7 ideias para tornar a sua sala de estar mais convidativa

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

A ideia que temos de bem estar e de conforto na nossa casa, existe tanto para nós como para as pessoas que recebemos. Por esta razão, faz parte do processo decorativo pensar nos espaços de forma a que eles se tornem convidativos, simpáticos e acolhedores. Claro que há uma dose de relatividade em tudo isto, já que todos nos sentimos de forma diferente em diferentes espaços, ainda assim há meia dúzia de regras – neste caso 7 para sermos mais precisos – que podem ser usadas com confiança uma vez que resultam em pleno no que diz respeito a criar nos espaços uma aura de conforto que acaba por atrair qualquer um de nós. 

No artigo de hoje debruçamos a nossa atenção nas salas de estar, faz especial sentido que seja esta a divisão escolhida já que é a a divisão mais social da casa. Passamos largas horas aqui e claro está que queremos sentir o máximo bem estar possível, já que – provavelmente – enquanto estamos nesta divisão estaremos a ter um momento de lazer ou de relaxe. Ora então o que lhe podemos desde já adiantar é que temos óptimas sugestões para lhe dar. Quer saber mais? Venha connosco!

Uso da luz natural

Sala: Salas de estar rústicas por LAVRADIO DESIGN

Todos nós sabemos o quanto a luz natural faz diferença em qualquer espaço da nossa casa. Ainda que os dias não sejam sempre de sol – no sentido mais literal da expressão! – a verdade é que sabe sempre bem sentir que a luz que inunda o espaço vem lá de fora, porque ainda que esta seja cinzenta é um bocadinho de natureza que temos em nossa casa e isso é muito importante. Atente na sala que damos como primeiro exemplo, com certeza, concordará connosco quando escrevemos, que o espaço não seria o mesmo, se não existisse a janela que vemos atrás do sofá. Mais do que uma janela esta acaba por ser um quadro vivo que nos permite vislumbrar a natureza e dá ao espaço uma claridade única. Se tem a sorte de ter uma sala com janelas grandes e uma boa vista, não deixe de as aproveitar!

Uso de tons neutros

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

A questão do uso dos tons neutros prende-se de certa forma com a iluminação já que, estes tons deixam que a luz se evidencie de forma única. Na sala que vemos, não somos surpreendidos por uma decoração super arrojada mas antes por uma elegância única que vem de uma simplicidade que não tem como falhar. O tom creme é o tom principal desta sala, se reparar bem até as próprias paredes são desta cor, contudo há algo determinante que impede esta sala de ser aborrecida ou sem graça. Já descobriu o que é? Com certeza, o tapete azul que vemos A verdade é que também este tapete é de um azul mais pastel que não só está totalmente de acordo com o espaço circundante, como faz sobressair toda a mobília da sala. Um óptimo truque, cujo resultado é simplesmente perfeito.

As cortinas podem ser uma grande ajuda

As cortinas são um elemento decorativo por excelência e a razão é muito simples, a área que elas ocupam numa sala é sempre avantajada – principalmente se as cortinas forem até ao chão – mas esta não é a única razão, o facto de elas ocuparem uma posição vertical é também determinante. Escolhemos o exemplo que que vê na imagem precisamente por esta razão, se nos abstrairmos das cortinas, os tons que dominam nesta sala são precisamente os tons pastel, nada contra, iniciamos o artigo por lhe dizer o quanto estes tons podem favorecer a sua sala de estar, contudo o facto de termos umas cortinas com uma cor tão chamativa, a ocupar quase 3 paredes da sala faz um contraste único que a torna um espaço mais bonito para o qual não nos cansamos de olhar.

Aposte num belo candelabro

Salas de estar ecléticas por Honeybee Interiors
Honeybee Interiors

Queens Park House

Honeybee Interiors

A ideia que normalmente temos de candelabro remete-nos para algo antigo ou mesmo em desuso, se é um dos que pensa desta maneira, desengane-se, há nos dias que correm candelabros super bonitos e modernos como é por exemplo o que vê na fotografia. Em primeiro lugar o que nos chama a atenção são as cores fantásticas que este apresenta e que conjuga em si, todas as cores da sala. Sobre um fundo de tons mais claros temos um conjunto de sofás fantástico que dá uma vida única ao espaço tornando-a completamente singular. Mesmo no meio deste conjunto de sofás vemos cair do tecto um candelabro que ilumina a sala de uma forma super colorida.

Um sofá confortável pode fazer maravilhas

A mais pura da verdades é que o elemento mais desejado de uma sala de estar é precisamente o sofá, não há nada que mais nos convide a entrar numa sala do que um belo sofá. O exemplar que vemos é um daqueles de cortar a respiração e que parece exercer sobre nós desde o primeiro momento uma atracção que só nos faz querer chegar até ele e deixarmo-nos afogar. Com um design bastante fora do vulgar, este parece ser feito por um conjunto de almofadas gigantes que assentam sobre uma plataforma branca. Ainda que tenhamos a nossa atenção centrada no sofá, é impossível não referir a beleza extraordinária da sala de estar que vemos, se há exemplo que é extremamente convidativo neste artigo, é esta sala.

Personalize a sua sala de estar

Uma das regras principais da decoração é que tudo tenha, de alguma forma, um cunho pessoal, todos nós queremos que a nossa sala ou o nosso quarto sejam um pouco diferentes dos modelos que vemos nas lojas de móveis e decoração. O exemplo que lhe mostramos é o de uma sala muito personalizada e pensada previamente, aquando do desenho da mesma. É de facto uma sala fantástica e invulgar, o recanto criado pelos sofás cria uma zona de convívio e conforto única, já que se distingue por se encontrar num plano inferior. Personalize os espaços da sua casa e desfrute dela ao máximo.

Use um papel de parede maravilhoso

O papel de parede é um acessório decorativo que proporciona grandes efeitos ao nível da decoração e o segredo para que isto aconteça é somente escolher o papel  mais adequado à restante decoração da casa. Nesta sala o papel não podia ter sido melhor escolhido já que complementa a 100% o espaço. Apesar de simples, o padrão e as cores que apresenta dão um toque de elegância único que nos faz querer entrar e permanecer aqui.

Achou as salas que lhe mostramos convidativas?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!