Dicas para evitar erros ao mobilar

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Um dos aspectos mais complicados ao mobilar a sua casa tem que ver com o receio que muitas vezes temos em não escolher o móvel certo, ou de estarmos a arriscar demasiado incorrendo no risco da decoração se poder tornar demasiado cansativa. Há uma série de dilemas que nos fazem pensar duas vezes quando estamos a mobilar ou a decorar a casa. Para que de alguma forma se sinta um pouco mais seguro, resolvemos escrever um artigo onde lhe apresentamos algumas dicas para evitar erros ao mobilar. É muito fácil a sua casa ser para si o sítio mais confortável do mundo, sendo que esse conforto vem precisamente do espaço que nos rodeia. Nada do lhe vamos dizer será totalmente novo, contudo é sempre bom relembrar alguns aspectos para que se sinta mais seguro e confiante quando estiver a mobilar.

Vamos então dizer-lhe o que há partida não deverá fazer, reforçando a ideia com um exemplo positivo! Baralhado? Continue e ler este artigo e vai ver que todas as suas dúvidas desaparecerão!

Não compre os conjuntos completos

Compreendemos que é bastante mais fácil comprar todo o conjunto que vê na loja e a razão é simples: já viu diante dos seus olhos que aquela opção funciona, contudo será o mais interessante a fazer? Não, claro que não! A diversidade é muito importante no contexto de uma casa já que é isso que a torna diferente e especial e a distingue. O concelho que lhe damos é que arrisque com conta, peso e medida. O exemplo que lhe damos é muito ilustrativo do que acabamos de lhe escrever, como pode reparar os dois sofás que vê, não só são de cor diferente como também o design não é o mesmo. E o que nos diz? Não lhe parece perfeita a forma como os dois coexistem na mesma sala de estar A regra essencial é bom gosto e ainda que este seja um conceito muito variável o que é mais importante, é que apesar de tudo haja harmonia e um sentimento de bem estar em sua casa.

Não se esqueça de obras de arte

Uma peça de arte numa casa valoriza sempre o espaço e é precisamente por aqui queremos começar. A grande diferença entre peças decorativas e peças de arte tem que ver com o valor que as segundas acrescentam. As obras de arte valem quantias de dinheiro muito avultadas enquanto que com as peças de decoração não é bem assim. Mas calma, não se assuste! Não estamos a dizer-lhe que deve comprar um Picasso para pôr na sala, deve antes apostar em peças que tenham um cariz artístico. No exemplo que lhe damos pode ver isso mesmo, uma tela de grandes dimensões que nos remete de imediato para um universo artístico que inunda a sala de cor e de vida, ao mesmo tempo que a torna única.

Preste atenção à iluminação

Monte da Ervilha | 2015: Salas de estar modernas por Susana Camelo
Susana Camelo

Monte da Ervilha | 2015

Susana Camelo

A iluminação que escolhemos para os espaços é determinante. Já dedicamos vários artigos à importância da luz na sua casa, contudo não poderíamos deixar de votar a aludir à sua importância num artigo sobre dicas para evitar erros ao mobilar. É a luz que define o tipo de ambiente que determinada divisão tem e ainda que, as formas de iluminação sejam bastantes diversas é importante que a luz nos faça sentir conforto e bem estar. Na imagem que vemos luz está distribuída por diversas fontes, esta é uma opção que faz todo o sentido – principalmente quando as divisões têm uma área grande – já que acaba por iluminar de uma forma mais homogénea, tornando o espaço mais acolhedor.

Misturas de materiais e cores

A mistura de materiais e cores é um dos maiores desafios da decoração mas, se for bem feita pode ter a certeza absoluta que o resultado vai ser assim, simplesmente, fantástico. Sem demoras pedimos-lhe que olhe para  fotografia que lhe mostramos, o que lhe parece? Uma combinação primorosa, certo? Apesar da imensa diversidade que vemos nada parece estar fora do sítio ou não fazer sentido. Pode dizer-nos que é uma decoração extremamente arrojada e teremos que concordar consigo, contudo misturar madeira, com ferro, tecido, veludo e ainda adicionar a isto diferentes cores e padrões de forma a que tudo resulte, não é uma tarefa fácil e este exemplo é simplesmente de se lhe tirar o chapéu. Uma sala cheia de estilo e bom gosto que não podia ser mais moderna.

Não tenha medo das novas tendências

Somos os primeiros  compreender que por vezes é complicado  recear algumas tendências. Primeiro porque se são tendências esta estação, podem perfeitamente deixar de o ser na próxima, sendo que é bastante mais difícil mudar a decoração de uma casa, do que a roupa do seu armário. Contudo se é uma pessoa que gosta de arriscar, experimentar coisas novas e distinguir-se pela diferença e arrojo será, certamente, apologista de algo que pode ser parecido com o que vemos na imagem. Um OK em neon amarelo na parede, ou um quadro com a a cara da Barbie, não serão opções para toda a gente. Quanto a nós, o que lhe temos a dizer é que é que a decoração da sua casa deve também servir para diverti-lo e que por isso apostar em novas tendências é uma coisa que lhe dizemos para não ter medo de fazer, vai ver que se vai surpreender mais do que imagina.

Acrescente personalidade

Ao longo de todo o artigo fomos-lhe sempre falando de personalidade e de como é importante conferir à sua casa um toque pessoal único. Todos nós gostamos – mais ou menos é certo! – de nos distinguir dos demais , contudo todos gostamos que aquilo que nos rodeia tenha a nossa marca e o nosso cunho. Se é por exemplo uma pessoa que gosta de madeira e de elementos decorativos ou mobília que usem este material, atente no exemplo que lhe damos. Não lhe parece uma sala perfeita que não deixa ninguém indiferente? Na nossa opinião é sem sombra de dúvida uma sala cheia de carisma, cheia de personalidade e com um cunho pessoal singular. É muito importante estarmos rodeados de coisas que gostamos, que nos fazem sentir bem e isso deve precisamente começar pelo sítio onde vivemos, a sua casa é o seu pequeno mundo.

Preparado para começar a mobilar sem erros?! Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!