Como tirar o máximo proveito do seu pequeno jardim?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Só pelo facto de termos um jardim temos de ficar satisfeitos. Se é pequeno, não tem qualquer problema, é mais do que suficiente, já traz aquele cantinho especial e dá aquele ar fresco e beleza à casa, até porque às vezes mais não é preciso. Basta só ter uma área verde, mesmo que seja pequena, para a casa ganhar outro estilo e maior valor. Por mais pequeno que seja, dá para ter um canteiro, um espaço para aproveitar e desfrutar, com mesa e cadeiras ou sofás de jardim. Há truques para aproveitar, dar-lhe uma ilusão de grandeza e para o rentabilizar ao máximo. 

O jardim dentro de uma casa é sem sombra de dúvidas uma mais valia, preserva-nos aquele contacto com a natureza e meio ambiente. Para fazermos um jardim bonito, precisamos de traçar um plano, o tal projeto embrionário, é importante terem em conta algumas dicas, nada é à toa, sobretudo se ele for pequeno, pode parecer rapidamente um emaranhado de coisas sem sentido, e não é isso que queremos, certo? Vejam a dimensão do vosso espaço exterior e o que realmente pretendem dele. Depois leia as nossas sete dicas para tirar o melhor proveito do seu jardim, tornando-o assim o quadro natural, que olham a partir da janela da vossa casa… E digam-lá se não é uma bela fonte de inspiração?

Criar profundidade com cores

Jardins mediterrânicos por Gullaksen Architects
Gullaksen Architects

Moroccan style garden

Gullaksen Architects

Uma vez que falamos em jardins pequenos, precisamos de enganar o nosso campo de visão, procurando pequenas dicas, como estas que podem fazer toda a diferença, criando uma ilusão de profundidade, logo parece que o espaço é maior do que parece, tal como fizeram neste jardim projetado pelos arquitetos Gullaksen

Se quer ter o mesmo, só terá de pintar a área de fundo do seu jardim com cores mais apelativas e vivas, assim, terá a sensação de maior profundeza, tal como vemos neste pequeno jardim o ambiente parece mais largo, pintaram não só o fundo, como também as laterais, a nossa vista alarga todo este espaço. É incrível, como funciona mesmo!

Opções de arrumações

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

A primeira grande dica que vos queremos transmitir é a de arrumação, estamos a falar de um espaço pequeno, onde tudo tem de ficar no devido lugar, por isso nada de deixar à mercê os baldes, regadores, pás, terras e afins fora, tudo tem de ficar dentro de um armário jeitoso e especial para jardim, que fica no exterior o tempo todo e não ocupa a área da casa, para não invadir o território. Existem opções muito perspicazes e discretas, que à primeira vista parecem tudo menos arrumações como bancos secretos, mesas que escondem mais que uma opção, entre outras situações, que são fáceis de encontrar no mercado, pode descobrir vendo este livro de ideias. É uma forma de terem o que faz falta, como uma mesa ou um banco e ter subtilmente uma forma de arrumar os tais objetos. É top top, por cá adoramos ideias como estas, bem engenhosas! 

Pode optar também, por cestas que são discretas e ficam bem no território natural, reencontram-se por lá, entre cores e texturas. Escolha a opção que mais corresponde ao seu estilo…  

Jardins verticais

Moradia * Vilamoura (Pinhal Velho): Jardim  por LC Vertical Gardens
LC Vertical Gardens

Moradia * Vilamoura (Pinhal Velho)

LC Vertical Gardens

Os jardins verticais são cada vez mais procurados para enfeitar os exteriores das casas, nomeadamente se o jardim for pequeno, cria um painel verde, em altura, atrativo e bonito. Se não há espaço para plantar flores e vê-las espalhadas pelo chão, então tem sempre a hipóteses de ver verde em altura. Esta solução pode chegar pelas árvores ou outras plantas que cresçam para cima. Caso queira as tais outras plantas ou flores que vemos nos jardins horizontais, então pode colocar vasos na parede ou pendurados nas vedações. Por outro lado, existem, hoje em dia, soluções para preencher toda a fachada, com sistema de irrigação, permitindo assim, o uso de diversas plantas.

Não há desculpa para não ter o seu jardim com a cor verde… da natureza! 

A vedação correta

Jardim  por GH Product Solutions
GH Product Solutions

Sandstein und Bambus

GH Product Solutions

Um jardim tem de ter boa aparência, ser bem cuidado, caso contrário dá um ar degradado à habitação, desvalorizando-a. Não se esqueça o jardim é o passaporte de casa, é a primeira a impressão que demos. Por isso, começamos logo pela cerca ou muro, que divide o jardim com o exterior, é importante não só para manter a divisão e a privacidade, como também para embelezar. Em jardins pequenos opte por manter uma vedação direita e uniforme, toda ela do mesmo tamanho/altura, ajudará a parecer maior e organizado, mantém uma linha direita no plano visual, não tornando a nossa visão desorganizada e com sensação de confusão. 

Pequenas pedras

Colecção Equador 2015, marca "barbara osorio fabrics": Casa  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Colecção Equador 2015, marca barbara osorio fabrics

Pedroso&Osório

As pedras são uma excelente opção para o piso do seu jardim, cria um efeito bonito e clean, pode traçar um caminho de pedras, fica um jardim bem giro ou colocá-las à volta de plantas, um pouco como uma divisão e decoração. Esta solução de pedras de jardim, não é nova, mas continua sempre tão atual e fica um must. Existem diferentes tipos de pedras, tanto na forma com na variedade de cores, além disso é uma opção bem barata. Uma solução fácil e que deixa o seu pequeno jardim uma bela inspiração, além de não requerer manutenção, não há como dizer não!

A diferença de alturas

Mais um truque para criar uma ilusão ótica é brincarem com as diferentes alturas das árvores e das plantas, tal como concretizaram neste pequeno e estreito jardim. Muitas das soluções apresentadas neste artigo, constam-se neste espaço verde, desde das pedras, da água, do jardim vertical, da vedação direita e a diferença das alturas, pelo bonito leque de vegetação, desde das plantas baixas, a outras médias e a árvores maiores, tudo está presente e muito bem representado. 

A diferença de tamanho vinda das plantas e árvores dá a sensação de espaço e de imensidão, sem aquela sensação de estarmos num lugar pequeno, valoriza a área, tornando-a maior, uma vez mais. 

A água para reflexão

E como a natureza tem sido a nossa maior aliada neste procura de rentabilidade do nosso jardim pequeno, vamos a esta última dica tão importante, como as anteriores. O seu jardim é pequeno, de facto não dará para uma piscina, mas faça uma pequena fonte ou lago. A água reflete a luz, um ponto positivo num lugar pequeno, que por vezes a luz parece escassa, além disso a água cria aquele ambiente apaziguador, tranquilo e leve a um jardim e respetiva casa. É sem dúvida uma grande aposta e fácil de executar.

O seu jardim é pequeno? Então diga-nos qual destas dicas irá pôr já em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!