Como preparar a casa para o Airbnb?

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Nunca ouviu falar sobre o AirBnB? Então, não sabe o que anda a perder. A plataforma foi criada há já sete anos e lá encontra apartamentos completos e quartos privados à sua disposição em 190 países e 34 mil cidades. Pode usá-la como hóspede e anfitrião e todo o processo é seguro e feito através do website. São cada vez mais as pessoas que recorrem ao AirBnB – que tem vindo a ganhar popularidade em detrimento dos hotéis – para encontrar acomodamento.

Se tem um quarto extra em casa ou um apartamento vazio que considera ideal para adaptação ao mercado de aluguer para férias, então não hesite. É uma forma muito boa de ganhar dinheiro e de criar laços com pessoas de todo o mundo.

No entanto, não se esqueça que a sua casa vai ser uma entre milhares. Logo, terá que tornar o seu espaço o mais convidativo possível para causar uma boa impressão nos seus convidados e fazê-los voltar e passar a palavra. 

Tudo começa por criar um perfil no AirBnB. Tire fotografias focadas, com bons ângulos e boa luz. Uma fotografia escura de um espaço desarrumado não convida ao “clique” e fica, automaticamente, a perder para quem colocou um anúncio mais cativante. Depois, esmere-se no preenchimento do perfil. Deixe uma boa descrição sua e do apartamento/quarto. Cumprida esta etapa, debruce-se sobre o espaço e torne-a bonito e acolhedor. Para o efeito, deixamos-lhe algumas sugestões . Leia-as com atenção. Trata-se de um mercado extremamente competitivo e todos os detalhes importam.

Limpe a casa

Precisamos mesmo de relembrar este ponto? Bom, cremos que sim. É, possivelmente, o mais importante. Quando utilizar o site, vai, por certo, reparar, que quando se calcula o total de uma estadia no Airbnb, aparece o tópico “taxa de limpeza” e ele interessa ao arrendatário, aos convidados e ao próprio AirBnB que, naturalmente, quer manter os padrões de qualidade da oferta altos. Assim, pode nem se tratar da casa mais moderna ou com o mobiliário mais entusiasmante, mas, estar limpa é logo meio caminho andado para obter bom feedback na sua avaliação e, por conseguinte, voltar a somar marcações. 

Não descure, portanto, este passo e reserve sempre um ou dois dias entre reservas para poder limpar tudo com minúcia. E não. Não chega aspirar e passar um pano. Limpe com afinco, coloque velas de cheiro ou um ambientador e proíba que se fume no interior. O cheiro a tabaco perdura durante alguns dias e o convidado seguinte não tem que o suportar. Para além das superfícies, verifique se os utensílios de cozinha estão devidamente lavados e se os armários que os contêm, assim como o frigorífico, estão limpos por dentro. No fim das limpezas, inspecione divisão por divisão e, como toque final, coloque uma jarra de flores num local de destaque. Nada como uma planta bonita para propiciar uma sensação de frescura e de atenção ao detalhe.

Repare todas as avarias

Torneiras a pingar ou sem pressão e água quente, bocas de fogão avariadas, portas com dobradiças partidas, janelas com fechos perros, lâmpadas fundidas, paredes com humidade ou tomadas descoladas. Estes são alguns dos problemas mais corriqueiros numa casa e a sua resolução é fácil, por isso não facilite e certifique-se de que tudo funciona sem constrangimentos antes de receber os seus convidados, nem que, para isso, tenha que ter a sua casa indisponível durante uns dias. O mercado de aluguer para férias é muito competitivo e um pormenor pode fazer a diferença entre um convidado voltar a sua casa ou recomendá-la a um amigo ou nunca mais querer sequer pensar na experiência. Não se esqueça que uma boa estadia no estrangeiro também depende do local onde pernoitamos e não queremos estragar as férias a ninguém, tampouco deixá-los com má impressão do nosso país.

Toalhas frescas

Algumas pessoas não prescindirão de levar toalhas de casa. Pelo contrário, muitas há que, para evitar a dor-de-cabeça que é ter uma mala com excesso de peso no aeroporto, estarão a contar com toalhas lavadas no destino. Assim, seja rigoroso neste aspecto. Há lojas onde se encontram facilmente toalhas de corpo, de rosto e de mãos a preços muito acessíveis pelo que se pode abastecer com vários conjuntos. Não escolha toalhas com cores, desenhos ou padrões diferentes. Pense numa lógica de hotel e prefira têxteis de casa de banho lisos.

Imagine como os seus hóspedes se sentirão ao ver toalhas lavadas, perfumadas e fofas à espera deles? Até pode colocar um raminho de lavanda embrulhado numa fitinha por cima das toalhas ou sabonetes pequeninos entre elas para as manter com uma fragrância fresca! Que delícia. Sorriso no rosto garantido.  

Em jeito de nota, avise os seus convidados que não precisam de levar toalhas. Pode assim evitar um incómodo e cativá-los a escolher a sua casa.

Inspire-se nesta imagem da SegmentoPonto4 onde podemos ver toalhas prontas a usar e outras cuidadosamente dobradas ao lado. 

Uma cama lavada

O cuidado com as toalhas aplica-se, também, à cama. Em primeiro lugar, sugerimos que escolha lençóis brancos e um edredão com cores neutras. Não tenha medo de colocar várias almofadas para compor uma cama que convide a uma merecida noite de descanso após uma viagem ou um dia cansativo - mas feliz, sempre feliz – a calcorrear uma cidade desconhecida. Depois de utilizados, lave os têxteis com amaciador, passe-os a ferro primorosamente e faça a cama para o próximo convidado. É sempre mais agradável quando encontramos uma cama já feita em vez de termos que ir ao armário buscar as coisas para a fazermos nós. Afinal de contas, férias são férias. Certifique-se de que os lençóis e edredões têm o tamanho adequado para a cama. Se forem muito grandes ou muito curtos podem dificultar o sono. Também aqui pode recorrer ao truque dos raminhos de lavanda – uma flor que emana um cheiro reconfortante, limpo e que auxilia o sono – ou deixar uns rebuçados na almofada. Os pormenores importam e podem definir a estadia. 

Tal como no caso das toalhas, deixe na descrição da sua casa que tem estes têxteis disponíveis.

Deixar cobertores extra

Deixe no roupeiro ou nas gavetas um conjunto sobresselente de lençóis, de cobertores, de mantas ou de toalhas, mesmo durante o Verão. Por algum motivo, os convidados podem precisar e, assim, escusam de lhe estar a pedir porque você, bom anfitrião que é, planeou tudo com antecedência. Seja inteligente na escolha dos materiais e disponibilize opções que agradem a todos os estilos de vida. Um vegetariano ou um vegan, por exemplo, preferirão materiais que não tenham origem animal como é o caso da lã.

A microfibra é, hoje em dia, considerada como um dos melhores materiais para fabricar mantas e cobertores. Os fabricantes sujeitam os seus produtos a tratamentos antiácaros e antimofo, prevenindo alergias. Estes materiais, ainda que leves, proporcionam um toque suave e um óptimo aquecimento mesmo para regiões mesmo frias.

Deixar instruções detalhadas

Volte aos tempos da escola, pegue num quadro e em giz e deixe algumas instruções aos seus convidados escritas sobre a lousa. Para além de prático, é uma adição decorativa divertida e interessante. Pode lá deixar notas sobre as regras da casa, as chaves, os horários, os transportes ou números de telefone. No quadro, pode escrever as instruções principais. No entanto, se pretender deixar mapas ou outras informações sobre a cidade resuma tudo numa capinha com separadores e micas fácil de manusear e consultar. Coloque-a num ponto de destaque para que não passe despercebido.

O que achou das nossas sugestões? Os pormenores são, de facto, importantes. Não acha? 
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!