10 Truques para aumentar a sua sala pequena

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Lifestyle, Dwell Dwell Salas de estar
Loading admin actions …

Se estiver com algumas dificuldades em organizar e projetar a sua sala de estar pequena, talvez possa encontrar neste livro de ideias algumas soluções para remediar o problema. De facto, sabemos que os espaços, nem sempre, são grandes e espaçosos como pretendemos ou sonhamos, mas a verdade é que temos de enfrentar a situação e a realidade, que é comum em muitos apartamentos. Não é por ter um espaço de dimensões mais reduzidas que não poderá ter uma sala de estar bonita, atrativa, acolhedora e digna de um sonho. 

Neste livro de ideias, mostramos-lhe como pode aumentar a sua sala pequena, através de 10 truques fáceis de colocar em prática. Não perca mais tempo e dê à sua sala de estar a aparência que tanto merece!

1. Plantas e flores

As plantas e as flores trazem vida ao espaço, mas também energia positiva. Além disso, permitem dar outra perspetiva ao espaço, nomeadamente se este for pequeno. Como pode constar nesta imagem, decoraram esta pequena sala de estar com uma grande palmeira que amplia visualmente o espaço, além de dar cor e personalidade. 

2. O poder do espelho

O espelho é um grande aliado na decoração de ambientes, independentemente qual for (quarto, sala de estar, casa de banho, escritório… ), este truque é usado pelos arquitetos e decoradores de interior. Graças ao espelho conseguimos criar espaços maiores, pelo menos visualmente, graças à reflexão da luz natural. Neste sentido, instale o espelho na sua sala de estar num ponto que recebe maior incidência da luz natural e reflita no ponto mais escuro. Vai ver que a sua sala parecerá outra. 

Pode o fazer com um espelho retangular, oval, redondo ou fazer como neste exemplo, revestir uma parede ou uma porta com espelho. 

3. Explorar o centro

Lifestyle, Dwell Dwell Salas de estar

É verdade, temos sempre a mania de juntar todos os móveis bem juntos às paredes e aos cantos, mas atenção não caia nessa armadilha! Para dar mais vida a um espaço deve projetar como um triângulo com os móveis, entre sofá, poltronas e mesa de centro. 

Nota: atenção para não encher demasiado a divisão, deve existir espaço para circular.

4. Usar a verticalidade

Quando não existe espaço na horizontal procura-se outra solução, aproveitando a verticalidade da sala de estar. Desta forma dispõe de mais espaço para a arrumação, mas também para itens decorativos (flores, velas, molduras… ). Pode fixar prateleiras à parede ou colocar estantes.

5. As riscas

Outro truque que pode usar para aumentar visualmente a sua sala de estar é apostar num tapete ou numa parede com riscas. De facto, as riscas permitem alongar o espaço e cria um sentimento de grandeza. Não há como não arriscar!

6. As cores claras

As cores claras, nomeadamente a cor branca, permite fazer magia dentro do espaço, por ser refletora de luz. Não sobrecarrega tanto o ambiente e torna-o mais atraente. Pode apostar em tons escuros em apontamentos decorativos, deixando as cores claras para as paredes, cortinas e alguns móveis. 

7. A iluminação natural e artificial

Se temos vindo a falar da reflexão de luz, com o espelho e as cores, temos de falar inevitavelmente da iluminação quer natural ou artificial. É fundamental numa divisão, nomeadamente se esta for pequena. Como tal, favoreça ao máximo a entrada de luz natural, pelas janelas e tenha vários pontos de luz artificiais (candeeiros de teto, de mesa ou de chão).

8. Móveis sob medida

Perante a dificuldade de projetar o mobiliário de uma sala pequena poderá sentir necessidade de ter um ou outro móvel sob medida, para um encaixe perfeito. Atenção em não deixar só a paixão e o coração falar mais alto, deve existir coerência entre espaço, realidade e gosto. 

Para alguma ajuda específica contacte os nossos profissionais da área

9. Integrar espaços

A integração de espaços, nomeadamente a cozinha e a sala de estar, poderá ser uma solução a considerar se tiver as divisões pequenas e não se sentir confortável nelas. Apresentamos-vos um exemplo perfeito disso, onde a sala de estar e a cozinha foram integradas num só espaço. 

10. A organização

E finalmente, falamos de organização, algo de primordial dentro de uma casa, mas mais ainda se o espaço for reduzido, porque tudo salta muito mais à vista. Por outro lado, desfaça-se de tudo o que não usar, para não acumular e atulhar demasiado a sala de estar.

Veja neste livro de ideias mais truques para a sua pequena sala de estar:

19 ideias para tirar maior proveito de uma sala pequena.

A sua sala de estar é pequena? Qual foi a solução que pôs em prática?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista