoração é marcadamente contemporânea. Nela destacam-se peças exuberantes e coloridas que definem a personalidade dos espaços e a identidade de quem os habita.

Os interiores que vamos esmiuçar ficaram ao cargo do atelier lisboeta Leonor Moreira Romba – Arquitecturas. Curioso para os conhecer ao pormenor? Então, acompanhe-nos neste homify 360º e não deixe de retirar ideias para a sua casa.

Primeiro, a sala de estar

Comecemos pela sala de estar. As cores base são o branco, nas paredes, e o cinza claro, no chão. Também os móveis principais são em tons claros. Sobre este fundo, sobressaem apontamentos de tonalidades exuberantes, sendo o principal destaque a tela comprida com uma pintura abstracta que ocupa uma grande porção da parede por detrás do sofá. A escolha dos tecidos que revestem as almofadas terá sido inspirada nesta tela. O dourado, o prateado e as letras coloridas assim nos deixam a saber. Estamos, sem dúvida, perante uma estética um tanto ou quanto impetuosa que celebra a vida e a boa disposição não fosse esta uma casa algarvia. 

Espaços abertos, comunicação fluida!

Nesta imagem, percebemos melhor a configuração do piso inferior. Trata-se de uma área aberta, uma opção arquitectónica muito presente na arquitectura moderna virada para famílias que procuram fluidez entre divisões que permitam uma comunicação permanente. A demarcar o fim da sala de estar o início da cozinha aparece um balcão ladeado por bancos altos e modernos com apoio metálico para os pés. Os móveis da cozinha seguem a lógica do restante espaço. As superfícies brancas e lisas são sofisticadas e funcionais.

Uma zona de refeições elegante

Na zona de refeições, tanto a mesa como as cadeiras se apoiam só num pé. O formato oval da mesa é entusiasmante do ponto de vista decorativo pela sua originalidade e por representar uma quebra em relação às outras peças desta sala. As superfície brancas, lisas e brilhantes, reflectem a luz propiciada por um candeeiro de lustre suspenso sobre a mesa modernizado com a aplicação de uma espécie de abajur em acrílico – um DIY que pode experimentar aí por casa. Ao lado, não podia faltar o aparador, um móvel de elegância intemporal que compõe o conjunto e dá significado a uma parede que não ficaria bem vazia. A ligar todos os elementos existe um tapete preto sobre a mesa que contrasta com a brancura intocada deste recanto.

Um quarto celestial

Chegamos ao primeiro quarto – para casal – que nos prende de imediato a atenção pela atmosfera serena conseguida pela paleta cromática neutra e pela forma como a luz dos candeeiros e das velas se difunde pelo espaço. Repare que por detrás da cabeceira da cama existe como que uma segunda cabeceira espelhada e tripartida que cria uma ilusão de óptica agradável, dando uma percepção de maior amplitude ao quarto. Um truque que pode aplicar aí por casa. De um dos lados, a tela com uma fotografia de seixos alude ao espírito marítimo da zona onde esta moradia se insere. 

Pink matter

Continuemos a visita guiada passando por mais um quarto. Desta feita, a primeira característica que se destaca é o vibrante cor-de-rosa no tapete, nas almofadas e no padrão florido – e colorido – dos abajures. Este quarto tem uma linguagem mais jovial em relação ao anterior. Imaginamo-lo entregue a uma jovem enérgica e de bem com a vida. Se, também você, gosta de cores fortes, inspire-se nesta sugestão e use-as moderadamente. Veja como elas surgem apenas em detalhes sobre um fundo mais sóbrio. Tudo com peso e medida. Destaque-se, ainda, a cadeira de design aos pés da cama, uma peça útil que pode servir vários propósitos e substituir a tradicional poltrona ou chaise-longue.

Para dois

O terceiro e último quarto deste projecto distingue-se pela existência de duas camas em vez de uma. Também aqui as notas em rosa sobressaem em relação ao preto, cinza e branco do fundo. O painel decorativo sob o comprido e as luzes existentes a meio de ambas as camas equilibram o conjunto. Os mochos pretos lacados aos pés da cama condizem com a cabeceira da mesma cor. No tecto, a iluminação assume a forma de quatro globos prateados que nos fazem lembrar as bolas de discoteca.

Casa-de-banho em tons pérola

A área de duche nesta casa de banho está revestida em mosaicos pérola que criam reflexos elegantes e ostentosos. Há vários pormenores que revelam atenção ao detalhe como as toalhas cuidadosamente enroladas, os lírios de água e as bandejas que suportam os produtos de cosmética. Os amplos espelhos e o envidraçado do duche criam reflexos e ampliam este espaço onde não entra nenhuma luz natural.

Uma casa de banho pequena, mas nem tanto!

A casa de banho da segunda suíte também aparece revestida a pequenos mosaicos, desta vez em tons acastanhados. O espelho sobre o lavatório prolonga-se até ao tecto e aparece dividido por uma lâmpada horizontal que se encontra com a linha superior das portas do duche. Este jogo geométrico, de luz e de reflexos, cria uma sensação de prolongamento nesta casa de banho exígua.

Almoçamos na rua?

A visita a esta casa tinha que acabar ao ar livre com uma imagem muito convidativa de uma colorida zona de refeições com bancos cheios de almofadas e uma mesa recheada de coisas boas. Com a piscina aos pés, o mar por perto e as plantas exóticas como paisagem, esta varanda só podia ser decorada com as cores garridas que tão bem dizem com o Verão. De um lado da mesa existem várias cadeiras e do outro um banco/sofá sob o comprido onde cabe sempre mais um. E aqui entre nós, já ia um daqueles canapés! 

Qual das divisões mais gostou? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários por baixo deste artigo.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!