A casa ideal por um profissional português

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Tiago Patrício Rodrigues participou no ano de 2012 na feira Intercasa. A Intercasa é já considerada um dos maiores eventos/exposições nacionais anuais, em que as novidades de marcas premium da industria nacional a nível de mobiliário, decoração e design estão presentes.

No projecto Casa Ideal que decorreu na feira nesse mesmo ano, Tiago fez parte.  As regras consistiam em o profissional ser nacional, tal como todos os produtos que usasse. Direccionada para um público urbano mas consciente e sempre atento à natureza, A Casa Ideal era para um publico muito contemporâneo.

O artigo começará por apresentar a arquitectura e o espaço exterior e de seguida passaremos aos interiores, onde cores fortes e cheiros parecem pairar no ar.

O conceito

O aspecto exterior da casa ideal na feira de exposições é como a foto mostra. Uma arquitectura simples de um só piso e de boas áreas. Mais que uma criação estética, é um projecto contemporâneo e é sobretudo uma reflexão sobre os valores e as causas do nosso tempo. Nos dias que correm, em que procuramos novos valores e ideais, assistimos também a uma transformação cada vez mais evidente na relação do homem com o mundo natural. A Natureza e tudo o que representa assume para o homem contemporâneo um protagonismo diferente. Uma nova consciência onde materiais, conforto e design se interligam e se complementam numa atitude cada vez mais sustentável.  

Zonas verdes

Do lado de fora entre as totais paredes brancas e alguns gradeamentos pretos, zonas de natureza florescem e valorizam a relação que se quer chegada entre o homem e a natureza.

O hall de entrada

O hall, é ponto de entrada e de saída de qualquer casa. Nesta, a característica principal debate-se no cruzamento intercultural entre dois países – Portugal e Brasil – assinalando o ano do Brasil em Portugal. Na Casa Ideal é o hall de entrada é além de um espaço de passagem, também uma espécie de montra onde estão presentes objectos que lembram as múltiplas viagens realizadas ao longo dos séculos entre os 2 países. 

Parece-se com um porão de um navio, onde malas de viagens, objectos, espécies e saberes se cruzam e habitam o espaço. É desde a entrada que as cores fortes e os cheiros parecem desenvolver-se.

A sala de estar

A sala é um espaço de estar e de vivências e a da Casa Ideal é uma interpretação contemporânea das fortes referências aos 5 Séculos de permutas culturais entre Portugal e Brasil. As cores mantêm-se com uma carpete verde com estampado floral. A zona de sofás é composta por poltronas e um sofá principal. As mesas de apoio diferem em estilo, sendo ambas em madeira, umas de  estilo mais rústico e outra mais contemporâneo.

Uma história

O intercâmbio entre culturas, reflecte-se através do cruzamento de peças que retratam épocas, materiais, formas, texturas e cores. Nas 3 áreas funcionais esta premissa mantém-se! As escolhas de materiais provenientes de ambos os países, conjugam-se num ambiente que se pretende marcadamente ecléctico e pluricultural, que respira uma certa rusticidade “colonial”, apelando fortemente a um sentido de espaço vivenciado, quente e sedutor.

A sala de jantar

zona de refeições é composta por uma mesa de madeira com respectivas cadeiras de estilo colonial. Diferentes modelos mas todas elas em madeira e de assento forrado no mesmo tecido florido.

O conjunto de candeeiros de abajurs em vidros de diferentes e variados tamanhos e dimensões foram colocados de forma central e além de iluminarem decoram fortemente o ambiente.

A zona da televisão quer-se cada vez mais reduzida, tal como o tamanho da tv. Dá-se (e deve dar-se) mais valor a espaços sociais, como a sala de estar ou a zona de refeições onde as pessoas possam socializar e pôr a conversa em dia.

Esta zona é portanto num espaço reduzido e é composta apenas dor dois sofás individuais e um móvel de televisão, parecendo aparentemente uma zona tranquila e bastante serena.

Pormenores

Nesta composição os detalhes foram reunidos e percebemos melhor como o espaço da sala de jantar se apresenta. Também um piano e um banco forrado do mesmo tecido das cadeiras apoia este majestoso instrumento. 

O móvel de televisão de madeira bastante raiada e tampo branco é decorado com dois candeeiros de mesa e jarras decorativas num verde claro bem aberto.

Que achou? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!