As últimas tendências de têxteis

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Se até hoje era daquelas pessoas que não dava importância aos têxteis, então depois de lerem o artigo que trouxemos para si… irá passar a dar todo o valor que tanto merece! E porquê? Pois de facto, os tecidos revestem e decoram todo o nosso lar, são mais que fulcrais, podemos um pouco compará-los a nós com as roupas que vestimos, também elas fazem toda a diferença nos nossos looks

Seja ciente que a decoração em casa deve-se em parte ao uso dos têxteis, estes elementos tornam os ambientes com outro ar, mais acolhedor, transmitindo uma imagem de relaxamento e de conforto, é claro que o visual conta, inspira e cativa-nos. Quando falamos em têxteis falamos nas almofadas, nos tapetes, nas cortinas, nos cobertores e lençóis, são muitos os itens, nomeadamente se tivermos em conta que muitos deles são repetidos em várias divisões da nossa casa.   

E como para o nosso lar precisamos sempre de inovar e renovar, para darmos uma lufada de ar fresco e de renovação, então alteramos alguns artigos ou peças. Como seria demasiado dispendioso e absurdo mudarmos os móveis, mudamos o que é mais fácil, prático e barato – os têxteis. Estes também seguem as modas e o nosso mood hoje é este.. Que espreitar? É que o nosso artigo segue as últimas tendências, que dizem respeito ao nosso querido lar! 

O caminho é por aqui…  

Mistura

OUTONO E INVERNO: Sala de estar  por Entre Led e Design
Entre Led e Design

OUTONO E INVERNO

Entre Led e Design

Toda a decoração faz parte de uma paleta de cores, um casamento que deve ser feliz. Só lhe a cabe a si e com quem partilha a casa de decidir as cores que quererá ver no ambiente da sua casa. A partir do momento em que são definidas as cores tudo será mais fácil, pois só se irá focar nessas e todos os outros elementos que não correspondem a paleta cromática escolhida ficarão de fora. 

Quando falamos em mistura não falamos num arco-íris, nem tal pretendemos, tornaria a decoração da casa demasiada confusa e sem jeito. Porém, pode optar por dois ou três tons, associados a uma tonalidade neutra. Pode optar por associar cores separadas de têxteis ou por decidir artigos que já têm esta mistura definida, como este fantástico tapete que aqui vemos. Mas tudo será uma questão de gostos, de estilos e de tamanho da superfície.

Go go… padrões geométricos!

É isso o nosso caminho é este… é o de casa… da SUA casa! uma almofada que procura um caminho e um novo lar… A sua origem é portuguesa, da marca Pura Cal. Acha que é o próximo dono?

Certo é que os padrões geométricos conquistam-nos e ficam tão bem dentro de uma decoração, têm a particularidade de criar ilusões visuais. É claro que quem apostar num têxtil com padrão geométrico sabe que aquele artigo chamará mais a atenção que um padrão liso, é muito mais chamativo. Por isso, é necessário ter alguns cuidados e não caírem no exagero ou para o ambiente não parecer caótico. Apostem em padrões geométricos quando pretender dar destaque a um lugar ou decorá-lo com mais energia, mas é importante combiná-lo com outras cores, como uma cor usada no padrão ou um apontamento liso, cria assim, um visual mais interessante. 

É uma bela forma de passar dos estudos da matemática para a decoração da nossa casa. Agora resta-lhe escolher em quer cor e que forma geométrica quererá o seu têxtil…

Color blocking – cores fortes

E quando os termos da passarela passam para os têxteis da nossa casa… Ao fim ao cabo está tudo interligado, falemos em tendências e modas que acabam por estar bastante juntas nos critérios de cores, texturas e padrões. Por isso, trouxemos hoje o termo  - color blocking – este é um estilo, em que se usa cores fortes e brilhantes, poderá ser em dois ou mais tons, mas só funciona se o tecido for liso e complementar. Confere um ambiente simples, mas bastante elegante, é dar aquela cor e boa energia que precisamos dentro do nosso lar. As cores têm influência nos nossos comportamentos, por isso é bom apostar em apontamentos ou acessórios com cores vibrantes dentro da nossa casa,  sentir-nos-emos com aquela boa energia e aquela vida!

Toca a apostar no Color blocking!

Padrões com animais

Gosta de arriscar? Ser original? Ou tem algum carinho especial por animais? Então a solução pode passar por decorar a sua casa, com têxteis com padrões de animais. Pode ser com o retrato dos mesmos, tal como vemos na imagem ou com a imitação das peles, funciona bastante bem em tapetes, por exemplo. Nos quartos das crianças, ficam bem os têxteis com desenhos de animais, de forma mais ilustrativa e discreta, fazem sem dúvida as delícias dos mais pequenos, já que adoram os animais.

Esta decoração com padrões de animais é atemporal, pois nunca passa de moda. É um estilo de decoração clássico, mas que mesmo assim ao longo dos últimos anos tem se tornado cada vez mais popular.

Textura nos têxteis

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Casa  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

Nem todos os têxteis têm o mesmo toque, o mesmo brilho ou a mesma suavidade, pois cada é um é feito de um material e tem uma textura diferente, diferenciado-os de uns e de outros. Não são apenas as cores ou os padrões que nos fazem eleger este ou aquele acessório, é sem dúvida alguma a sua textura, que nos conquista também. Se é de algodão, de veludo, de pele, de lã, de seda, de linho, de lantejoulas ou se é sintético, enfim são vários os tecidos, que lhe poderá causar alguma questão e incerteza. Escolha o tecido que confere uma maior delicadeza ao ambiente e que seja dentro do estilo da decoração. Pode ousar e usar vários tipos de texturas, quer em almofadas, no tapete ou nas cortinas… no fim tudo se funde e encontra, se mantiverem a coerência das cores e padrões. As texturas trazem o requinte final… arrisque e aposte em diferentes, o algodão casa-se com todos eles, por exemplo! 

Difusa e quente

E porque o ambiente da nossa casa tem transmitir calor e aconchego, precisamos de apostar em têxteis que tenham cores difusas e quentes, que refletem pela casa adentro, trazendo aquele sentimento de bem-estar. O branco é cor que vai refletir toda a luz e é uma cor perfeita para misturarem com outros têxteis coloridos, de cores quentes como o vermelho, amarelo ou o laranja. 

Os tecidos têm uma grande responsabilidade no ambiente e na decoração do nosso lar, têm de ser cautelosos na hora de os escolher. Se tiver dúvidas ou incertezas, veja se é possível terem uma amostra e façam os testes, assim será mais fácil para projetar e imaginar. 

Vai pôr em prática algumas destas tendências de têxteis na sua decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!