7 dicas para escolher o estofado correto do sofá!

Rafaela Maia Rafaela Maia
62m2 de muito conforto, Nara Cunha Arquitetura e Interiores Nara Cunha Arquitetura e Interiores Salas de estar modernas
Loading admin actions …

sofá é a grande estrela da sala, nele passamos agradáveis e confortáveis momentos, assistindo TV, batendo papo com amigos ou simplesmente relaxando depois de um dia cansativo de trabalho. Ele é um dos móveis mais importantes e indispensáveis na sala, que além de decorar, é um artigo que deve gerar muito conforto e bem estar no ambiente.

O sofá é a peça-chave que muitas vezes determina a decoração do ambiente, conduzindo a decoração e ajudando a definir a escolha do restante mobiliário. Normalmente, este é um dos primeiros artigos serem escolhidos para decoração da sala de estar.  

Para garantir uma boa escolha do sofá, deverão ser tidos em conta alguns aspectos importantes como a dimensão, função e durabilidade e o tipo de material. É necessário analisar os variados tipos de sofás disponíveis no mercado e avaliar qual o que melhor responde às exigências da função que vai desempenhar no ambiente. Pense na relação custo/benefício do produto que você está comprando. Depois disso, defina a cor e estilo da peça para este item brilhar na sua decoração.

Neste livro de ideias, você vai acompanhar, algumas dicas dicas para escolher o sofá perfeito para a sua sala de estar. Confira!

Escolhendo o sofá de acordo com sua necessidade

Pudding Sofa Loaf Salas de estar modernas Sofás e divãs

Para escolher o modelo perfeito e se adapta ao seu ambiente, antes de tudo, deve-se pensar na utilidade. Por exemplo, sofás que serão utilizados em salas para assistir televisão precisam ser superconfortáveis. Modelos reclináveis ou com chaise longue, que possibilitam deitar o corpo de frente para a TV, também têm tudo a ver com essa proposta. Já modelos com design mais reto e espuma mais densa são ideais para ambientar salas de estar e fazer uma decoração, pensando mais no visual, do que nos conforto propriamente dito. Modelos vintage, combinam muito bem com apartamentos pequenos. O sofá em “L” é ideal para ambientes grandes e que precisam acomodar maior número de pessoas.

Pensando na durabilidade, deve-se pensar em optar por sofás com tecidos densos, firmes.Tenha em mente que a resistência de um tecido não é dada pelo seu peso nem pela sua espessura, mas sim pela trama dos fios. Tecidos mais firmes, com tramas fechadas, tem a tendência em ser mais duráveis. Já os tecidos com substancias sintéticas, tendem a ser mais fáceis de cuidar, pode -se limpar facilmente. Há diversos modelos para todos os gostos. Para escolher um bom sofá, lembre-se de avaliar se o tecido tem bons tratamentos anti-sol e anti-manchas. Opte ainda por sofás com capas removíveis, que poderá trocar, e lavar na máquina.

Conhecendo seu ambiente

Antes de escolher o  sofá ideal para a sua sala de estar, conheça bem o ambiente que vai receber o móvel e o uso que você fará do sofá: para escolher o modelo ideal de sofá, você precisa pensar bem em qual uso você dará para esse móvel. Pense nisso e avalie os pré-requisitos necessários. Pergunte-se coisas como: quer um sofá pequeno, médio ou grande? Com ou sem sofá-cama? Com ou sem estrutura à vista? De que cor? De tecido ou de pele? Com ou sem padrão? Tem crianças em casa? Vai ser um sofá formal ou informal? Terá uso intenso ou pouco uso?

Gosto, cada um tem o seu, porém, cabem algumas dicas para que o sofá não se torne um intruso em pouco tempo. Sofás retos e lisos se encaixam muito bem em qualquer ambiente. Sofás com detalhes mais finos dão a impressão de um ambiente “menos cheio”, enquanto sofás que vão até o chão dão um ar mais “pesado” para o ambiente.

Esta sala de estar é um ambiente projetado por Nara Cunha Arquitetura de Interiores.

Suede

Um dos modelos mais desejados e aconchegantes para sofás, são os de suede. Comumente utilizado em decoração, é um tecido sintético de poliéster de acabamento similar a camurça. Resistência e durabilidade estão entre suas principais características. Este tipo de material, é um tipo de tecido bastante resistente, macio ao toque, e cai bem em vários estilo de decoração. São extremamente fáceis de limpar, já que não possuem tramas aparentes. Existem uma infinidade de cores e estilo para sofás com este material. Este modelo, assinado por Sun House Móveis e Decorações, se adapta em uma linda sala de estar de estilo clássico ou moderno.

Tramas sintéticas

O tecido sintético, em geral, apresenta uma resistência ótima, além de extrema facilidade de limpeza. Eles são naturalmente impermeáveis e indicados para pessoas alérgicas e com animais domésticos. Os modelos ideais feitos com este material, são os de chaise longue, ou modelo em L que são espaços e perfeitos para compor a decoração de uma sala de estar ou de uma sala multimídia. Permitindo, relaxar, assistir um filme ou tirar uma soneca. 

Couro envelhecido

Os sofás de couro, sempre foram utilizados na decoração de ambientes. O couro natural possui durabilidade, e tem como grande vantagem a maciez e o toque, e o fato de adaptar a qualquer ambiente e temperatura, não esquentando no verão e nem esfriando no inverno.  Eles são totalmente à prova do tempo, e podem ocupar um lugar de destaque em uma sala com um ar moderno ou de estilo rústico.

Vinil

O vinil, ou policloreto de vinil, é um tipo de plástico conhecido popularmente também como PVC, que provém do nome em inglês do material, Poyvinyl Chloride. O material é feito em partes de cloro e eteno, um derivado de petróleo. Conhecido como a matéria-prima dos discos antigos, o vinil também pode aparecer na decoração de sofás. Os estofados revestidos em vinil possuem diversas vantagens, como a fácil higienização, a impermeabilidade, a durabilidade e a vasta gama de possibilidades de cores e estampas. Porém, muitos buscam no material o visual retrô, proporcionado por seu brilho. Para uma decoração com um visual mais ousado e irreverente, os sofás de vinil são perfeitos. Esta poltrona em vinil amarelo, compõe uma decoração colorida e moderna de uma casa de praia em Pernambuco, PE, assinada por Célia Beatriz Arquitetura.

Camurça

Os sofás de camurça é um dos modelos mais delicados do mercado, são macios e sofisticados e possuem uma textura maleável e extremamente confortável. Um sofá de camurça em sua sala é chamativo e dá um ar luxuoso ao ambiente. As propriedades maleáveis e flexíveis da camurça sujam e mancham facilmente. É preciso ter muito cuidado em sua manutenção. Este modelo de sofá é desenvolvido pela Indústria de móveis AGO Ltda.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista