Conforto contemporâneo entre paredes tradicionais

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Muitas vezes são os projetos mais simples e modestos que nos cativam. A beleza da arquitetura tradicional e popular portuguesa reside na clareza espacial de quem pretende responder às necessidades reais de uma população a na utilização dos materiais locais que a natureza nos proporciona. Hoje, a Homify optou por lhe apresentar a transformação de uma moradia construída segundo estes princípios, numa habitação adaptada às exigências de conforto atuais. 

O atelier responsável por esta intervenção chama-se BICA Arquitectos e foi fundado em 2006 pela arquiteta Inês Cortesão, em Lisboa. Apesar da equipa já ter realizado projetos em praticamente todas as áreas ligadas à arquitetura, apresenta um portfólio especialmente desenvolvido na área da remodelação e reabilitação de edifícios. De facto, só um domínio excepcional das diferentes ferramentas inerentes a este tipo de intervenção permite criar obras com esta simplicidade.

Lugar e contexto

Casa Clara: Casas rústicas por BICA Arquitectos

A casa encontra-se na vila de Castro Daire do distrito de Viseu, envolvida por um contexto histórico e paisagístico muito rico. Constituído por dois pisos, o espaço acomodava uma loja de animais no piso térreo e as divisões inerentes à habitação no segundo piso. Tal como a maioria das obras provenientes da arquitetura popular, a casa apresentava uma série de lacunas que precisavam, decididamente, de ser resolvidas. O espaço era apenas constituído por sala comum e alcovas para dormir, sendo que a cozinha e instalação sanitária eram totalmente inexistentes.

Simplicidade

Casa Clara: Casas minimalistas por BICA Arquitectos

A beleza desta casa reside na simplicidade da sua arquitetura original que foi preservada ao longo do desenvolvimento do projeto. O trabalho desenvolvido pelo atelier BICA Arquitectos prima pelo respeito pela história de um espaço, prescindindo do protagonismo arquitectónico de uma intervenção. A escolha de materiais e o desenho de detalhes permitiu criar condições de conforto excepcionais sem comprometer o caráter tradicional da habitação, que a torna especial.

Intervenção

Casa Clara: Casas minimalistas por BICA Arquitectos

Dado o interesse histórico e arquitectónico do espaço, os arquitetos optaram por manter as paredes de granito que conformavam este volume, reorganizando o seu interior com o conforto de uma casa contemporânea. Para acomodar a cozinha e casa de banho foi desenhado um pequeno volume adjacente ao espaço existente. Este paralelepípedo branco além de garantir novas valências fundamentais a qualquer habitação, atribui uma nova dimensão contemporânea a um espaço de carácter tradicional. 

Funcionalidade

Casa Clara: Sala de estar  por BICA Arquitectos

A nível funcional a casa seguiu um esquema muito simples. No piso térreo além de um espaço para arrumos, foi criada uma grande sala polivalente que se abre corajosamente à sua envolvente, estabelecendo o diálogo entre interior e exterior. O segundo piso, acedido diretamente a partir da rua, acomoda todas as funções inerentes à habitação, integrando a cozinha e a casa de banho no novo volume e quatro quartos e uma sala entre as paredes originais. Apesar de o conjunto ser composto por elementos de diferentes épocas foi possível criar uma continuidade a nível funcional sem comprometer a identidade dos espaços. 

Iluminação

Casa Clara: Casas minimalistas por BICA Arquitectos

Apesar da habitação ser conformada por paredes grossas, o desenho das janelas acompanhado de uma caixilharia fina e branca acabou por garantir uma certa leveza ao projeto. Todos os espaços são dotados de iluminação natural que se adaptam às diferentes exigências de privacidade consoante a divisão.

Interiores

Casa Clara: Salas de estar minimalistas por BICA Arquitectos

Grande parte do trabalho desenvolvido pelos arquitectos foi dirigido ao interior dos diferentes espaços onde faltavam várias exigências ao nível do conforto. Desta forma, todas as intervenções procuraram equilibrar esta nova dimensão contemporânea com as características fundamentais da arquitetura original da casa.

Sala

Casa Clara: Sala de estar  por BICA Arquitectos

Apesar de seguir um desenho com linhas minimalistas, o interior da sala é acompanhado de vários elementos em madeira que garantem uma atmosfera mais calorosa à divisão. Destaca-se a integração de uma lareira que além de climatizar o espaços nos dias frios de inverno, é uma referência à arquitectura tradicional do norte de Portugal.

Quartos

Casa Clara: Quarto  por BICA Arquitectos

As paredes que dividem a sala dos quartos foram construídas em madeira constituindo-se como um apontamento tradicional nas novas intervenções mais contemporâneas. A simplicidade dos interiores cria uma atmosfera calma, ideal para relaxar e dormir ao fim do dia de trabalho.

O que achou desta intervenção? Gostaria de ter uma casa assim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!