Casa SG: Casas modernas por Atelier Lopes da Costa

Habitação com espelho de água espetacular

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Casa SG  fica em Oliveira de Azeméis e é o assunto do artigo de hoje. Como de certo já sabe, os artigos homify 360º mostram-lhe em exaustão um mesmo projecto, começando pelo exterior, onde gostamos de mostrar várias perspectivas da mesma e do interior, onde passamos de divisão em divisão, fazê-lo sentir-se no seu interior por breves instantes.

Atelier d’Arquitectura  J. A. Lopes da Costa, com sede em Ovar hà diversos anos conta com uma vasta experiência na elaboração de projectos de arquitectura, urbanismos, interiores, além das recuperações e remodelações e do paisagismo. São portanto um atelier especializado em diferentes vertentes/especialidades sendo isto uma mais valia para a construção perfeita de espaços onde nada é descurado, mas antes pelo contrário, super estudado e cuidado. Qualidade e rigor fazem parte de todos o processo individual aplicado a cada projecto, tal como a assistência tercina desde o inicio de projecto à sua realização final não é esquecida.

Aproveite e fique a saber um pouco mais sobre o trabalho da equipa, aplicado nesta habitação uni-familiar.

conclusão da obra: 2009 / Fotografias: Manuel Aguiar

O conceito

A construção desta habitação assenta sob um terreno plano de generosas áreas. A zona exterior é um autentico chamariz devido a toda a zona relvada, piscina e ainda um espelho de água.

Resumindo, a mesma é constituída por dois corpos perpendiculares entre si, destinados a habitação e ainda um terceiro elemento que serve apenas de apoio à piscina. Pela sua volumetria e grandeza, a casa aparenta ter dois pisos mas apenas se distribui quase exclusivamente num.

3 planos 1 vista

O espelho de água acompanha toda a zona de terraço que acompanha as janelas de todos os quartos. Imagine a vista fantástica do lado de dentro: em primeiro plano o piso em deck, depois o espelho de água e por fim o relvado.Estas divisões mais intimas encontram-se voltados a Sul e a Poente têm os espigueiros vizinhos como vista no horizonte.

De forma engraçada e desorganizada foram colocadas superfícies circulares sobre a água que permitem uma capaz passagem sobre as mesmas unindo a zona em deck da relva. As mesas quase se parecem com nenúfares delicadamente repousados sobre o espelho de água.

Enjoy it!

Na zona da piscina percebemos ao longe o tal corpo volumétrico que se diz ser perpendicular ao outro. Este segundo corpo é constituído apenas por rés do chão e este recebe  toda a área intima e de serviço como foi mostrado na imagem anterior. Este corpo de volumetria mais baixa, serve de apoio à piscina e surge como uma espécie de “filtro” entre o exterior e a habitação, bastante fechada a Norte.

A piscina reflecte um tom de azul turquesa bonito em que a sua cor se afasta e contrasta com o verde translúcido do espelho de água. Duas cadeiras tipo realizador junto à parede negra incentivam a pausa e o aproveitamento  do momento.

O pé direito

Agora encontramos-nos do lado de dentro e é deste lado também que é possível perceber como o espaço é mesmo especial Se ao estarmos do lado de fora queríamos entrar, agora que estamos cá dentro queremos ficar e espreitar.

A luminosidade é brutal e tudo se deve à grande área em vidro e ao seu pé direito duplo. A zona em vidro mais chegada ao tecto é protegida com uma estrutura exterior com ripas horizontais em betão que fragmentam a vista e ao mesmo tempo quebram a quantidade de luz interior.

Este é o corpo mais alto, composto por rés-do-chão e andar e orienta-se no sentido Norte/ Sul e é onde se localiza a zona social da habitação (Salas, cozinha e escritório).

A sala de estar

O pavimento é todo em madeira de tom médio e a imponente parede de mármore preto parece perder-se no imponente espaço. A sua chaminé atravessa de forma livre todo o volume vazio até ao exterior. Atrás desta parede, umas escadas aparecem para dar acesso uma varanda especial..continue a acompanhar-nos e perceberá ao que nos referimos.

Ripas horizontais

Entre as ripas de betão horizontais é esta a perspectiva que se tem do lado de dentro. Do lado de fora também são estas que dão personalidade ao projecto arquitectónico e o tornam único e especial.

Outro projecto espectacular mas de outro nível é o Lar residencial Torre Sénior, obra do mesmo atelier.

Galeria vs escritório

No primeiro andar, uma galeria e um escritório habitam o espaço. As prateleiras dispõem de forma organizada livros e objectos decorativos pessoais. Ao fundo encontra-se a zona mais privada e resguardada, o escritório. Aqui todo o piso é revestido no mesmo material do piso inferior e a parede de meia altura tem o topo revestido de igual forma. A sua altura é uma vantagem já que assim é possível ter-se uma vista personalizada geral de todo o volume.

Os quartos

Num dos quartos esta é a vista. Disposto lado a lado com a zona em deck, o espelho de água transmite calma e serenidade além de frescura. A parede negra é em ardósia e os seus veios e texturas são visíveis com o bater da luz.

Repare no espelho de água! Viu? Refiro-me ao reflexo da árvore sobre a superfície de água, tão perfeito que parece desenhado.

Uma casa de banho

Uma das casas de banho é em tons de bege e contrasta com placas cerâmicas de ardósia. A bancada de lavatório é em madeira e sustenta duas unidades de lavatório acompanhados de muita luz natural directa sobre a grande superficie em espelho. O restante mobiliário sanitário é de linhas modernas e contemporãneas.

Outra casa de banho

Nesta outra divisão de banho o revestimento mantém-se único em todo as superfícies, mas desta vez a cor é o cinzento leitoso. O mármore raiado foi aplicado em paredes, chão, tecto e bancada. Também a zona negra de ardósia igual à parede exterior emoldura o espelho. A luz artificial aparece  em focos embutidos no tecto e a natural aparece através de um rasgo no tecto. 

O armário em madeira é composto por prateleiras e portas que permitem a arrumação de todos os objectos pessoais e higiénicos.

Qual a sua opinião sobre este artigo? Deixe-nos parecer.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!