TRUQUES para criar um jardim ao estilo tropical

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O artigo que preparamos para si, leva-nos para o exterior. Porque as preocupações decorativas não estão circunscritas ao espaço que temos dentro de casa, queremos aproveitar que o tempo mais frio já se instalou para o levar para temperaturas mais amenas, como são as tropicais. O conceito de tropical por si só faz-nos logo pensar em palmeiras, em calor e chuva ao mesmo tempo, em pássaros e plantas exóticas, enfim, numa infinidade de coisas que estão um pouco distantes da nossa realidade. Mas e ainda que seja inegável essa distância temos boas notícias para sim! Como já se apercebeu pelo título do artigo vamos dar-lhe algumas sugestões para criar um jardim tropical em sua casa. Porque merece todo o nosso respeito e confiança devemos desde já avisá-lo que não é tão fácil, como pode à partida parecer. O estilo tropical existe precisamente pelo facto de existir um clima com o mesmo nome, que não é o clima que temos em Portugal. Como o objectivo da homify é ajudá-lo e não criar-lhe problemas vamos partilhar consigo um pouco daquilo que sabemos relativamente a jardins de estilo tropical. Venha connosco e não se esqueça do guarda chuva, este clima pode a qualquer momento pregar-nos um partida!

Informe-se à cerca do clima

Uma das primeiras noções a ter quando pensamos em construir um jardim tropical tem que ver com o clima da região. Em qualquer espaço exterior este é um factor a ter em conta já que condiciona a 100% o tipo de vegetação que podemos plantar. Claro que o ideal seria que a região onde vive tivesse um clima muito parecido ao tropical, pois aí não teria problemas em dar largas à sua imaginação e escolher todas as plantas do seu agrado. Se por exemplo vive numa zona em que chove muito pouco – a chuva é uma das primeiras características deste clima – terá que escolher um tipo de plantas que não necessite de tanta água. 

Que tipo solo?

Jardins tropicais por Schwein Aménagement
Schwein Aménagement

Massif de plantes

Schwein Aménagement

Imediatamente a seguir ao clima aquilo que é mais importante para conseguir ter um jardim tropical em sua casa é o solo. Tanto como o clima este tem uma importância única no crescimento das plantas – não fosse através dele que elas se alimentam! – e portanto devemos informar-nos o melhor possível acerca das plantas  ou árvores mais indicadas  para o solo do nosso jardim. Só tendo certeza absoluta do clima da região e da qualidade do solo é que poderá começar a pensar a sério no seu jardim tropical.

Planeie a disposição do jardim

É muito normal quando se tem um espaço exterior que se queira tirar o máximo partido dele e tirar partido,  não tem só que ver com o prazer da jardinagem ou a contemplação da natureza. Tem também que ver com os espaços de descanso, repouso e lazer. É hábito comum as pessoas criarem no seu jardim recantos onde possam colocar um conjunto de mesas e cadeiras, uma espreguiçadeira, um barbecue, entre outros. Para que o espaço resulte na perfeição, aconselhamos-lhe que pense previamente nestas questões – e não lhe falamos apenas da mobília de jardim, mas do jardim em si! – para que desta forma tudo possa funcionar na perfeição.

Informe-se sobre as plantas que se dão melhor na sua zona

Em qualquer casa de jardinagem poderá ter acesso a informação preciosa acerca deste tipo de jardim. Na verdade uma das primeiras coisas que deve precisamente fazer, é dirigir-se à loja de jardinagem mais próxima e fazer todas estas perguntas a um técnico que tenha conhecimento sobre o assunto. Desta forma irá com certeza tomas as decisões mais acertadas e a beleza do seu jardim será desde início uma certeza. Mesmo que não tivesse pensado em usar estar ou aquela planta, experimente, umas das características mais comuns dos jardins tropicais, tem que ver com a diversidade da flora.

As suas plantas necessitam de sombra?

A vegetação quer seja ou não tropical tem diferentes exigências e por isso mesmo é importante saber ao certo qual o tipo de plantas que se dará melhor no seu jardim. A questão relativa à sombra é importante já que é mais um factor condicionante. Existem várias plantas tropicais que necessitam de sombra e portanto  é importante que perceba a localização do jardim – tenha uma bússola à mão! – para que possa precisar ao certo qual a melhor disposição das suas plantas. 

Use ornamentos como Budas ou outras estátuas asiáticas

Se é uma daquelas pessoas que até no seu jardim, gosta de ter elementos decorativos, também existe um tipo de um tipo de decoração adequado ao estilo tropical, ornamentos ou estatuária asiática como Budas por exemplo. Ainda que tenham de alguma forma uma conotação religiosa, este é um tipo de decoração que acaba por ter uma ligação muito forte à natureza  e que precisamente por isso será a mais coerente com este estilo de jardim.

Crie uma sebe ou plantas mais robustas para proteger o seu jardim de ventos fortes

Se pensa em apostar seriamente na vegetação tropical do seu jardim – e com isto falamos em ter espécies mais raras e plantas exóticas – não se deve esquecer que estas podem precisar de um tipo de protecção extra. Aludimos essencialmente aos ventos que são por vezes os maiores inimigos das plantas, já que com um simples sopro as podem destruir. Aquilo que para nós surge como a solução mais eficaz é a criação de uma sebe de madeira, por exemplo. Se não lhe agrada a ideia da sebe plante estrategicamente algumas plantas mais robustas que protejam as restantes.

Aprenda qual o tipo de manutenção que o seu jardim requer

Por fim, não menos importante que tudo o resto é muito importante que tenha as noções essenciais do tipo de manutenção que o seu jardim necessita. Precisamente pela questão que levantamos inicialmente relativa ao clima, não nos podemos esquecer que um jardim tropical exige um tipo de cuidado e tratamento diferente de o de um jardim normal. Assim, apreenda desde início as regras básicas de manutenção, para que o seu jardim cresça saudável e verdejante!

Pronto para fazer um jardim tropical em sua casa?! Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!