Acabe com a bagunça: 6 dicas preciosas!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Residência Lorena, Mauricio Arruda Design Mauricio Arruda Design Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

Um belo dia, a gente chega em casa e percebe que a bagunça tomou proporções desesperadoras. Parece que nada vai dar um jeito nela, por mais que a gente quebre a cabeça e tente encontrar um lugar certo para cada coisa.

Isso acontece porque você provavelmente NÃO tem um lugar certo para cada coisa, já que a organização da casa não foi prevista durante o projeto de decoração. A boa notícia é que, com os móveis auxiliares certos, você vai ter espaço de sobra para tudo que costuma ficar jogado pela casa.

Use e abuse de nichos, prateleiras, estantes, buffets, aparadores, guarda-roupas, camas com gavetas e outras peças do mobiliário que ajudam a colocar a casa em ordem e, portanto, a deixá-la muito mais bonita, agradável e aconchegante.

Acompanhe as nossas dicas sobre como acabar com a bagunça que se acumula por toda a parte na sua casa. Você vai aprender que não é muito difícil resolver a situação com algum investimento e muita determinação. 

Armários e closets

Se você tem um closet na sua casa, parabéns: já é meio caminho andado para a arrumação, já que o espaço é previsto justamente para organizar as roupas, os calçados e os acessórios. Mas, se você tem apenas um armário, não precisa ficar preocupado: tanto no caso do closet quanto no do armário, o importante é compartimentalizar o espaço, criando áreas específicas para cada tipo de roupa. Assim, estabeleça uma área para casacos, outra para vestidos, outra para calças, outra ainda para saias, camisas, gravatas, echarpes, e assim por diante. Use as gavetas para roupas íntimas, como lingerie, cuecas e meias, assim como para blusas delicadas. Providencie na porta do armário ou em um canto do closet um suporte para gravatas, outro para lenços e echarpes, outro para cintos. Roupas de inverno devem ficar em sacolas de tecido nas prateleiras mais altas, quando não se está na estação. Por sua vez, as bolsas devem ser mantidas de pé em prateleiras ou, se muito moles, deitadas em gavetas ou prateleiras. O segredo aqui é poder visualizar tudo com facilidade, cada coisa na sua área. Se preferir aumentar essa visualização e ter um armário ou closet lindo, organize as peças por ordem de cor, da mais clara à mais escura. O efeito é sensacional e dá a sensação imediata de ordem.

Debaixo da cama

Um espaço que sempre pode ser mais bem aproveitado é a parte de baixo das camas. Se você optar por camas com gavetões, pode utilizá-los para guardar mantas, edredons e roupas de cama. No quarto das crianças, os gavetões podem ter a mesma finalidade, mas nada impede que brinquedos e outros objetos sejam guardados neles. Caso, a sua cama ou a do seu filho não tenha gavetões, sempre se pode comprar caixas de plástico transparente com tampa para guardar os mesmos itens. Só não se esqueça de utilizar colchas compridas até o chão a fim de esconder as caixas da vista das pessoas.

Estantes de livros

Para os aficionados por livros, uma estante é uma necessidade incontornável a fim de acomodar a coleção sempre crescente de obras literárias, científicas ou de arte. O melhor lugar para uma estante de livros seria o escritório, caso haja um. Se não for o caso, a sala de estar sai ganhando em personalidade e colorido ao receber uma estante para os livros dos moradores. Lembre-se de que eles devem ser organizados de uma maneira que facilite a busca, seja por assunto, por autor ou por título. Como acumula muito pó, a estante de livros deve ser limpa com frequência. E pode ser uma boa ideia intercalar livros com objetos decorativos e plantas, tornando a área mais viva e atraente para todos.

Nichos e prateleiras

Nichos e prateleiras são peças coringas do mobiliário, porque sempre podem ser encaixadas nos mais variados ambientes. Elas vão bem na sala de estar, recebendo livros e objetos de decoração; na cozinha, onde exibem louças, jarros e diversos utensílios; no banheiro, em que podem armazenar produtos de higiene e toalhas; e nos quartos, onde exibem objetos decorativos, brinquedos, bonecos, bichos de pelúcia, artigos de higiene do bebê, e assim por diante. O bom dos nichos e prateleiras é que podem ser acrescentados à medida que se tem necessidade deles, muitas vezes sendo montados pelos próprios moradores. Junto com cestos e caixas bonitas, é possível manter as coisas organizadas nos nichos e prateleiras em qualquer parte da casa. Outra vantagem dessas peças é que são feitas em diversos materiais e com vários tipos de suportes, nos estilos que mais combinam com os ambientes onde eles serão afixados. No projeto de Tweedie+Pasquali, as prateleiras foram confeccionadas em madeira, apresentando também nichos para objetos.

Sapateiras

Uma excelente medida para quem tem um closet é prever uma sapateira, com repartições específicas para os diferentes tipos de calçados, como sapatos, sandálias, tênis e botas, entre outros. Existem estruturas próprias para botas de modo a evitar a deformação dos canos. De qualquer modo, esteja a sapateira em um closet ou em um armário junto ao guarda-roupa, os calçados devem ser mantidos de pé e, no caso de itens utilizados raramente, devem ter papel macio dentro da forma deles a fim de mantê-la intacta. Os calçados menos usados devem ficar no fundo do armário, de modo que os mais utilizados estejam sempre à mão. Uma coisa importante – e que vale também para o armário de roupas – é fazer uma triagem periódica dos calçados para doação. Assim, os que realmente interessam podem ser dispostos com maior folga, sendo portanto mais arejados e evitando a umidade. 

Dando vida nova ao porão

Se você é uma daquelas pessoas abençoadas com um porão, saiba que este cômodo pode ser muito bem aproveitado e ajudar a colocar ordem na casa. A primeira sugestão é que você o transforme em um depósito misto de área de serviço. Assim, o porão teria estantes na maioria das paredes, com caixas plásticas transparentes etiquetadas onde seriam armazenados os mais diversos tipos de coisas, tais como roupas, calçados, ferramentas, lãs, material de desenho e pintura, material de pintura e lixas, lâmpadas, coisas de praia, objetos decorativos a serem consertados, enfim, uma gama enorme de materiais. As máquinas de lavar e secar também ficariam nesse espaço, permitindo a lavagem e demais cuidados com as roupas da casa. Outra ideia seria fazer uma sala multimídia, com home-theater, aparelhos de som, sofás, poltronas e tudo que pudesse tornar o espaço agradável para sessões de filmes e jogos. E a última ideia, também a mais cara, seria transformar o porão em uma adega com área de degustação, uma experiência que poderia ser muito prazerosa para os donos da casa e seus amigos. Para outras dicas sobre organização de espaços, leia este artigo.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista