Casas modernas por Studium Saut Arte & Interiores

Como converter um contentor em uma casa?

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Actualmente, a arquitectura tem-se vindo a diversificar mais e não só obedece a projectos de impressionantes vivendas, edifícios espectaculares e construções civis; cada vez é mais frequente ver projectos alternativos que se adaptam a novas necessidades e que procuram utilizar materiais de construção diferentes dos habituais. Tanto por redução de custos, por criatividade ou por critérios sustentáveis e ecológicos, os contentores de carga têm vindo a ser convertidos em uma das grandes opções arquitectónicas e que se têm expandido pouco a pouco.

A ideia surgiu a 23 de Novembro de 1987, quando um homem chamado Phillip Clark apresentou e registou a patente deste género de casa nos Estados Unidos, descrito como método para converter o máximo de contentores marítimos em um edifico sustentável no lugar de construção normal. Esta patente foi-lhe concebida passados dois anos. E até aos dias de hoje, parede ter sido a base e a inspiração para muitos outros projectos arquitectónicos.

Antes de decidirmos viver num contentor devemos saber que hoje em dia não há vergonha de se reciclar algo velho para viver. Existem empresas que constroem contentores destinados especificamente para criar casas com os mesmos. Antes de comprar uma casa contentor tem de ter em conta as seguintes variáveis: o preço, que muda consoante o tamanho e as condições em que se encontra. Assim um contentor grande, de uns 30 m2 custará entre 1.000 e 3.000 mil euros.  Além deste valor, é necessário acrescentar-se o preço da remodelação para o converter num verdadeiro lar – entre 7 mil e 10 mil euros.

Siga-nos se este assunto lhe interessa!

1. Decida que tipo de construção quer

Casas modernas por Studium Saut Arte & Interiores
Studium Saut Arte & Interiores

Loft Sustentável – Ambiente da Casa Cor SC 2015

Studium Saut Arte & Interiores

São várias as construções que podem executar-se com contentores de carga. Desde vivenda distribuídas num único contentor a estruturas modulares com vários contentores organizados em diferentes alturas e disposições. 

Também se tem vindo a utilizar contentores para a construção de vivendas pós catástrofes, devido à sua rápida instalação e sua versatilidades para acolher pessoas em modo de refúgio.

2. Adaptar o interior

Um dos capítulos essenciais na utilização do contentor como casa é a adaptação do seu interior a condições de vida cómodas e confortáveis. Isso requer uma certa preocupação com o pavimento e generalizando, com todos os revestimentos e materiais, como em qualquer outra asa. A qualidade final da obra dependerá do nosso projecto e do pressuposto que estamos dispostos a investir. O que está claro, é que, como qualquer outro projecto de remodelação, pode criar-se um espaço interior com todas as comodidades e o equipamento necessário para garantir uma excelente qualidade de vida.

3. Requisitos legais

Terá de contar com um projecto visado por um arquitecto para obter a licença de municipalidade de obra e a posterior licença de habitabilidade para poder realizar a ligação a serviços básicos, como energia e águas. A legislação deste tipo de construções é confusa, pois em pura teoria não se pode aplicar a legislação destinada a imóveis, a algo que não é mais que uma acumulação de módulos projectados e destinados a ser transportados de um sitio para o outro. 

4. Vantagens dos contentores

Entre as principais vantagens com que conta a construção de habitações com contentores de carga, podemos mencionar as seguintes: a facilidade de transporte e variedade de contentores, são facilmente empilháveis (até 5 dependendo da sua base), a construção é rápida e favorece a redução de custo, que sempre é inferior a uma construção tradicional, são resistentes e seguros e ao reciclar contentores é uma construção ecológica e sustentável, e que resulta numa construção menos inofensiva para o meio ambiente, já para não falar que não geram alterações permanentes no terreno.

5. Desvantagens

  por CSH Container Services Hamburg GmbH
CSH Container Services Hamburg GmbH

Gebrauchter 20 Fuß ContainerSeecontainer vor dem Umbau

CSH Container Services Hamburg GmbH

Como desvantagem cabe mencionar que um contentor proporciona espaços demasiados estreitos e em alguns espaços necessita até da combinação de vários contentores para cumprir com os critérios de habitabilidade. O projecto tem de se adaptar ás dimensões do contentor e criar uma base estrutural de acordo com a sua nova finalidade. É necessário se quer garantir um espaço habitável cómodo e confortável. A manutenção é chata mas terá de ser feita, se quiser evitar a corrosão!

6. Um bom exemplo de casa contentor

Baptizada como Pocket House, esta vivenda encontra-se dentro de um contentor, ainda que à primeira vista não pareça. Sem dúvida, tomando as medidas adequadas em revestimentos e materiais, transformaram-se num lugar edifico para viver. 

Na imagem, um contento aberto por um dos seus lado foi convertido na fabulosa vivenda de dois andares quem tem  tudo o que uma casa moderna necessita; os seus coloridos revestimentos, suas amplas aberturas em vidro e seu desenho fazem-nos olhar directamente para os seus interiores: sala de jantar, cozinha, quarto e casa de banho perfeitamente equipados.

Em cima, situa-se uma varanda/terraço com vistas deslumbrantes. E quando pensávamos que esta casa não podia dar mais de si, fixamos-nos na estrutura de metal que marca o edifício e que possibilita a futura ampliação da vivenda. Outros contentores puderam unir-se à estrutura original, sem serem necessárias grandes alterações.

Ficou com vontade de ver mais terraços? Veja estes, que são super arrebatadores!

E então? Ficou quase resolvido a adquirir um?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!