Um quarto bonito e divertido para o seu filho

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Caros papás e caras mamãs, 

Tomem nota porque hoje trouxemos um artigo para o ser mais importante das vossas vidas… o seu filho!

O seu filho já deixou as fraldas? Está maiorzinho e com outra autonomia, então neste caso o quarto do pequenito, já pede outro tipo de decoração, mas tenha calma nada de desesperar, não é complicado, apenas é necessário fazer alguns ajustes, vai ver que até será um momento divertido. Para o elucidar nesta nova realidade trouxemos umas dicas interessantes e importantes a considerarem, aquando a mudança/renovação do quarto. A partir de agora, já tem de começar a organizar e preparar o quarto a pensar no futuro, já sabe que em menos de nada ele já é um rapaz crescido e que por questões logísticas e financeiras, não se muda os móveis, o chão ou a pintura a cada vontade e mudança de gostos. O truque é manter uma certa neutralidade dos elementos básicos e apostar na decoração e nos têxteis que são mais fáceis e baratos de trocarem, mas isso quando o seu filho passará para outra 'onda'!

Antes de iniciar qualquer mudança, aconselhamos-vos a fazerem uma intensa pesquisa aqui na homify, nos profissionais, artigos e livros de ideias, como também em lojas físicas. Assim, poderão perceber com calma o que querem, sem precipitações e stress. Para que não caia na tentação de comprar elementos giros e fofinhos que possa ver a meio caminho, crie um orçamento inicial. Como tal, sabe se depois de terem comprado o essencial, sobra para o tal miminho. Mas cuidado, o quarto deve ficar leve, se o atulhar de coisas desnecessárias e que atrapalham ficará cansativo e parecer-se-á mais como uma montra, do que propriamente um quarto de uma criança. Posto isso, podemos dar entrada às soluções que tornará o quarto do seu filho, não só bonito, mas também divertido…

Leia da primeira até à última dica. Depois? Depois só terá de pôr em prática.Vamos a isso?

A cama

Quarto de crianças  por Little Lucy Willow
Little Lucy Willow

Archie Fairweather Truckle Bed

Little Lucy Willow

O berço já não serve, o corpo do seu filho cresceu e desenvolveu, precisa de mais autonomia para entrar e sair da cama sozinho, por isso está mais do que na hora de mudarem de cama. Esta que irão comprar para esta fase, por volta dos três anos de idade, irá durar pelo menos até à sua adolescência ou talvez mais ainda. Por isso, quando maior for, melhor será! Se achar ainda, que a criança sujeita-se a cair, ponha barras laterais ou encoste a cama à parede. 

cama deverá ser bem confortável, tal como o colchão. E se puder ter umas arrumações ou outra cama escondida por baixo, melhor ainda, para receber os tais amigos ao fim-de-semana. Ideias que devem ser bem ponderadas. 

Escolha uma cor

Quarto de crianças  por StarStick
StarStick

Vinilo decorativo infantil Avión con confeti

StarStick

Uma das primeiras coisas a definirem será sem dúvida a cor para as paredes para o quarto do filhote, se elas estiverem bonitas, o aspeto ficará logo diferente e bem agradável. Mas como escolher a cor? Bem antes de mais, aconselhamos-vos cores claras e neutras, uma vez que falamos de crianças, o ambiente tem de ficar leve e apaziguador. As cores têm influência em nós, logo se este espaço é de repouso, a própria paleta cromática deve ser clara, de forma a transmitir boas energias. Por outro lado, tem de existir a alegria e a suavidade infantil. Que depois pode encontrar por apontamentos, nomeadamente por autocolantes ou outros elementos decorativos, de cor mais viva. 

As cores mais procuradas são o azul para os meninos e o cor-de-rosa para as meninas, se este é o que pretende então vá em frente, fica bem sem qualquer dúvida. Contudo, se pretender fugir ao cliché, pode optar pelo roxo, laranja, bege ou verde, mas sempre em tonalidade clara, para não sobrecarregar. A escolha da cor, pode ter a ver com a escolha de uma temática, como das princesas, da natureza, dos planetas, do circo, entre outras opções que de certeza tem em mente. Por outro lado, se preferir jogar pelo seguro, o branco é a cor predileta, adapta-se a tudo, irradia luz, não cansa e é neutra, esta cor permite ousadia no revestimento e decoração do quarto. Agora é uma questão de decidirem…  

O chão

Quarto Infantil : Quarto de crianças  por Formafantasia
Formafantasia

Quarto Infantil

Formafantasia

O revestimento do pavimento é uma questão muito importante que também, devem colocar em cima da mesa. Questionarem-se sobre o material que querem, chão flutuantes, tacos de madeira, azulejos ou carpete. Uma vez que estamos a falar em quarto, mais precisamente em quarto de criança, talvez os azulejos ficam de fora, por serem um revestimento mais frio. Os restantes cria melhor ambiente e são mais quentes. A carpete, talvez seja uma solução assertiva, sabemos que as crianças adoram brincar pelo chão ou andarem descalços, e este revestimento é mais quente e confortável. Além de trazer um ambiente acolhedor. Não tenha receio, hoje em dia, existem diversos modelos e são anti-alérgicos. 

O quarto fica, sem dúvida com outro ar, que só apetece andar descalços para sentir o macio do chão.

A luz

no coração de Alfama: Quarto de crianças  por Iluztra Lda
Iluztra Lda

no coração de Alfama

Iluztra Lda

O brilho no quarto é fun-da-men-tal! Não pode faltar em nenhum lugar, muito menos do lado da pequenagem! O quarto do seu filho pode ser composto por um candeeiro principal, com uma luminosidade mais forte, para brincar e trabalhar, mas também por uma luz de presença, para o momento de adormecer, sabemos que muitos meninos precisam de uma luz de fundo, para se sentirem mais seguros e não ficarem na escuridão. Cremos que este candeeiro português, da Iluztra, é super animado e com pinta, será a luz perfeita lá para casa. Mostre-lhe e diga-nos o que ele achou…  

A decoração

PVC Nascimento: Quarto de crianças  por Culto Decor
Culto Decor

PVC Nascimento

Culto Decor

A decoração é a parte que mais prazer nos dá, é aquela que traz os nossos gostos e que personaliza o espaço. Já vimos, que a decoração tem de ser q.b. deve existir, mas nunca em demasia para não perder o ar de graça e não tornar o ambiente pesado e confuso. Escolha os detalhes que marcam o seu filho e que ele também gosta, como super-heróis, animais, princesas… No fim, quando se fartar, será fácil e barato alterá-los. A decoração marca o mood

Os acessórios importantes e que devem estar no quarto de uma criança são:

- roupa da cama, os lençóis e o edredão, poderão ser alusivos à temática do quarto.

Prateleiras, com livros e brinquedos.

- Quadros, com desenhos, fotografias ou recordações de um momento especial, por exemplo, dados do nascimento, fica um must, como podemos ver na inspiração.

- Caixas, estas permitem organizar os brinquedos além de proporcionarem uma decoração bonita.

- Tapete e cortinas, essenciais para o quarto, dão aquele toque decorativo e acolhedor. 

- Candeeiro.

E por falar em candeeiro… . vamos dar luz…

A segurança

Por fim e não menos importante, qualquer pai deve considerar a segurança no quarto do seu filhote. Ter em atenção algumas questões logísticas, para evitar possíveis acidentes. Vamos enumerar alguns desses cuidados para tomarem nota:

- cuidado com os brinquedos espelhados no quarto, ter caixas, prateleiras ou armários para os colocar depois das brincadeiras, para não causar quedas ou escorregadelas. 

- Colocar uma proteção na cama, nomeadamente se for beliche.

- Ter cuidado com as tomadas e fios de electricidade.

- Os tapetes se não fixarem bem ao chão, colar fita adesiva dupla. Ou apostar nos antiderrapantes. 

- Assegurar-se que os móveis estão bem seguros e montados.

- Ter cuidado com as janelas, devem possuir grades, telas ou travas.

- Ter cuidado com as fechaduras das portas.

- Ter cuidado com os cantos dos móveis.

Com todas estas dicas não há razão para o seu filho não ter um quarto à maneira!

As nossas dicas vão o ajudar? Diga-nos qual é que vai levar daqui!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!