Decoração de encantar: apartamento muito elegante

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Embora ao decorar um espaço, os materiais, móveis e cores que se escolhem são importantes, o que realmente faz a diferença e separa o elegante do convencional tem muito a ver com a maneira em que todos estes factores se combinam. Esta é, precisamente, o principal trabalho dos arquitectos de interiores de hoje - Degoma.

Este atelier catalão provou neste projecto o quão profissionais são e quão bom gosto têm. Um pequeno apartamento aproveitado ao milímetro, onde é inegável o seu estilo escandinavo e a mistura de elementos antigos, criando um lar cheia de encanto. Vejamos passo a passo, os pontos principais desta remodelação.

Fluidez da luz

Salas de jantar modernas por degoma

Neste lar procurou-se que a luz natural fosse parte principal da decoração. Para isso foi concebida uma distribuição intercomunicada, onde a luz fui, iluminando todos os cantos e recantos. Ainda, o uso da cor branca e tonalidade claras da madeira do pavimento, conseguem aumentar essa sensação lumínica. Tal como conseguir que desde o primeiro contacto nos sintamos completamente em casa.

A decoração também procura integrar os elementos estruturais da casa, como o chamativo tecto, que se encontra com a sua estrutura de vigas em madeira à vista, mostrando todo o seu orgulho e elegância.

Cores pastel

Salas de estar modernas por degoma

A decoração é de estilo escandinavo, com tonalidades suaves, como a cor eleita para o sofá – azul claro/pastel. Também temos de salientar o uso das peças de mobiliário com acentuada linha nórdica, como a composição de 3 mesas – branco, azul e amarelo – que acompanham o sofá.

Por outro lado, a parede de tijolo burro, coroa a sala, dando-lhe um ar mais urbano e cosmopolita.

Refeições ao calor dos livros

Salas de jantar modernas por degoma

Pode-se conseguir equilíbrio com assimetria? A resposta, ao ver esta fotografia, é totalmente afirmativa! E é aqui que os volumes da estante que cobre a parede da zona de refeições se sobrepõem uns aos outros. As diferentes reentrâncias, com diferentes tipos de decoração e objectos, combinam igualmente com a mesa e as suas eclécticas cadeiras. Não há duas iguais e mais uma vez, essa assimetria conquista-se pelo equilíbrio conseguido.

Esta mistura não é um obstáculo para criar um espaço agradável, quente e discreto, onde tudo parece estar onde está e nada fica de fora. Uma sala de jantar onde desfrutar de uma boa refeição ou leitura, é possível.

Uma cozinha com ligação especial

Salas de jantar modernas por degoma

Embora a cozinha não esteja incluída directamente no espaço considerado de área de dia, inevitavelmente faz parte dela. Existiu uma preocupação directa em tentar comunicar os espaços entre eles mas sem perder a sua identidade e valor próprios. Foi através de uma abertura, e posteriormente janela, que se interligam os dois espaços – sala de jantar e cozinha – permitindo, mesmo que de janela fechada, passar luz natural.

Na cozinha mantém-se esta linha escandinava que se viu marcada em outras divisões da casa. O uso da madeira clara em móveis, azulejos brancos, peças decorativas com um toque vintage, como candeeiros e frigorífico e ainda a presença de elementos naturais, como as plantas a subir pela parede.

Aproveitando os espaços altos

Casas modernas por degoma

Passamos à zona do quarto, onde nos surpreende um diferente tecto, típico da arquitectura catalã do inicio do séc. XX. Neste quarto, o ambiente esconde muitas mais coisas do que um simples e básico quarto. Para começar, este quarto é uma suite, pois tem casa e banho incorporada. Além disso, tem uma zona que serve como um local de estudo ou de trabalho. Como se tudo isto não bastasse, foi aproveitada toda a altura do espaço para se criar uma mezzanine com banheira – grandes recursos para pequenos espaços!

Uma cama muito especial

Casas modernas por degoma

Para situar a cama neste bonito quarto, criou-se um canto muito especial. Uma espécie de cubo de madeira, elevado do solo, apoiada em caixas que são nada mais nada menos do que gavetas de arrumação. Considera claustrofóbico? Claro que não! Este espaço está aberto e ainda tira partido de toda a altura do espaço.

Simples mas muito moderno

Salas de jantar modernas por degoma

Terminamos este passeio com uma imagem da casa de banho. Esta foi revestida a microcimento e não faltam os elementos chave de todo o projecto: a luz, a madeira. A primeira chega através da janela e a segunda é vista em várias prateleiras e estantes que percorrem a parede e marcam o espaço em relação aos elementos principais do espaço: espelho e lavatório.

Ficou com vontade de ver outro apartamento com mezzanine? Aposto que vai gostar deste, tão querido e amoroso!

De 0 a 10 como classifica este espaço?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!