Habitação unifamiliar em Lisboa

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Normalmente quem opta por viver nas grandes cidades acaba por abdicar do conforto de viver num habitação unifamiliar com o seu próprio espaço exterior para respirar e relaxar. Hoje decidimos apresentar-lhe um projeto que contraria esta tendência, demonstrando-lhe como é possível ter o melhor dos dois mundos. 

O atelier responsável pela o obra foi fundado em 2003 e tem desenvolvido projetos de habitação, hotelaria e ainda, numa vertente mais ligada ao planeamento urbano, espaços públicos. A filosofia projetual do atelier EXTRASTUDIO caracteriza-se por uma compreensão profunda de cada lugar garantindo uma adaptação única a cada contexto. Venha connosco e conheça uma das intervenções mais interessantes desta equipa.

Contexto

Casa na Ajuda: Casas mediterrânicas por EXTRASTUDIO
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO

Situada na zona ocidental da capital portuguesa, a casa é marcada pelas condicionantes da sua envolvente que acabaram por fundamentar grande parte do trabalho desenvolvido pela equipa de arquitectos. O lote intervencionado integra-se no bairro económico do Alto da Ajuda desenhado nos anos quarenta pelo arquitecto Paulino Montez, apresentando uma série de restrições que pretendem garantir a homogeneidade morfológica e tipológica do local.

Intervenção

Casa na Ajuda: Casas mediterrânicas por EXTRASTUDIO
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO

Dadas as condicionantes do local, grande parte da intervenção foi marcada pela necessidade de conciliar as restrições impostas com um novo programa habitacional. Desta forma, a moradia existente no lote foi demolida dando origem a uma nova casa que procurou, acima de tudo, otimizar o funcionamento dos espaços devido à reduzida dimensão permitida pela legislação a nível de construção do local.

A habitação caracteriza-se por três gestos fundamentais: a criação de um piso em cave, a organização do piso térreo que funciona em planta aberta em volta de um núcleo central e um primeiro piso que se adapta às inclinações provenientes da cobertura.

Funcionalidade

Casa na Ajuda: Corredores e halls de entrada  por EXTRASTUDIO
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO

A nível funcional o projeto segue um esquema muito simples que se organiza ao longo de dois pisos superiores e um terceiro em cave. O piso térreo funciona em planta aberta integrando um pequeno núcleo central capaz de diferenciar a zona de refeição do espaço de convívio acomodando as instalações inerentes à cozinha, uma pequena casa de banho de apoio, espaço de arrumos e ainda o vão de escadas que garante a circulação vertical entre os diferentes pisos. O segundo piso é dedicado às funções que pressupõem um maior grau de intimidade conformando três quartos e duas casas de banho. O piso subterrâneo integra um estúdio capaz de servir uma grande multiplicidade de valências.

Optimização

Casa na Ajuda: Janelas   por EXTRASTUDIO
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO

Para optimizar o comportamento espacial da casa foram criadas diferentes sistemas que facilitam o aproveitamento das diferentes divisões. Foram desenhadas portadas que deslizam para dentro das paredes, tornando-se invisíveis. 

Iluminação

Casa na Ajuda: Casas mediterrânicas por EXTRASTUDIO
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO

As janelas que pontuam as fachadas da habitação assumem diferentes formas e dimensões consoante as exigências da divisão que acompanham. Enquanto o piso térreo apresenta grandes vãos que se abrem corajosamente ao exterior, no primeiro piso o desenho de vãos é bastante mais controlado conferindo maior privacidade a estas divisões. Para iluminar o estúdio integrado no piso subterrâneo foi criada uma janela hidráulica recortada no jardim que garante a entrada de luz natural e a ventilação deste espaço.

Interiores

Casa na Ajuda: Salas de estar mediterrânicas por EXTRASTUDIO
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO

A simplicidade dos interiores é acompanhada por uma escolha de materiais cuidada que os torna mais confortáveis. O branco minimalista das paredes é quebrado pela introdução de pavimentos em madeira que transforma a atmosfera dos espaços em divisões calorosas apropriadas ao ambiente familiar.

Jardim

Casa na Ajuda: Jardins mediterrânicos por EXTRASTUDIO
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO

O jardim, negligenciado na habitação anterior, foi transformado num elemento fundamental desta obra. As plantas, arbusto e árvores foram criteriosamente escolhidas de forma a complementar a arquitetura dos novos espaços.

De condicionantes a qualidades

Casa na Ajuda: Casas mediterrânicas por EXTRASTUDIO
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO

O mais interessante deste projeto é, sem dúvida, a forma como as condicionantes do local foram ultrapassadas num resultado único. O trabalho dos arquitetos transformou as diferentes dificuldades em pontos fortes, recorrendo a soluções espaciais inteligentes que otimizam o funcionamento dos espaços. A clareza e simplicidade desta intervenção só pode ser conseguida através de um trabalho de sintetização e depuração extremamente exigente.  

Conte-nos a sua opinião. Também era uma casa destas que queria para si?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!