Antes e depois: fantástico escritório preto e branco

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Escritório AP - Sintra, MUDA Home Design MUDA Home Design Escritórios escandinavos
Loading admin actions …

Em sua casa tem divisões em que só lhe apetece fechar a porta e esconder a desarrumação que se passa lá dentro? O caso de hoje bem podia ser um exemplo disso. Falamos-lhe de um espaço em especifico, um daqueles que por uma questão de concentração se querem organizados e de decoração simples e aprumada. 

O escritório ou o seu espaço de trabalho em casa não tem mais de ser chato e aborrecido. Aliás, quer-se definitivamente um espaço bastante arejado em que seja um verdadeiro prazer passar diversas horas, se necessário, no seu interior. Por norma é aquela divisão onde se guardam, ou tenta guardar, documentos importante, álbuns de fotografias antigos, livros, dicionários e ainda aparelhos electrónicos com as suas respectivas caixas e instruções. É lá onde guardamos capas e capas com facturas e contractos, é lá também que por norma nos sentamos ao computador a organizar assuntos de trabalho ou algo mais pessoal e por todas estes motivos e mais alguns, quer-se realmente um espaço atractivo e apelativo.

Verifique connosco a gigantesca diferença neste espaço de trabalho de mãe e filho, com a imprescindível intervenção da Muda Home Design.

Fotografias: Filipe Sousa

Antes: arrumação desarrumada

Era com este aspecto que a divisão se encontrava quando a Muda decidiu conhecer o ponto de partida do seu próximo projecto. O ambiente era quase claustrofóbico. Espaço atolado de coisas, estante repleta de livros, móvel de televisão cheio de aparelhos à vista, quadros insignificantes para a decoração do espaço…

Antes: muita informação

Com esta segunda fotografia percebe-se a área total do espaço. Um sofá de grande dimensão foi colocado à força no interior impossibilitando quase a abertura de porta.

O tamanho da televisão era tão grande que quase era preciso sentar do lado de fora para existir a distancia apropriada de visão. Além de que o sofá estava colocado de forma perpendicular à mesma, não valorizando à visualização de possíveis filmes e distraindo pois encontrava-se mesmo de frente para a secretária.

Antes: espaço aborrecido

A secretária de madeira escura e as respectivas cadeiras não eram as mais indicadas para uma zona de trabalho. Não eram ergonómicamente confortáveis e isso era o que mais se pretendia. O filho desta mãe precisava deste espaço para estudar e realizar os seus trabalhos de casa e toda a aparência era aborrecida e completamente desmotivadora.

Depois: visão geral

Ao olhar para esta fotografia irá de imediato associar certas peças a grandes marcas de mobiliário e deduzir que não preciso gastar fortunas para conseguir um espaço acolhedor mas também muito bonito e agradável esteticamente.

Sim, é o mesmo espaço! Quem diria..agora é iluminado e super organizado. As paredes vêem-se bem e são brancas. Ao fundo e preenchendo, decorando mas não ocupando espaço, foi colocado um vinílico de parede com a definição de família.

Depois: preto e branco

A secretária é de tampo em madeira clara e o mesmo assenta sobre uns delicados pés brancos. Uma mini cómoda de gavetas divide o amplo tampo em duas distintas zonas. De um lado a zona com a máquina de escrever e do outro o pequeno e moderno ipad. As cadeiras que os fazem acompanhar são do mesmo modelo mas de cores opostas: preto e branco, tal como todo o espaço.

O contraste de gerações/histórias é engraçado e serve quase como tema! O quadro para escrever a giz, a maquina de escrever, o calendário em papel e para completar um dos mais modernos aparelhos de comunicação, o ipad.

Depois: os essenciais

A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família

Sob a secretária estão apenas presentes objectos necessários, como o candeeiro branco, a mão negra com canetas e caixas de arrumação de objectos pequenos (no interior podem ser guardados blocos de notas, clips, agrafador..).

Agora a vista da secretária não é mais a mega televisão mas sim um quadro onde pode colocar apontamentos e listas do que não esquecer de fazer. E quando não se entende algo, porque não fazer um desenho?

Depois: armário/estante

O que mais precisava de uma mudança no passado era mesmo o armário/estante de livros. Era castanho escuro e todos os livros e dossiers ficavam à vista de forma desarrumada. Agora o armário é próprio para escritórios pois tem a profundidade certa, para todos os documentos ficarem organizados devidamente.

É composto por portas com zona em vidro e zona opaca. Sendo de portas tem a vantagem de não ter de se preocupar com a limpeza do pó e de na parte opaca de poder esconder caixas e papelada por norma extremamente desorganizada.  O truque é esconder a parte má e deixar à vista apenas o lado bom.

Depois: espaços interligados

A estante tendo prateleiras ajuda na arrumação correcta por estilo ou género literário. Coloque sempre as lombadas voltadas para a frente, assim na hora de procurar algum será muito mais fácil e nem precisará de abrir portas, já que as mesmas são em vidro. Sendo em vidro, o espaço fica mais clean e mais transparente, o que é uma vantagem pois parece de certa forma aumentar o tamanho do espaço.

Um cesto de palha colocado no chão pode servir para colocar revistas, papeis para reciclar ou ainda servir de cachepot para vasos, esta ultima ideia fica giríssima.

O tapete de cor clara marca a zona de trabalho e insere mais cor clara à atmosfera, em vez do revestimento em madeira castanha escura prevalecer.

Depois: pormenores

Junto à janela foi colocada uma poltrona de braços em madeira e forrada a tecido de cor natural. Aqui pode ler-se um bom livro com o apoio da imensa luz natural que se faz entrar. A almofada com dizeres é mais uma tendência que veio para ficar. A planta verde junto à janela fornece frescura e leva a natureza para o interior.

Que achou de toda a intervenção? Deixe-nos a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista