A casa palito!

Luciana P Luciana P
homify Casas de banho minimalistas
Loading admin actions …

Para muitas pessoas, principalmente aquelas que adotam um estilo de vida urbano com rotina intensa, ter uma casa pequena é sinônimo de praticidade, conforto, flexibilidade e organização. Um espaço onde cada coisa tem seu devido lugar, onde os espaços geralmente são dotados de soluções práticas e muitas vezes até mesmo de estética minimalista para manter a sensação de amplitude e frescor.

Ao contrário das casas grandes, que exigem intensa manutenção, rotinas extenuantes de limpeza e custos amplificados, a casa pequena possui qualidades que tornam o tempo muito mais valoroso, onde geralmente focamos num estilo mais simplificado de vida. Que tal experimentar estas sensações e deixar o seu dia ainda mais longo?

Para exemplificar este estilo e mostrar o quanto menos espaço pode gerar muito mais conforto em sua vida, vamos trazer hoje uma casinha pra lá de especial. Projetada pelos profissionais alemãs da FingerHaus, esta casa é um verdadeiro charme. Fininha, pequena, graciosa… Conheça agora e surpreenda-se com belíssima Casa Palito!

A casinha e seu entorno

homify Casas minimalistas

Localizada num bairro alemão cheio de casinhas neste mesmo estilo, ela chama atenção pela simplicidade e forma linear. O branco de sua fachada e esquadrias é bem claro e consistente, deixando apenas que suas formas trabalhem o contorno e o contraste com o ambiente. 

Junto à casa, vemos uma edícula construída especialmente para receber a garagem, onde encontramos uma estética bem diferente com a finalidade de não concorrer com as formas marcantes e ao mesmo tempo delicadas da habitação.

O jardim recebe um gramado verde, onde o terreno espaçoso faz-se bastante útil na tarefa de fornecer áreas de lazer e permeabilidade do solo. Pelo tamanho do terreno, poderíamos ter tido uma casa bem maior, mas a escolha, como dissemos anteriormente, era priorizar um estilo de vida que se desenvolvesse numa estética minimalista e de simplicidade.

Chegando mais perto

homify Casas unifamilares

Assim que nos aproximamos desta casinha especial, já notamos sua aparência forte no estilo minimalista, de linhas simplificadas e exteriores monocromáticos. Junto à esta fachada dos fundos, temos uma pequena área para refeições externas sob o sol. 

Apesar de pequena, a arquitetura não economizou em janelas e esquadrias com grandes panos de vidro que inundam a casa de luz e energia, o que garante ambientes amplificados, luminosos e sempre frescos.

Fachada da rua

homify Casas minimalistas

Olhando a partir da perspectiva da rua, temos uma arquitetura fácil, acessível e sincera. Percebemos com ainda mais clareza suas dimensões reduzidas, onde os usos se distribuem principalmente de forma vertical. Aqui fica claro que as áreas são empilhadas por tipo de uso, sendo o último andar o mais íntimo e o primeiro, o mais social. 

Por conta das características do entorno, a tipologia arquitetônica aderiu à ideia de não encostar nos vizinhos, permitindo este respiro, com ventilação natural e incidência solar garantida. Perfeito para regiões onde o sol é mais valoroso do que extensas áreas internas. 

Vamos entrar?

homify Salas de estar minimalistas

Finalmente chegamos ao interior. Aqui percebemos com alegria o quanto a luz é importante, inundando completamente o ambiente. Nas paredes e no teto foram utilizadas pinturas claríssimas, que a refletem ainda mais. A planta retangular comprida recebeu sofás confortáveis e nada mais é adicionado além de um prático rack de madeira, luminária para leitura e um piso de madeira maravilhoso que reina no espaço.

Por incrível que pareça, espaço de sobra até para as crianças brincarem!

Espaços integrados

homify Salas de jantar minimalistas

A melhor forma de aproveitar ambientes pequenos é integrando os espaços. Desta forma, reduz-se os cantos e áreas perdidas com vedações e paredes, deixando a luz, a ventilação, os olhares e pessoas circularem livremente. Aqui encontramos toda a área social, composta de estar e jantar, num único espaço. Pra contrastar com os interiores claríssimo, este canto recebeu cadeira modernas em metal e acabamento preto, que ornam com uma mesa branca de linhas simplificadas. 

Acrescentando um toque de elegância, não deixaram de aparecer algumas referências mais naturais como as várias plantinhas e flores decorativas e o móvel de madeira castanha com uma cara mais retrô. Uma combinação de diferentes referência que funcionaram lindamente neste espaço!

Circulação vertical

homify Corredores, halls e escadas minimalistas

Não poderíamos deixar de mostrar a área da escada, que transpassa todos os níveis, conectando-os. Sua forma é simples, em madeira escura e metal, que contrasta com os interiores e revestimentos claríssimos. A iluminação aqui também tem um papel importantíssimo, destacando ainda mais a escada.

Nível superior

homify Espaços de trabalho minimalistas

O nível superior recebe uma charmosíssima iluminação que vem da cobertura e deixa tudo muito brilhante, claro, com aparência impecável e organizada. Esta área é especial para estudo e trabalho e portanto trata-se de um ambiente relaxante, gostoso e ideal. Aqui estamos longe do barulho a rua, com uma certa distância do caos urbano, e ainda dentro de casa numa área propícia à concentração e atenção.

Quarto delicado

homify Quartos minimalistas

O quarto de casal possui uma delicadeza impar. Aqui o sossego e a paz imperam, lugar perfeito para retomar as energias e ter um sono perfeito que nos prepare para o dia seguinte. 

Dentro da estética minimalista, percebemos que o quarto é um ambiente reservado apenas para esta função, onde não encontramos armários de armazenamento nem móveis com outras utilidades. A proposta é única, contornando um estilo de vida especial

Banheiro suave

homify Casas de banho minimalistas

O banheiro já nos lembra um estilo escandinavo, mas com um piso mais escuro e a presença marcante de azulejos e revestimentos frios. A proposta aqui foi ser simples, organizado, claro e pontual. Com poucos objetos e mimos decorativos, que trazem uma sensação de personalidade e graça ao ambiente.

Fim do passeio

homify Casas pré-fabricadas

Terminamos este artigo com mais uma vista da Casa Palito. Simplicidade, graça, funcionalidade e tamanho na medida certa. Uma arquitetura que nos ensina um outro modo de viver, confrontando até mesmo o exagerado apego e consumismo de nossa sociedade. Que tal experimentar um novo estilo de vida?

Se você gostou desta novidade, sugerimos também mais uma visitinha imperdível:

Casa portátil de 72 m²!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista