Uma verdadeira casa de artista

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
148 m2 de uma remodelação no centro do Porto, URBAstudios URBAstudios Espaços de trabalho minimalistas
Loading admin actions …

A homify 360º tem lhe apresentado, ao longo dos últimos tempos, vários projetos de reabilitação que transformam locais degradados em espaços contemporâneos de grande conforto. O trabalho que lhe apresentamos hoje além de integrar uma remodelação fantástica de um edifício antigo no centro do Porto, incorpora soluções de aproveitamento de espaço muito interessantes e inovadoras.

O atelier responsável pela intervenção, já aqui foi mencionado, graças à qualidade das suas intervenções marcadas pela procura de soluções simples e inteligentes. A equipa liderada por Nuno Alves de Carvalho, foi fundada em 2007, na cidade do Porto, e desde então tem desenvolvido vários projetos interessantes através de um trabalho multidisciplinar. Venha connosco e descubra como o atelier URBAstudios venceu os desafios colocados por um programa arquitectónico diferente.

Contexto e programa

Situado no centro histórico da cidade do Porto, o projecto de remodelação, está inserido num quarteirão com quatro edifícios construídos no início do século XX. O desafio colocado ao atelier consistia na remodelação deste lote, transformando-o numa habitação para o artista plástico, capaz de integrar também o seu próprio atelier. Além da integração desta duplicidade de vivências, houve a necessidade de integrar bastante espaço de arrumação de forma a acomodar o trabalho do cliente.

Intervenção

Dado o contexto urbano paisagístico, a equipa do URBAstudios decidiu preservar inteiramente o exterior do edifício. As paredes foram recuperadas integrando os azulejos originais que as revestiam e os caixilhos em alumínio foram substituídos por novos em madeira.

No entanto, devido ao estado de degradação dos espaços, os interiores foram totalmente demolidos dando origem a um novo conceito de ocupação. Os interiores foram reorganizados de modo a acomodar um grande loft vertical dividido em duas áreas fundamentais: habitação e atelier. O atelier ocupa o piso térreo que com pé direito duplo também se estabelece como uma pequena área comercial com acesso direto a partir da rua. A habitação integra-se nos dois pisos superiores que podem ser acedidos a partir do interior do quarteirão.

Escultura

Para resolver as exigências de arrumação do artista, foi desenhado um único elemento vertical que com cerca de dez metros de altura atravessa os quatro pisos. Esta espécie de estante além de acomodar uma série de valências ao longo dos pisos, assume-se como um obra escultórica com um papel preponderante na aparência final da obra.

Atelier

O atelier, com duplo pé direito, integra uma pequena mezzanine capaz de aumentar ligeiramente o número de metros quadrados disponíveis para trabalhar. O elemento central de arrumação conforma um importante papel de divisão entre a área de trabalho e a zona de arrecadação. Como apoio a esta estante foi ainda criada uma grelha em metal capaz de armazenar os inúmeros quadros e desenhos produzidos pelo artista ao longo dos anos.

Casa

Nos dois pisos superiores, que acomodam as funções inerentes à habitação, a estante central assume novamente um papel preponderante na organização das áreas. Estabelecendo a divisão entre a cozinha e a zona de convívio, este elemento central integra um elemento fundamental no apoio à arrumação da cozinha. O último piso do edifício integra uma pequena mezzanine que permite o diálogo entre as zonas mais públicas e privadas da habitação.

Interiores

O trabalho desenvolvido nos interiores procurou, acima de tudo, complementar a beleza natural de casa espaço. O branco como cor de eleição além de aumentar a sensação de luz nas divisões estabelece um importante contraste com a materialidade do elemento vertical que atravessa os quatro pisos. Esta estante foi constituída num famoso derivado da madeira conhecido por OSB – Oriented Strand Board. Composto por pequenas lascas de madeira cruzadas de forma a atingir uma resistência elevada, a estante, pontua todos os espaços do edifício com uma dimensão acolhedora entre paredes minimalistas.

Quarto

O quarto e a casa de banho são os únicos espaços que não funcionam em planta aberta apresentado, naturalmente, portas. O atelier responsável pela intervenção procurou criar uma atmosfera mais íntima e acolhedora de acordo com a divisão em questão

Depuração

O resultado final do projeto revela um profundo trabalho de depuração que deu origem a uma solução simples. A originalidade da intervenção permitiu resolver uma série de exigências e um programa pouco usual com uma clareza inacreditável. A atenção ao detalhe num trabalho minimalista deu origem a espaços super sofisticados sem comprometer o conforto. Mais uma vez, são as intervenções mais simples que escondem os processos criativos mais exigentes.

Casa de banho

A casa de banho apresenta uma atenção ao detalhe equivalente à desenvolvida nos restantes espaços. A utilização de tons neutros, loiça de desenho minimalistas e a integração de um grande espelho permitiram transformar a sensação de espacialidade de uma divisão pequena.

Diga-nos o que achou desta intervenção. Queria uma casa assim para si?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista