Ideias novas para o quarto de uma adolescente

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Se um quarto é importante para qualquer um de nós, então para um adolescente, muito mais ainda. É o refúgio, é o lugar onde, de facto, sentem-se bem e gostam de estar, é lá que podem exprimir a sua personalidade à vontade. Ouvem música, passam horas ao telefone com os amigos, leem livros e também estudam. É lá que os jovens procuram 'isolar-se' e encontrarem-se consigo mesmo. A adolescência é uma fase um pouco complicada na vida de um ser humano… Os jovens estão em busca do próprio 'eu', não são nem crianças, mas também bem longe de serem adultos. É nesta mesma fase que os teenagers sentem-se mais responsáveis por decisões e que começam a ter uma atitude mais interativa dentro da sociedade, pela tomada de consciência do próprio 'eu'. 

Tendo em conta que nesta fase  da adolescência, as raparigas passam horas e horas enfiadas no quarto, é preferível criar um quarto digno delas, mas também e sobretudo que seja o reflexo delas. Aos poucos, as adolescentes o irão fazer saber a si e ao mundo…  O seu gosto tem de prevalecer, é lá que se tem de reencontrar e exprimir. É importante deixar esta expressão soltar, por mais confusão que possa fazer aos pais. Façam juntos um brainstorming, para perceber o que ela gosta e dando-lhe alguns conselhos.

Agora está na hora de abrir portas a uma nova fase, arrumam-se os peluches, as fantasias infantis, as personagens da Disney, as histórias de encantar, as cores demasiadas meninas, para darem asas a um mundo jovem e cheio de personalidade – a dela! Esta etapa de transformação pode ser um desafio, tanto para os pais, como para as adolescentes, mas nada que não se consiga. Por isso, hoje vamos a ideias que vos irão elucidar nesta transição e mudança de quarto. O segredo está em misturar diferentes aspetos da vida. 

Ora espreite o nosso artigo com atenção…  

Cor da parede

Quarto Natura: Quartos campestres por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Natura

MUDA Home Design

Um adolescente sabe muito bem o que quer ou que não quer, o que gosta ou que não gosta. E sabe que mais? Não terá problema algum em fazê-lo saber ao mundo. Por isso, ouça o que a sua jovem filha terá a dizer sobre o assunto da decoração do seu quarto. A partir daí, podem começar a dar novas pincelas nas paredes, o melhor é optar por uma cor neutra e pastel, que facilmente se adaptará à decoração do próprio quarto, mas que também poderá ficar um bom par de  anos. Por exemplo, se ela gostar do tema da natureza, pode optar por uma cor verde clara e colocarem umas decorações alusivas ao interesse, pois estes serão muito mais fáceis de serem substituídos por outros, quando se cansar e optar por outro tema. 

Por outro lado, uma cor clara e neutra, traz uma paz, delicadeza e uma boa energia dentro do quarto, essa mesma que a adolescente procura neste refúgio. 

Pavimento

Outro ponto fulcral no quarto é sem sombra de dúvidas o chão ou pavimento, é ele que pisamos a cada passada, que nos deixa confortáveis, que traz aquele ambiente quente e que decora o quarto no seu todo. Para os quartos, o material mais apropriado é claramente a madeira, vinda do pavimento flutuante ou dos tacos de madeira. O quarto fica mais bonito e aconchegante, cria um ar tranquilo e leve. É claro que existem, hoje em dia, diferentes cores e modelos, mas uma vez que falamos de uma jovem, talvez, um tom mais claro ou um tom de madeira natural, seja o mais apropriado. 

Outra razão por optarem num pavimento flutuante ou de madeira, é que os jovens gostam sempre de andar descalços, assim sendo um chão com este revestimento tem sempre uma temperatura mais agradável e não se sente aquela sensação fria nos pés. É ainda, fácil de manutenção e apenas será preciso um tapete ou outro pelo lado decorativo. Fica perfeito! Sim?!

Roupa da cama

A roupa da cama é também, outro facto a terem em consideração no quarto da sua filha adolescente. Porquê? É não são a beleza do quarto, como o conforto que se sente. Sabemos que os jovens adoram estar enfiados na cama e dormir umas longas e belas horas – mas isso fica só entre nós… xiuuu!! O edredão ou cobertor que cobrirá a cama, tem de ser bem giro, de acordo com a paleta cromática escolhida para a decoração do quarto. Escolha um que seja lavável na máquina, para ser lavado com alguma regularidade. É claro que se for uma capa de edredão será mais fácil de variar o look, como também para lavar, escolha a opção que seja do agrado da sua filha. 

Depois, aconselhamos a revestir a cama com muitas almofadas para o lado feminino, mas por ser aconchegante e confortável. Optem ainda, por lençóis que apelam o descanso e que sejam do estilo da teenager, trocando assim os bonecos e princesas, por padrões lisos, geométricos e simples. Estes têxteis que vemos aqui trazem a tal serenidade que queremos ver no quarto de uma jovem e são portugueses - António Salgado & Ca.

Arrumação

Quarto  por Elfa Deutschland GmbH
Elfa Deutschland GmbH

Puristischer Einbauschrank

Elfa Deutschland GmbH

Ai ai! Agora o caso é sério… Temos de falar de arrumação, o tal atrito que por vezes acontece nas casas das família, com filhos adolescentes. Desde cedo, ensinamos aos nossos filhos a arrumarem o quarto e tal… para serem organizados e não viver na 'bagunça' total. Mas é um processo que leva o seu tempo, mas é importante insistir nele, tanto para viver num ambiente clean e agradável, em que se perceba, onde está o quê. Mas também, pelo desenvolvimento da pessoa em si, sermos organizados e limpos com os nossas coisas, terá um impacto na nossa vida adulta. Por isso, um roupeiro, uma cómoda, caixas, prateleiras são soluções assertivas para tratar já da sua arrumação.

Arte

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Quartos ecléticos por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Porquê arte? 

Porque é a melhor forma de expressão que podemos ter! Uma adolescente precisa disso, precisa de se conhecer, procurar e encontrar. E a arte traz isto tudo, através de um quadro, por exemplo, a jovem poderá 'ver-se', sentir aquela arte como o retrato de si mesma ou da sua vida. Além de fomentar, uma abertura importante para a cultura e o desenvolvimento do pensamento. Ler arte é criar na pessoa uma grande sensibilidade… É um grande ponto de partida e forma de demonstrar o seu gosto e sentimentos.

Acessórios decorativos

Quarto Tropical | Depois :   por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Tropical | Depois

MUDA Home Design

É com esta última dica que terminamos o nosso artigo, tal como na realidade, aquando a organização de um quarto…

… pois os acessórios são sempre os últimos a serem colocados na decoração de um quarto, como em toda a casa. Depois do chão estar posto, as paredes estarem pintadas, o quarto estar organizado/arrumado, pode-se passar à melhor fase, aquela que entusiasma e marca o estilo de cada um – decorar! Por decoração, entendemos, a colocação de vários acessórios que achamos bonitos, que ficarão bem naquele espaço, mas sobretudo porque dizem de nós. Quadros, prateleiras, puff, flores, fotografias, espelho, posters… estes marcarão o mood. E quando se cansar… são os mais fáceis a serem substituídos. Estes ficam ao critério da sua filha adolescente, que tão rápido cresceu…

Estas ideias ajudaram-no para renovar o quarto da sua menina-mulher? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!