Tectos falsos: 10 propostas sensacionais

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
AM HOUSE, SANSON ARCHITETTI SANSON ARCHITETTI Salas de estar minimalistas
Loading admin actions …

Há inúmeras formas possíveis para os tectos falsos. Estes volumes podem-se construir em qualquer espaço da casa, sendo úteis para esconder iluminação, os sistemas de aquecimento e os marcos das portas. Porém, o seu papel vai muito para além do funcional. Com um tecto falso, podem-se separar, racionalmente, diferentes áreas de um espaço sem ter que se recorrer a paredes. Assim, pode ampliar uma área, definindo os seus limites apenas por via dos volumes no tecto. 

Neste livro de ideias, deixamos-lhe 10 propostas para criar um tecto falso.

1. Tecto falso para a escada

Um tecto falso pode consistir numa peça de inserção ou ocupar toda a superfície do tecto. Nesta casa, em Veneza, os arquitectos criaram uma placa de gesso que recupera a excessiva altura da escada. Os tons brancos foram enfatizados pela iluminação, contrastando lindamente com o piso em carvalho. De realçar, ainda, a materialidade da escada ladeada por um moderno corrimão em vidro que nos permite ver o seu desenho. Esta estrutura é, sem dúvida, a protagonista do espaço.

2. O valor decorativo de um tecto de gesso

O tecto de gesso não é apenas funcional. É, também, decorativo. 

Neste apartamento moderno e contemporâneo, podemos ver como o tecto ditou a personalidade do espaço. Para além disso, também separa os espaços, o que significa que não foi necessária uma parede a dividir o hall de entrada da sala de estar.

Uma ideia bonita que pode incorporar na sua casa para lhe dar um toque de personalidade.

3. Móveis e tectos de gesso

Intervento di Ristrutturazione di un appartamento zona Monteverde, a Roma ., NicArch NicArch Corredores, halls e escadas modernos

Eis um exemplo de um tecto falso combinado com um conjunto de prateleiras. Todos os elementos são totalmente feitos em gesso. 

Este apartamento italiano foi remodelado e, com apenas 80 m², o espaço foi distribuído de acordo com as necessidades dos donos.

Para iluminar o pequeno recanto, embutiu-se iluminação a contornar todo o perímetro. O nicho está também iluminado com um LED.

4. Tectos falsos para luzes e ar condicionado

Se procura uma forma de esconder o aquecimento ou ar condicionado, o tecto falso é a resposta. Foi a solução encontrada para o apartamento do qual provém esta imagem. Esta área central foi equipada com um tecto falso que incorpora luzes fluorescentes, assim como um sistema de ventilação situado sobre a porta de cada divisão. 

5. Um tecto falso para o hall de entrada

homify Corredores, halls e escadas modernos

Com um tecto falso, pode criar uma atmosfera maravilhosa, assim como um efeito único. Ora veja este bonito corredor!

Com um pé direito baixo, o tecto falso aumenta visualmente o corredor, enquanto as luzes LED iluminam o caminho. 

6. Um tecto com curvas

CASA MNC, Tramas Tramas Salas de estar modernas

Um tecto falso não tem que apresentar um formato linear. Pode, também, ter curvas sinuosas. 

Neste projecto, podemos ver como o tecto falso, que cobre duas áreas da casa, melhora a logística do espaço. De um lado, temos o sofá e a área de estar e, do outro lado, a sala de jantar. O tecto faz a divisão neste espaço aberto. 

Este conceito moderno é perfeito se tem dois ambientes que não quer ver obstruídos. 

7. O tecto que esconde

Este tecto falso branco surge sobre a sala de jantar com os seus tons brancos a contrastar com as paredes cinza escuro e a porta preta. O tecto foi instalado para receber as luzes e mantê-las bem posicionadas. 

Até o marco da porta, que é o centro de gravidade da casa, desaparece sob esta estrutura de gesso.

8. Um tecto fácil com um design incrível

homify Salas de jantar modernas

Nesta bonita casa, os designers criaram um ambiente elegante com tons claros e materiais sofisticados. Na sala de jantar, sobre a mesa redonda, estão dois candeeiros suspensos no tecto, oferecendo ao espaço funcionalidade e estilo. 

Chamamos, ainda, a sua atenção para a porta pintada de forma personalizada. 

9. Uma solução criativa: um tecto falso

Neste projecto, deparamo-nos com uma solução muito criativa. No espaço que divide as duas áreas – a sala de estar e a sala de jantar – o tecto falso é fragmentado. Na zona de estar, vemos vigas de madeira a decorar. 

10. Para espaços comerciais

Os tectos falsos não são exclusivos de casas particulares. Podem também ser usados em espaços comerciais, tal como vemos nesta imagem de um incrível show room. Na verdade, este espaço tem 800 m² e tectos falsos que encaixam na perfeição no estilo.

O que pensa deste tipo de tecto? Colocaria em sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista