Uma casa muito especial em Azeitão

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Esta é uma casa muito bonita e especial, em estilo mediterrânico. Uma arquitectura moderna, elegante que provém de uma arquitectura muito tradicional, o simples volume com telhado a duas águas, e em que salta à vista a sua cor original. 

Esta moradia de sonho localiza-se em Azeitão, freguesia portuguesa localizada na base da magnífica serra da Arrábida. Também os exteriores, um jardim ao estilo mediterrânico, é um espaço fantástico. Inspire-se!

O projecto é dos arquitectos EXTRASTUDIO, um atelier sediado em Lisboa, com projecto muito interessantes. Esta equipa dedica-se à Arquitectura, reabilitação e desenho urbano. A sua estratégia de concepção resulta em soluções inovadoras, criativas e insólitas. Incorporam, segundo os mesmos, a complexidade e diversidade, pelo que se interessam por questões como o património, a regeneração urbana e a sustentabilidade.

Cenário

homify Casas mediterrânicas

Um cenário idílico digno de um quadro é este magnífico contraste criado pela moradia, que contrasta com as tonalidades do céu e com o denso verde do jardim.  Na fachada em betão pigmentado de um vermelho,rosa quase terracota existem dois recortes geométricos que também eles contrastantes na sua geometria, um quadrado e um círculo, as janelas da casa que também elas refletem a paisagem envolvente. 

A casa trata-se de um volume simples com um telhado a duas águas, característica que já existiria na casa anteriormente ao projecto. Assim como as várias laranjeiras que contamos no jardim, baixas e frondosas no seu verde escuro, já com apontamentos de laranjas, um cenário muito mediterrânico. 

Uma casa desafia o ideal mais comum de moradia de forma harmoniosa e surpreendente. 

A moradia e a envolvente

homify Casas mediterrânicas

Aqui vemos a mesma fachada da casa, onde é perceptível algo que na última imagem não o era. Um terceiro rasgo nesta fachada una, desta vez uma janela rectangular, diria panorâmica que ocupa toda a base da fachada da casa. 

Uma outra surpresa é que em frente à casa se localiza um bonito espelho de água que reflete toda a habitação como um perfeito espelho, evidenciando o contraste entre a habitação, a vegetação, o céu, a geometria…

O muro da casa á um muro alto, em betão ao qual trepam algumas plantas trepadeiras. 

Uma composição muito simples e harmoniosa, de uma simplicidade especial que não é fácil de obter.

Pormenores

homify Janelas e portas mediterrânicas

Aqui vemos mais de perto o tom original escolhido para a fachada da casa, na sua totalidade.

Podemos também verificar mais uma vez que a fachada é bastante simples, desprovida de elementos decorativos e até as janelas são construídas da forma mais elegante possível de modo não é perceptível qualquer caixilho ou moldura na janela, exemplo.

O vidro reflete o céu mostrando ainda um santo, uma peça muito tradicional das casas portuguesas.

Exteriores

homify Piscinas mediterrânicas

O muro é tosco, as trepadeiras despenteadas e o espelho de água muito contemporâneo traz a este cenário a rigidez da geometria, o reflexo da água 

Mais uma vez um cenário muito bem conseguido, uns exteriores muito modernos mas ao mesmo tempo muito tradicionais .

Conheça aqui outros jardins no estilo mediterrânico.

Interior

homify Salas de estar mediterrânicas

E porque não só de exteriores fantásticos se faz uma casa de sonho, e sabemos que a sua curiosidade muitas vezes reside no espaço habitável, espreitamos o interior…

Esta imagem mostra uma divisão ampla, com uma decoração bastante simples. Ao fundo uma grande estante com livros, embutida na parede o espaço inclui ainda um tapete, um cadeirão e uma televisão. Por todo o lado vemos brinquedos de crianças, este parece ser o espaço para os mais novos, muito moderno. 

Conheça aqui outros espaços de diversão para as crianças.

Gostou?! Deixe o seu comentário!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista