Uma casa diferente de todas!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

É na charmosa cidade de Mérida, Yucatan no México que encontramos a maravilha habitação de hoje. Esta precisamente localizada no Country Club e chama-se Casa Pátio, que procura um estilo de vida sereno e que aproveita as condições do sitio e é capaz de responder positivamente ao clima do local.

Esta jóia arquitectónica é obra do atelier de arquitectura Studio 360, tendo sido os mesmo os responsáveis pelo desenho projectual. A construção foi executada por os construtores Básico Construtora e o desenho estrutural ficou a cargo de RPG Diseño Estructural

Acompanhe-nos e fiquei a conhecer esta maravilhosa casa!

Fachada que chama a atenção

A Casa Pátio localiza-se numa esquina curva, a qual foi aproveitada pelo muro construído à base da pedra da região. No seu interior, contem um pequeno jardim que está ligado directamente à entrada de casa. A casa conta com 2 andares, dos quais claramente sobressai a volumetria da fachada frontal e observamos claramente no volume principal uma grande abertura para o exterior através de uma superfície em vidro.

Privacidade com estilo

Seguimos e continuamos a observar do exterior esta magnifica habitação e vemos que o muro funciona como barreira de privacidade do interior da casa. O desenho discreto dos volumes está complementado pelo detalhe de pedra em tons amarelos utilizados na construção do muro. Podemos ver também que na calçada exterior junto ao muro, foi criado um canteiro com plantas típicas da região, decorando e tornando ainda mais delicada e especial esta casa Mexicana.

A protagonista

A Casa Pátio obtém o seu nome, obviamente, pelo charmoso pátio com que conta. Uma área ampla, com um desenho minimalista é a que contem o grande pátio desta charmosa casa.

Uma árvore que já se encontrava no terreno foi preservada e, certamente, foi tornada no elemento mais hierárquico dentro da paisagem do jardim. Um grande muro à base de aluminio de vidro, criam uma comunicação directa entre o pátio e o interior, levando-os a desfrutar desta área, enquanto se está no interior da casa.

Cubo de escadas

A partir do cubo de escadas, é possível desfrutar-se de duas excelentes vistas, além de uma abundância de luz natural, graças à abertura desta área para o exterior. Como podemos ver, na fachada principal, este volume conta com uma grande janela que permite a entrada de luz do sol até ao interior; na planta inferior, o muro cortina que comunica com o pátio traseiro estende-se até à área das escadas, permitindo desfrutar de charmosas vistas antes de fazer uso das escadas.

Uma bela transição

A transição do interior para o exterior é simplesmente magnifica. Uma plataforma de cimento é a encarregada de fazer a comunicação entre a área de terra e vegetação com a casa. Uma zona coberta, em madeira, é a responsável pela necessária protecção contra os elementos climáticos, e mais uma vez vemos o jardim ladeado pelo famoso muro em pedra, mas desta vez do lado de dentro.

Vista de noite

No pátio, vemos como o desenho do muro também faz parte integral da composição do mesmo. Uma extensão do plano que intersecta o muro desde o interior, serve de divisão para o acesso à garagem traseira à zona social do pátio, criando novamente uma protecção à privacidade do interior da casa.

Ao finalizar o dia

Para nos despedirmos, mostramos-lhe uma imagem do pátio ao cair da noite. As luzes do interior acedem-se e chegam até ao exterior graças a uma grande cortina em vidro que comunica com o exterior. O espaço exterior fica de certo mofo também iluminado e consequentemente mais apelativo e confortável – perfeito para desfrutar de uma fresca noite estrelada.

Gostou do muro em pedra que além de funcional é lindíssimo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!