Como pintar paredes: 5 erros que todos cometemos | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Como pintar paredes: 5 erros que todos cometemos

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Salas de estar modernas por homify Moderno
Loading admin actions …

Uma parede feia… Um pincel e uma tinta bonita… Uma perfeita história de amor com um final feliz? Nem sempre!

É verdade que quando queremos dar um aspeto diferente à nossa casa, ou simplesmente reavivar o estilo de um compartimento, pintar é a solução que imediatamente nos ocorre. E é também das mais baratas, há que reconhecê-lo! 

Com um pouco de cor, ou apenas com uma nova demão de tinta, podemos conseguir resultados fantásticos. Mas não se deixe enganar: – pintar paredes não é tão simples como poderia supor! Desde acabar a tinta a meio, até acabar a pintura e descobrir que a cor fica hedionda nesse espaço, há muitos erros que se podem cometer quando se pinta uma superfície da nossa casa, com resultados nada simpáticos que apenas o irão fazer perder tempo e dinheiro. E por vezes a melhor solução é mesmo pedir a ajuda de um profissional.

Mas se está decidido a fazer você mesmo a renovação das paredes lá de casa, pintando, acredite que não é uma missão impossível. Apenas precisa de se preparar bem! Para o ajudar nessa tarefa hoje trazemos-lhe uma lista dos erros mais cometidos de sempre na hora de pintar paredes. Venha connosco descobri-los, e mãos à obra!

Erro nº 1 – Falta de preparação do espaço de trabalho

Remodelação / Renovação de Interiores Salas de estar rústicas por RenoBuild Algarve Rústico
RenoBuild Algarve

Remodelação / Renovação de Interiores

RenoBuild Algarve

Preparar corretamente a área onde vai realizar a pintura pode parecer um passo bastante óbvio, mas acredite, é um dos mais esquecidos. Parece que é só uma pequena porção de parede e não precisa de fazer grandes preparativos? Esqueça! Vai acabar com a mobília cheia de salpicos, com as tomadas pintadas ou com o chão todo manchado. Mesmo que tenha muito cuidado a tinta escorre e pinga.

O que deve fazer? Proteger! 

Junte os móveis que não conseguir mudar no centro da divisão e cubra-os com plástico ou com tecidos velhos. 

Proteja as tomadas, os rodapés, as sancas ou qualquer área pequena com fita adesiva. Mas não use qualquer uma, ou arrisca-se a que quando proceder à sua remoção fiquem restos agarrados à superfície, ou pior, que arranque pedaços da superfície que queria proteger! Adquira uma fita específica para esta finalidade nas lojas da especialidade.

Por último não se esqueça do chão, cobrindo-o na sua totalidade com tecido ou plástico.

Se seguir estas recomendações tanto a pintura como as limpezas e arrumações posteriores ficarão muito facilitadas.

Erro nº 2 – Insuficiente preparação das paredes

Remodelação / Renovação de Interiores Salas de estar modernas por RenoBuild Algarve Moderno
RenoBuild Algarve

Remodelação / Renovação de Interiores

RenoBuild Algarve

Nós percebemos o entusiasmo! O desejo de mudança tomou conta de si e mal pode esperar para começar a pintar. Mas calma, não se precipite pois isso poderá ser um erro que irá pagar caro mais tarde, levando mesmo a ter de refazer todo o trabalho. Uma parede com resíduos de gordura ou fumo, com rachaduras, tinta descascada ou outros danos pode fazer com que a tinta que vai utilizar não adira completamente e descasque pouco tempo depois. 

Antes de começar o trabalho de pintura propriamente dito há que preparar a superfície a pintar convenientemente. Limpe cuidadosamente a totalidade da superfície a pintar com detergente, corrija as rachaduras ou buracos com massa própria e remova os restos de tinta com lixa ou uma escova de arames. Deverá aplicar um primário e só depois pintar com a cor desejada. E não se esqueça: – se os danos forem profundos, ou houver infiltrações de humidade, não avance no trabalho sem resolver essas situações previamente.

Erro nº3 – Escolha e compra da tinta

Salas de estar modernas por homify Moderno

Neste passo os erros são vários e todos acarretam mais trabalho e mais investimento. Apaixonou-se por uma cor e quer mesmo tê-la na sua casa. O seu quarto está a pedir um pouco de cor? 

Mas será que a cor escolhida é adequada? Será que fica bem ali? Não irá cansar-se dela rapidamente?

Antes de escolher a cor tenha em conta o seguinte: – siga o seu gosto mais do que a tendência da moda para depois não se arrepender; – Tenha em atenção a luz natural que entra na divisão; – Peça cartões cobertos com a tinta que escolheu e verifique se fica bem na parede que quer pintar, – Depois de escolher a cor com os cartões, teste numa pequena porção com uma lata de tinta pequena para evitar um grande investimento falhado em tinta. E não se esqueça de que uma tinta mate não lavável é totalmente desaconselhada em locais como a cozinha ou a casa de banho! 

Depois de escolher a cor pretendida não se esqueça de medir bem as dimensões da parede para comprar tinta suficiente, de anotar a referência da tinta que comprou para se for preciso mais posteriormente, e de ter em conta o tipo de parede, pois as paredes rugosas precisam de mais tinta do que as lisas.


Erro nº 4 – O processo de pintura propriamente dito

Painters in Archway Salas de estar modernas por Builders Archway Moderno
Builders Archway

Painters in Archway

Builders Archway

Ah! Balde de tinta aberto e rolo ou trincha na mão e toca a pintar! Certo, mas também aqui as coisas podem não correr como programado sobretudo se não dominar muito bem a técnica. 

Superfícies com tons pouco uniformes, tinta que não adere, que escorre ou que se esgota, bolhas que se formam, são alguns erros que vão pôr em causa o resultado do seu trabalho. 

Por isso previna-se: – negócios baratos raramente são bons negócios, compre um bom rolo de pintar, de preferência de pelo curto para evitar a formação de bolhas na camada de tinta aplicada; – treine um pouco numa placa antes de começar com a parede propriamente dita até apanhar o jeito de manejar o rolo para que o resultado seja uma cobertura perfeita; – coloque a quantidade de tinta adequada no rolo, pois se colocar demais vai escorrer e gastar muita tinta, se colocar pouca arrisca-se a um resultado pouco uniforme; – se verificar que a tinta está muito líquida e escorre o truque é aquecê-la um pouco (até ficar morna) para evaporar o líquido ou adicionar um pouco de gesso (se a tinta o permitir); – uma tinta que não adere à superfície pode indicar que a parede tem humidade ou salitre o que implica medidas prévias à pintura.

Erro nº 5 – Após a secagem

Nesta fase já não é tanto errar mas sim verificar erros cometidos e repará-los. Depois da tinta seca pode reparar em defeitos que durante a fase de pintura não reparou, como a tinta rachar ou aparecerem manchas.

Se a tinta quebrou ou rachou provavelmente esta não aderiu bem porque a parede não estava perfeitamente limpa e terá de recomeçar tudo outra vez. Se aparecerem manchas estas também se podem dever a sujidade, pelo que deverá remover esta camada de tinta, limpar de novo, aplicar um primário e só depois pintar com a tinta escolhida. Mas se as manchas se deverem a humidade antes de fazer isso deve eliminar as fontes da humidade. Ou seja, nesta fase terá de recomeçar na fase do erro número dois!

Tintas para interiores

Sala de estar _ Zona da lareira Salas de estar clássicas por OMNU_Creative Houses Clássico
OMNU_Creative Houses

Sala de estar _ Zona da lareira

OMNU_Creative Houses

Se quiser muito ser você mesmo a fazer já sabe como pintar paredes interiores na sua casa. Neste livro de ideias explicámos como pintar uma parede ou como pintar paredes já pintadas, além de mencionarmos os erros mais cometidos por nós. Peça ajuda a um decorador da sua área de residência e em conjunto escolham a melhor tinta para interiores. Neste artigo pode tirar inspiração para as cores de parede para a sua sala.

Foi você mesmo que pintou as paredes lá de casa? Partilhe connosco como correu a experiência! 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!