Como dividir a cozinha e a sala

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

No artigo de hoje, falemos em dois espaços, que todos demos uma grande importância e muitas vezes não sabemos como organizá-los – a cozinha e a sala. Tanto podem estar ligados e unidos, como separados, a ideia é sabê-los dividir corretamente, criando um todo elegante, atrativo, exemplar, bonito e que tanto nos diz. Afinal, é por lá que passamos umas quantas horas do no nosso dia a dia. Existem, de facto inúmeras possibilidades de dividir ou de terem estes espaços juntos dentro da nossa casa, e com bastante estilo. 

Cada vez mais estes ambientes conjugados estão a ganhar adeptos, procura-se criar um espaço único, de forma a não perder metros quadrados e a criar áreas maiores, abertas e luminosas. É o caso das cozinhas e das salas, que em muitos apartamentos e casas procuram estar juntas numa única área, para facilitar as rotinas familiares, por ser mais prático e claramente por uma questão de modernidade. Contudo, todo este espaço, tem de ser muito bem planejado e organizado, para criar a privacidade e distinção em cada espaço, nalguns casos pode requerer umas obras, mas nada melhor como dar um novo ar à nossa casa e transformá-la numa nova habitação, não só a valoriza, mas sentimo-nos melhor.

Caso queira juntar estas duas áreas, a sala e a cozinha, é importante que haja uma certa coerência e divisão, como tal trouxemos seis ideias fantásticas, de como poderá dividir a sala e a cozinha, em duas belas áreas, respeitando a função e unicidade de cada uma delas. Uma destas soluções é de certeza ideal para si… Confira e venha daí!

Uma parede clássica

A primeira ideia é a mais clássica de todas, é aquela que nos deparamos na grande maioria das casas, a cozinha e a sala divididas por uma parede. É a forma mais usual de criar dois espaços completamente distintos, cada um está a salvo da privacidade, quando se está na cozinha não se vê o que se passa pela sala, são duas áreas da casa e ponto. Esta situação confere vantagens e desvantagens. Podemos referir como ponto positivo, os cheiros e os fumos não invadem o espaço da sala, fica isolado apenas na cozinha, quando temos convidados tudo fica uma surpresa, não há olhares indiscretos e curiosos, em momentos de aflição dá jeito! Como aspeto mais negativo, é a solidão que por vezes se ressente, quando se está sozinho na cozinha, não participando nas conversas ou por não se poder vigiar os filhos, temos também a perda de espaço, de luminosidade e de um espaço amplo e moderno. 

É claro que nalgumas casas a união da cozinha com a sala é completamente impossível, por estarem em duas áreas separadas e em zonas distintas da casa… Por isso só mesmo a parede para as dividir. 

Um muro baixo

Nesta e como nas seguintes soluções, já temos a cozinha e a sala como espaço aberto e único, procurando uma maneira top para a dividir. A primeira ideia será de construir um pequeno muro que separa delicadamente as duas áreas, deixando o ar aberto ou o campo de visão, mas ao nível de passagem, estas duas ficam como barradas, deixando apenas um ponto de passagem, para o vaivém. Esta situação é bastante interessante, uma vez que tem-se a vista para a sala e a luminosidade, mas ao mesmo tempo alguma privacidade. As áreas ficam bem distintas entre si, neste caso, até o pavimento é diferente, mantiveram o azulejo tradicional para a cozinha e o chão de madeira para a sala.O resultado final é bastante apelativo e atrativo para uma casa e que não queremos nem parede, nem tudo aberto, podemos o chamar de meio termo. 

Um ilha na cozinha

A ilha a dividir a cozinha e a sala, talvez seja a opção mais votada e comum dentro de casas modernas ou minimalistas, muito ao estilo de cozinha americana, como podem conferir mais sugestões lendo este livro de ideias. É uma forma de separar as duas áreas de jeito atual e garantidamente bonito e com estilo. As cozinhas americanas ou ilhas na cozinha são isto mesmo, dividem sempre a sala e a cozinha, criando uma área única, mas preservando a unicidade e de decoração de cada uma, é um encaixe perfeito e harmonioso. É uma ideia bastante vantajosa, serve de apoio a quem está a cozinha ou até mesmo para organizações/arrumações, para refeições rápidas também são ótimas. 

Este tipo de projeto conecta-se de forma orgânica aos espaços envolventes, sendo arejado, clean, luminoso e a área é extremamente bem aproveitada e ampla. É este o seu sonho americano?

Uma estante

Living room - AFTER:   por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Living room – AFTER

Home Staging Factory

Dividir a cozinha com uma estante talvez seja a solução mais fácil e low cost de todas, é um móvel bastante acessível e cria uma divisão simples e perfeita. Porquê uma estante ou não outro móvel qualquer? A resposta é simples, a estante tem várias aberturas, deixando penetrar a luminosidade que pode não existir ao dividir a sala com a cozinha. É uma estrutura que divide, mas é aberta, tem como um duplo efeito, não deixando os ambientes isolados, mas traz à mesma a individualidade e divisão de cada um deles. Um pouco ao jeito de uma parede que separa, mas que deixa entrar… Dá sempre para uma espreitadela e umas trocas de conversa! E desta já se tinha lembrado?

A mesa

MONTE DAS MOÇAS, Aljezur: Cozinhas rústicas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

MONTE DAS MOÇAS, Aljezur

LAVRADIO DESIGN

A mesa é o acessório que tanto existe na cozinha como na sala de jantar, logo se ela estiver lá a criar uma divisão, parece natural, onde nada foi forçado, como podemos constatar neste maravilhoso espaço, onde a sala e a cozinha estão juntas, mas dividas por uma mesa. Neste caso, os arquitetos Lavradio Design optaram por escolher uma mesa que se enquadra para os dois ambientes, que não faça demasiada mesa de cozinha, nem aquele chique de sala, o mais neutro possível, de forma a fundirem num único espaço e interligarem-no. O resultado foi mais que superado e deixa-nos uma fantástica inspiração para reproduzirmos lá para casa! 

Espaço aberto

Cozinha  por Studio Duggan
Studio Duggan

Westbourne Gardens

Studio Duggan

E para concluir este artigo deixamos tudo em aberto…  

Se considere que consegue unir os dois décors num só espaço, sem criar a tal barreira ou divisão, então dizemos – ARRISQUE! É sem dúvida uma solução ideal para um apartamento ou uma casa pequena, onde tudo fica arejado e não existe um amontoado de coisas, o essencial, o minimalismo e basta! Ficará sem dúvida natural e nem se distinguirá que na sala existe uma cozinha. Agora já sabe tem de ficar tudo sempre o mais organizado, arrumado e limpo possível, qualquer deslizo saltará à vista. Com uma cozinha aberta para a sala de estar e a sala de jantar morar também por lá, não há desculpas para deixar queimar o arroz! 

Já pensou em unir a sua cozinha com a sala? E que tal estas ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!