Antes & Depois: de vila dilapidada a casa moderna

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
réhabilitation d'une maison de ville de 1890, atelier julien blanchard architecte dplg atelier julien blanchard architecte dplg
Loading admin actions …

Hoje nós vamos conhecer todos os detalhes sobre uma renovação de uma casa histórica, que foi assinada pelo fabuloso arquiteto francês Julien Blanchard. A casa foi construída com pedra e somente na década de 60 recebeu uma leve reforma. A propriedade, porém, se encontrava definitivamente em um estado lamentável devido à tecnologia de baixa qualidade da época em que foi construída.

A tipologia do edifício é como uma adega com vista para uma rua movimentada na antiga cidade  Montpellier na França. Escondida em meio à tantas outras residências antigas, uma das principais preocupações desse projeto era que o resultado final pudesse fazer uma viagem ao passado de maneira sutil, contando com a transformação de espaços originais – mesclando o novo e o antigo em uma só estrutura. Ficou curioso (a)? Acompanhe mais detalhes abaixo!

Antes: fachada original

Construída em uma cidade de 10 mil anos, não é à toa que essa propriedade seja tão antiga. Essa é a primeira imagem que vamos ver deste projeto – em seu estado natural, antes do início da reforma – as ripas de madeira encontravam-se em um péssimo estado. A umidade espalhava-se pelo ambiente e a fachada estava semi-destruída, sofrendo ações do tempo. 

Depois: wow!

Moderna, rústica e repleta de uma sutileza elegante, que nos enche o olhar! A crueza das paredes se mesclam junto à modernidade da piscina, tornando o exterior da casa um ambiente gracioso e muito autêntico. O terraço foi revestido com madeiras do tipo Ipê e o telhado em formato de pérgula foi revestido com palha. O uso de materiais naturais tornam com toda certeza o ambiente mais acolhedor. 

Depois: piscina natural

Esta piscina foi construída com blocos de madeira prensada e fechada. O revestimento de concreto foi coberto com uma camada de feltro preto reforçado com PVC e soldado. Assim, a água ganhou esse aspecto escuro que nos lembra um lago de águas misteriosas e profundas. Ao redor, a parede de pedra natural acrescenta ainda mais o visual rústico chique. Os vasos de cor terracota com plantas dão mais charme à característica natural dessa piscina. 

Antes: trabalho a fazer!

Este é um grande projeto de renovação, como falamos os desafios eram muitos e a reforma estava longe de ser uma tarefa fácil! A prova disso é esta imagem – lembre-se do terraço, duas imagens acima! O jardim pode ser visto por trás do trator. A estrutura existente foi usada como um alicerce de concreto para a nova casa que estava prestes a ser construída. 

O piso térreo é composto de vários tipos de pavimentação de concreto e foi completamente tratado e isolado. Por cima, um novo revestimento com o novo piso em madeira castanha foi grampeado e colado, assim como as vigas de suporte.

Monolítico

O aspecto monolítico da estrutura está presente nos interiores assim como no exterior. O charme do concreto  foi mantido intacto para que a cada olhar se houvesse a lembrança com memórias do passado. 

Depois: sala de estar iluminada

A classe dessa sala de estar foi recheada com luz que atravessam as grande janelas no lado direito. O piso de madeira castanha ajuda a aumentar a sensação espacial do ambiente, criando um sentido de continuidade entre os espaços. A decoração moderna contrasta com os interiores de uma maneira homogênea. 

Depois: a escada

A escada foi construída com madeira, porém um segunda coluna de monólito de betão foi adicionada para servir como um suporte para a escada. À direita se pode ver uma pequena cerca de madeira do mesmo material que protege o vão vazio, entre um piso e outro. 

Antes: teto falso e telhado

Notamos que o teto falso foi removido e o telhado ganhou uma reforma completa. Descubra o resultado!

Depois: moderno e rústico

O teto ganhou uma aparência elegante e rústica. O suporte de madeira natural engrandece ainda mais o design da residência. Observe o esforço contínuo para criar continuidade entre os elementos do passado e do presente, as vigas expostas e o detalhe de pedra cria uma rusticidade que combina perfeitamente com as linhas retas do mobiliário e do revestimento da parede.

Depois: ambientes prontos

O piso em mal estado foi substituído por parquet na cor castanha, os espaços ganharam texturas diferentes e ao invés de paredes foram colocados blocos para substituir os cômodos internos. Um toque de cor é outro detalhe que acrescenta frescor da vida contemporânea. 

Depois: espaço sem paredes

Como explicamos previamente na imagem acima, cômodos no formato de cubo substituem ambientes convencionais. Este quarto sobre rodas pode ser colocado em qualquer ângulo. Diferente do piso térreo, esse possui armazenamento cúbico e uma biblioteca. Assim é possível brincar com o espaço interno. Esta realmente é uma grande ideia, você gostou?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista