Qual o melhor piso para a sua casa de banho?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

casa de banho é cada vez mais, ao contrário de outros tempos, um espaço equipado e decorado com o maior cuidado e rigor, de forma a que seja possível criar um espaço funcional e prático mas ao mesmo tempo esteticamente agradável, confortável, elegante e onde não tenhamos que nos sentir deslocados do restante ambiente da casa. 

Assim sendo, todos os objectos, peças decorativas e peças de mobiliário que utilizamos são de enorme importância e os materiais e as suas características ganham maior relevância na caracterização e definição do espaço. Para que sejamos capazes de criar uma casa de banho que seja funcional e confortável devemos pensar muito bem todos os pormenores e todos os componentes que a compõem antes de avançar para a sua construção.

No artigo de hoje vamos falar do chão da casa de banho que é um elemento de enorme importância não só para a beleza do espaço mas também para nos garantir níveis elevados de conforto e bem estar. O chão da casa de banho e os materiais que utilizamos para o construir devem, devido ao espaço tão especifico em que serão aplicados, ser cuidadosamente escolhidos e correctamente montados. É extremamente importante que o chão cumpra na perfeição a sua função e que, por isso mesmo, alie o conforto à resistência a água e humidades, à fácil limpeza e à durabilidade.

Deixamos aqui algumas soluções funcionais para o chão da sua casa de banho. Tente saber um pouco de cada uma delas antes de fazer a sua escolha. Esperemos ajudar

Laminado

piso em laminado é um tipo de piso que pode ser utilizado em duas versões: O laminado de madeira e o laminado de alto tráfego.

O laminado de madeira utiliza a madeira natural revestida com verniz. Estamos a falar de um piso composto por lâminas de madeira que apresenta uma camada de protecção que quanto mais densa for, mais resistência oferecerá. A opção por este tipo de laminado prende-se muito com os factores estéticos ligados às características do material. Ainda assim, é um piso de fácil instalação e limpeza, resistente ao desgaste e aos riscos. 

O laminado de alto tráfego tem, também, como principais características a resistência ao desgaste e aos riscos. É fabricado a partir de partículas de madeira prensada. É de fácil instalação e limpeza e resistente ao desgaste e à sujidade. Ambas as opções são boas soluções para a sua casa de banho e a sua escolha dependerá sempre das suas ideias, do ambiente que pretende criar e do seu orçamento. Ainda assim e uma vez que estamos a falar de uma área específica de sua casa, deve ter em conta que necessita de um tipo de laminado que seja resistente à humidade, à água e às infiltrações.

Azulejo

O chão em azulejo é provavelmente o mais comum nas casas de banho. À nossa escolha existem, neste momento, inúmeras opções de cores, padrões, formas e dimensões. Pode, por isso, jogar com as opções disponíveis de acordo com o estilo que pretende dar ao espaço. Crie diferentes áreas dentro do mesmo espaço, construa padrões a seu gosto e dê, através da cor e da imagem, o ambiente desejado à sua casa de banho. A aplicação e a utilização do material é simples e este é eficaz na função que desempenha. É um material fácil de aplicar, fácil de colocar e de custos não muito elevados. Devemos, ainda assim, ter em conta que estamos perante um material que se não for reforçado pode ser danificado com maior facilidade, começando a apresentar quebras e rachas depois de algum tempo de utilização.

Madeira

Contemporary bathroom: Casas de banho modernas por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Contemporary bathroom

Home Staging Factory

A madeira é um material conhecido e ao qual estão inerentes características muito interessantes. O conforto e o aconchego que transmitem aos espaços, mesmo em termos acústicos, fazem deles mais confortáveis e acolhedores. 

Ao longo dos tempos, foram sendo criadas soluções que, hoje em dia, nos permitem utilizar a madeira num espaço onde o contacto com a humidade e a água é uma realidade. Necessitamos, apenas, de tratá-la e de lhe dar uma manutenção específica de tempos a tempos. Este tipo de tratamento e de manutenção manterão a madeira estável, resistente, sem manchas de água e duradoura. Quando escolher a madeira prefira as de maior qualidade e resistência. Embora sejam as mais caras, são as que apresentam melhor resultado a curto e a longo-prazo. Aproveite as características únicas do material e torne a casa de banho acolhedora, elegante e quente.

Inspire-se nesta imagem, proposta da Home Staging Factory.

Linóleo

  por B.W.D. Sanierungs-Systeme GmbH
B.W.D. Sanierungs-Systeme GmbH

Flexi-Tile, Anwendungsbeispiel 2

B.W.D. Sanierungs-Systeme GmbH

O linóleo é uma solução cada vez mais utilizada para o revestimento do chão. É um material que permite usufruir de conforto, fruto das suas características térmicas e texturais. O linóleo pode, por isso, ser uma solução interessante para usar em sua casa. Trata-se de um material de preço relativamente acessível, de fácil colocação e que, bem escolhido e montado, apresenta efeitos visuais agradáveis. Porém, na altura de escolher o melhor linóleo a usar, prefira um produto mais espesso e que garanta maior resistência à água.

Ao aplicar, tenha em conta que este é um material que pode, facilmente, aparecer danificado e fissurado, ganhando espaços abertos que devem ser reparados o mais rapidamente possível de forma a evitar o aparecimento de fungos.

Carpete

Casas de banho modernas por ARKITURA GmbH
ARKITURA GmbH

Wellnessoase

ARKITURA GmbH

Uma casa de banho com uma carpete e um tapete no chão fica sempre mais confortável. De acordo com a área e com as suas características, escolha a carpete que melhor encaixa no espaço. Carpetes longas em casas de banho que se estendem em comprimento e tapetes quadrados em casas de banho do mesmo formato são o ideal. Pode, também, recorrer a duas mais pequenas, uma para ladear a banheira ou área de duche e outra para o lavatório. Este é um acessório decorativo que, para além de prático, o ajuda a compor esteticamente a área da casa de banho, dando-lhe toques de cor e dinâmica através dos padrões. Jogue com as texturas e desenhos da carpete e faça-a dar algo mais à decoração, elevando-a. Diga lá: não há nada como pousar os pés num tecido macio e quente ao sair do banho, pois não? 

Pedra

A pedra é, a par com a madeira, um material de excelência na construção. A sua resistência e as suas características estéticas fazem com que seja cada vez mais utilizada nos mais variados espaços da casa, sejam eles interiores ou exteriores. A principal desvantagem no que toca à utilização deste material está no preço. A pedra de qualidade é um produto escasso e a sua aplicação na construção requer mão-de-obra especializada que é, também ela, dispendiosa. No entanto, é um material que eleva qualitativamente a obra, aumentando o seu preço no mercado. 

Dependendo das suas opções e da atmosfera que pretende criar, pode utilizar o material de forma natural ou tratada, tendo, assim, a opção de ter um chão de aspecto mais rústico e cru ou, pelo contrário, mais brilhante e elegante. Seja qual for a sua opção, certamente ficará bem servido, com um revestimento elegante, resistente e único. 

Piso aquecido

A instalação de um piso tornará a sua casa de banho num espaço mais acolhedor e funcional, oferecendo níveis de conforto e bem estar só ao alcance de alguns. Se optar pelo aquecimento, aconselhamos o piso radiante que é, dentro das soluções de aquecimento de pisos, o que detém o sistema mais ecológico, mais confortável e mais económico. Este sistema tem a função de manter o calor dentro do espaço, permitindo aumentar a temperatura do soalho e oferecendo um ambiente mais intimista e confortável.

O aquecimento através de piso radiante consiste numa rede de tubos embutida no pavimento que permite a circulação e distribuição de calor pelo espaço. Este sistema é controlado por um termóstato que garante que o ambiente se mantenha na temperatura que considerar perfeita. O aquecimento instala-se, sem problema, em qualquer tipo de soalho, é ecológico e económico em termos de gasto de energia. Sem dúvida uma solução a considerar.

Borracha

A borracha é um material cada vez mais utilizado no chão de casas de banho particulares, principalmente em casas de estilo mais moderno e contemporâneo. Encontra-lo-á disponível de duas formas prontas a aplicar: em rolos e em módulos. É um material de fácil aplicação e com um processo de limpeza simples o que lhe garante bastante resistência e durabilidade. Este é um material que encaixará bem numa casa de estilo moderno, jovial e inovador e que terá custos reduzidos quando comparado a outros.

De entre as sugestões que lhe deixamos, qual a sua preferida? Desconhecia algum destes materiais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!