Ideias fantásticas para a decoração de quartos infantis

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Um quarto de criança deve primar por dois pontos fulcrais: conforto e segurança. O primeiro, por motivos óbvios, pois é necessário que o seu filho descanse e bem depois de todas as aventuras que vive no seu dia-a-dia; podem não trabalhar 8h por dia, com um patrão atrás deles, mas as suas actividades existem precisamente para criarem rotinas de trabalho, aumentarem o seu sentido de responsabilidade, aprenderem as regras de convívio com os pares – entre tantas outras vantagens! Por outro lado, as crianças precisam de se sentir seguras no meio que as envolve para que não tenham problemas psicológicos, comportamentais ou de personalidade mais tarde – além do que precisamos de estar relaxados quando as crianças estão em casa, para não estarmos constantemente com o coração nas mãos com medo do que lhes pode acontecer. De qualquer maneira, quando falamos de crianças só isto não chega… é preciso juntarmos uns pózinhos mágicos de criatividade!

Quando for altura de decorar o quarto do seu filho, comece por lhe pedir a sua própria opinião, mesmo que queria fazer-lhe uma surpresa! Não só o ajudará a torná-lo um espaço onde ele vai realmente gostar de estar, como ainda ganha uma excelente oportunidade para o conhecer melhor – lembre-se que, mesmo pequeno, já há ali uma personalidade a ser marinada.

Se já teve essa conversa com ele, mas precisa de um apoio quer a perceber o que ele quer, quer seja para o surpreender dentro do tema escolhido… apresentamos-lhe 10 ideias absolutamente deliciosas, que vai querer aplicar de imediato!

Casa da árvore dentro de casa

Famílias numerosas costumam ter um problema: a acomodação dos miúdos num T0 menos um. Para poupar espaço, o mais normal é que pelo menos dois miúdos fiquem no mesmo quarto, optando por um beliche que sirva para os dois e que sobre algum espaço para as brincadeiras e os estudos. Quer seja esta a sua situação, quer tenha uma casa imensa, mas que tenha decidido criar um quarto para dois só porque sim, esqueça o beliche comum e inove! Crie um castelo encantado, uma casa da árvore, uma garagem de carros… o que melhor se encaixar no tema escolhido! Verá como o problema de ir para a cama estará resolvido rapidamente!

Palavra de ordem: organização!

Quartos de criança modernos por MARIANGEL COGHLAN
MARIANGEL COGHLAN

Recámara infantil basada en Harry Potter

MARIANGEL COGHLAN

Independentemente de serem crianças com gostos mais infantis ou mais sóbrios, há uma coisa muito importante a imprimir o quarto: a organização. A organização dos espaços é fundamental para que a vida do seu filho se mantenha igualmente organizada. Não estamos a falar de um zelo excessivo por isto, mas há que dar-lhe o mínimo de condições para que seja bem sucedido quer a nível pessoal, que a nível escolar. Assim sendo, crie claramente uma zona de dormir, uma de lazer e outra de trabalho. Camas áreas são óptimas para poupar espaço para as outras duas áreas!

Aproveite o espaço sem desperdiçar luz

Outra maneira de utilizar bem o espaço e ainda criar um quarto funcional, bonito e organizado é embutir a cama na janela, emoldurando-a com uma estante onde podem ser arrumados brinquedos, livros e outros objectos que de outra maneira poderiam ficar espalhados pelo quarto. Com tudo concentrado junto da janela, ganhará espaço para a secretária, um armário ou para a zona de brincadeiras.

Decore a parede de forma original

Quartos de criança modernos por homify

Os adesivos no quarto são óptimos elementos decoradores, por isso não se esqueça deles! Já há uma enorme variedade no mercado, pelo que o difícil mesmo vai ser escolhê-los! Pode optar por adesivos mensageiros (pequenas frases expostas), bonecos, silhuetas, ao nível dos miúdos, longe do seu alcance, transversais às várias etapas da vida deles ou unicamente relativos àquilo que para ele faz sentido neste momento.

Prateleiras criativas e originais

Outro excelente sistema de arrumação são estantes ou prateleiras por todo o quarto. E porquê? Porque as crianças podem ser impacientes e ao procurar algo específico, podem desatar a desarrumar tudo! Isso pode ser uma valente dor de cabeça para si. Para evitar isso, deixe que tudo (ou quase tudo) fique exposto para que elas facilmente encontrem o que procuram.

Desperte o Indiana Jones dentro do seu filho!

É sabido que a personalidade adulta começa a desenvolver-se desde criança. Sabendo também que a curiosidade pelo Mundo e que a criatividade ajuda ao desenvolvimento cognitivo do seu filho, não lhe corte as bases e deixe que o explorador dentro dele seja despertado! Comece por lhe apresentar o mapa-múndi e identifique  a vossa localização. A partir daí, deixe que ele crie os seus mundos fantásticos e os transporte para as suas brincadeiras!

Para as princesas lá de casa

Projeto e Decoração  - Quarto Princesa: Quartos de criança modernos por Detalhes & Design
Detalhes & Design

Projeto e Decoração – Quarto Princesa

Detalhes & Design

A princesa lá de casa merece tudo, por isso por que não fazer do seu quarto um mundo encantado? Este projecto de decoração da Detalhes&Design é absolutamente delicioso e apostamos que a sua filha ia delirar com um quarto assim! Os móveis num estilo romântico complementados com o dossel em tule tornam todo o ambiente num quarto de princesa; o papel de parede ajuda-nos a entrar num bosque maravilhoso, qual Branca de Neve!

A grande ajuda para a temática

E por falar em papel de parede: não é à toa que lhe falamos deste elemento! Ao ocupar uma grande área do quarto, consegue dominar ou dar um tema a toda a decoração. De uma maneira fácil e relativamente económica, pode dar ao quarto o ambiente que deseja, complementando-o com pequenos apontamentos que corroboram a sua ideia. Além disso, consegue ter desenhos ou padrões que dificilmente teria se fossem pintados à mão.

Reservar espaço para a brincadeira

Quartos de criança minimalistas por PlatFORM

Uma parede de escalada, um mini ginásio, uma casa de bonecas ou uma piscina de bolas: havendo espaço, tudo vale! Este espaço ser-lhe-á muito útil caso viva num sítio onde não haja muitas infraestruturas para crianças ou em dias de chuva, quando o melhor é manter os miúdos em casa. Gaste-lhes a energia necessária para que durmam que nem uns anjos, mas sempre com supervisão de um adulto.

Utilize a sua cor preferida…

Quartos de criança minimalistas por Tadilat Şirketleri
Tadilat Şirketleri

#Ataşehirtadilat

Tadilat Şirketleri

… mesmo que isso implique custar-lhe entrar no quarto. Lembre-se: o quarto é para eles, logo são eles que devem sentir-se bem lá dentro! Pode optar por pintar as paredes, a mobília, adquirir um tapete ou umas cortinas da cor escolhida; se achar que é demais, negoceie.

Apresente estas ideias ao seu filho e diga-nos quais a que ele mais gostou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!