5 pátios irreconhecíveis após a remodelação

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Extended living space - Manchester, Hannah Collins Garden Design Hannah Collins Garden Design
Loading admin actions …

Quem não gosta de ver transformações e perceber como um sítio descuidado ganhou uma nova vida? Aqui na homify, temos vários projectos com imagens que nos dão conta desses antes e depois, tanto no interior, quanto no exterior. Ambientes escuros, em muito mau estado e sujos transformam-se em lugares luminosos, modernos e plenos de conforto, de tal forma que, por vezes, ficam irreconhecíveis. 

A pensar nisso, partilhamos consigo, neste livro de ideias, cinco pátios no seu estado prévio e posterior aos trabalhos de remodelação. Novas luzes, novas plantas, novos revestimentos, nova vida!

Acompanha-nos?

1. Antes: um lugar quase abandonado

homify Piscinas modernas

Este pátio estava claramente abandonado. A falta de manutenção era evidente, basta ver o estado das paredes e a ausência de estrutura no telhado. Contudo, a área era ampla e tinha potencial. Precisava de um arranjo nas estruturas e, claro, de um novo revestimento no piso e de decoração.

Depois: uma nova vida!

homify Piscinas modernas

A remodelação foi fenomenal e o pátio está irreconhecível. O muro foi reconstruído e apresenta agora superfícies lisas, claras e modernas. O portão foi também trocado por um portão negro eléctrico, mais acessível para os carros. A grande novidade é, todavia, a piscina bem iluminada e com uma luxuosa cascata. Do lado esquerdo, conseguimos ver como as portas de correr em vidro deslizam, permitindo que o interior da casa comunique facilmente com o exterior. 

2. Antes: um terreno baldio

Vemos agora um terreno baldio adjacente a uma moradia. A vegetação selvagem invadia o local, assim como alguns elementos aleatórios.  

Depois: um pátio com muito uso

Puseram-se mãos à obra e o terreno entregue ao abandono que víamos na imagem anterior transformou-se no jardim que os proprietários sempre desejaram. Agora, integra um barbecue, um pequeno relvado, uma zona para automóveis e piscina. O barbecue está coberto por uma pérgola que, por ser envidraçada, não impede a entrada de luz natural. 

3. Antes: um terraço muito vazio

Embora muito amplo e bem vedado, o terraço estava totalmente desaproveitado. Tinha apenas uma mesa num recanto e um aquecedor, mas o conjunto era pouco cómodo, demasiado vazio e frio.

Depois: agora sim, está aproveitado

O novo terraço é um sonho! A vedação em madeira, já desgastada, foi substituída por uma nova vedação, também ela em madeira, mas com um aspecto mais geométrico e moderno. Os canteiros refrescam as esquinas junto às bancadas e são contornados por granito rosado. O piso divide-se entre madeira e cerâmica. Uma bonita e minimalista fonte surge no centro do espaço com uma cortina de água a desembocar sobre uma cama de seixos. 

4. Antes: uma entrada muito simples

Jardin para entrada, NATURA NATURA Jardins modernos

Este jardim corresponde à entrada de uma casa e está praticamente despido, tendo apenas um vaso e algumas plantas no chão junto à esquina. Faltava cor e um revestimento mais evidente a conduzir os proprietários até à porta.

Depois: uma entrada em vários níveis

Jardin para entrada, NATURA NATURA Jardins modernos

O jardim está totalmente mudado. O caminho até à entrada materializa-se através de vários níveis. Pode recriar o mesmo efeito em sua casa, utilizando pedra ou cerâmica. O efeito na superfície simula um processo de oxidação bastante atractivo. O canto, outrora depauperado, tem novas plantas que sobressaem pela cor vibrante e pelo aspecto cuidado. A base da árvore foi também realçada com pedra. 

5. Antes e depois: um pequeno pátio na entrada

A entrada desta casa não tinha nada de sedutor. Os únicos elementos a decorá-la eram os vasos e os canteiros dispersos. A parede exibia vestígios da existência de plantas trepadeiras, mas sem sucesso. Os proprietários queriam mais cor e vida a recebê-los. 

Com um orçamento limitado, a missão de transformar a zona da entrada foi bem sucedida. A parede danificada devido à existência de um trepadeira foi reparada, pintada e exibe agora um painel de madeira, tipo espaldar, com vários vasos. Os vasos de plástico deram lugar a vasos em cerâmica que são mais bonitos. A mesa de centro rodeada por cadeiras e bancos conforma uma zona de estar ao ar livre para que os proprietários possam desfrutar do bom tempo.

Peça a um arquitecto paisagista para o ajudar a planear o seu jardim.

Qual destas remodelações mais o impressionou? Deixe-nos o seu feedback.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista