Casa dos sonhos parece singela, mas tem muito estilo no interior

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
homify Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Não há lugar melhor do que a nossa casa, não é mesmo? Além da sensação de proteção, segurança e privacidade, nossa casa pode também nos proporcionar bem estar e prazeres que nenhum outro lugar pode nos oferecer. A nossa casa deve atender nossas necessidades práticas, como um espaço de convivência para receber amigos e familiares, e certos caprichos individuais, como um home cinema, para os amantes do cinema, uma biblioteca, para os amantes de livros, e jardins, para aqueles que gostam de aproveitar as áreas livres para cultivar plantas e deixar a área externa da residência mais bonita e agradável. 

A homify mostra para você a Casa Nijverdal, desenhada pelo escritório Beltman Arquitetos, localizada em Lezíria, uma área agrícola de Portugal. A residência é composta de volumetria simples e faz uso de materiais naturais. O interior da residência é surpreendente e moderno, contrastando com sua aparência modesta e tradicional. Mas o destaque da residência são os jardins impecáveis, frontal e posterior, que proporcionam aos moradores um ambiente idílico e exuberante, agregando charme e requinte à residência. 

Curioso para desvendar os encantos e os ambientes modernos desta casa de campo? Então confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto fascinante de uma casinha de campo de volumetria simples e cercada de jardins lindíssimos, que agregam charme, beleza ao projeto além de mais qualidade de vida aos moradores.

A varanda e o jardim posterior

homify Casas modernas

A fachada posterior, contrastando com o aspecto fechado da fachada frontal, se abre plenamente para o jardim posterior e para o terraço a céu aberto que explora a beleza da paisagem natural circundante e a privacidade garantida pela casa, que funciona como uma barreira. Os jardim posterior se integra à paisagem rural do entorno e possui um aspecto mais natural e selvagem. Os espaços de convivência externos receberam uma atenção especial. Além do terraço e dos jardins impecáveis, um espaço lounge, situado junto ao jardim, numa cota mais baixa do terreno, proporciona aos moradores um ambiente intimista e relaxante, para contemplar a paisagem campestre e bucólica.

Entrada principal e jardim frontal

homify Casas modernas

O jardim frontal da residência, exposto diretamente para a rua, é muitas vezes o cartão visita de uma residência. De modo geral, o jardim transmite a primeira impressão que temos de uma residência, exercendo, portanto, um papel essencial nas impressões de quem observa. Uma casa com um jardim impecável, com o gramado bem cuidado e plantas exuberantes, como neste projeto, deixará claro para o observador o senso de organização, limpeza e ordem dos moradores. Além disto, um jardim bem cuidado torna o projeto mais convidativo e o espaço da rua e, consequentemente, do seu entorno mais agradável.

Fachada principal

homify Casas modernas

A forma da residência, construída com estrutura metálica, é composta de volumetria tradicional, definida pela inclinação do telhado de duas águas. Mas diferentemente da composição tradicional, a forma da residência serve de envelope para um segundo volume contido em seu interior, de forma retangular. Enquanto o volume externo é revestido de ardósia, o volume interno é constituído de tijolos cerâmicos, na cor cinza. A fachada frontal, marcada pela ardósia que reveste as superfícies da parede e da cobertura, se fecha para o exterior. Apenas uma abertura zenital, alinhada com a aporta, serve para trazer a luz natural para o ambiente.

Living room

homify Salas de estar modernas

A fachada de uma residência cria uma determinada expectativa em quem a observa. Por exemplo, quando observamos a forma e os materiais de revestimento da Casa Nijverdal, criamos a expectativa de um espaço interno convencional, com ambientes segmentados, paredes revestidas também de materiais naturais e uma atmosfera rústica. No entanto, somos surpreendidos pela imponência e pela atmosfera clean e contemporânea da residência. O volume contido no volume principal, revestido de tijolinhos à vista na cor cinza, é o elemento que estrutura a organização dos espaços. Sob o pórtico cinza estão situados os espaços de convivência e sobre o pórtico estão situados os ambientes privativos. No living room, por causa da integração total dos ambientes, o mobiliário é que define cada ambiente. A sala de estar situa-se sob o plano inclinado da cobertura e explora a vista privilegiada da paisagem externa.

Sala de estar

homify Salas de estar modernas

Contrastando com as superfícies externas, revestidas de ardósia, as paredes internas são predominantemente brancas e o piso é feito de revestimento cimentício. A neutralidade do ambiente realça a volumetria interna e as vistas para a paisagem externa. Na sala de estar o destaque é a presença abundante da luz natural, através de uma abertura zenital e dos planos de vidro da fachada posterior. 

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui

Integração espacial e projeto de interiores

homify Salas de estar modernas

Obviamente, o mobiliário também desempenha um papel fundamental na decoração e na qualidade estética e ambiental da residência. Além do mobiliário de design contemporâneo e discreto, que realça o estilo minimalista do ambiente, soluções exclusivas e personalizadas também incrementam o charme e a sofisticação do ambiente, como a lareira a lenha, inseria no rasgo da parede, cujo nicho foi revestido de granito preto absoluto. Portanto, não são apenas os jardins da residência que arrancam elogios dos visitantes. Impossível não se encantar com a elegância e o charme do interior da residência.

Para obter informações e dicas de como agregar valor ao seu imóvel, leia este artigo.

Banheiro

homify Casas de banho modernas

A abertura zenital, aquele corte no plano da cobertura da residência, traz luz natural para todos os ambientes, no pavimento térreo e também no pavimento superior. No banho do casal, além de iluminar o ambiente, a abertura zenital proporciona aos moradores banhos de banheira sob o céu estrelado, em noites de céu limpo. No banho predominam as superfícies neutras, paredes brancas e piso revestido de acabamento cimentício, mas detalhes em marcenaria, como a bancada do lavatório, dão um toque de aconchego ao ambiente.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista