6 maneiras de renovar a sua decoração sem gastar dinheiro

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …
Hoje, o caso é sério! É que queremos decorar mas sem gastar dinheiro ou melhor muito pouco! Como o fazer?  

Ok!! Então é por aqui… Sejam Bem-vindos, façam favor de entrar no mundo homify!

As dicas que vos apresentamos hoje são da ordem da – poupança. Essa palavra soa tão bem, não acham? É que é isso mesmo, gostamos de ter belo e bonito, mas se não gastarmos muitos euros, melhor ainda! 

Nos dias que correm e a crise pela qual temos vindo a passar, dos últimos anos para cá, as contenções económicas e políticas, foram para muitos de nós avassaladoras. Tivemos que repensar e muito na nossa vida financeira/económica, repensar compras importantes/necessárias vs supérfluas, ver o que podíamos fazer com aquilo que tínhamos. Por um lado, porque vimo-nos a viver com menos, mas também porque sentimos que tinha chegado a hora de pouparmos, mais do que nunca, abrimos a pestana, é que de facto o dia de amanhã não é seguro para ninguém. Como tal, apresentamos-vos umas dicas para decorar a sua casa de forma económica, porque também podemos poupar na decoração de casa e com pouco conseguimos dar um novo mood ao nosso lar. Ele tem que brilhar sempre, ter boas energias e ser acolhedor, de forma a que nos sintamos bem lá. 

E como de vez em quando é tão bom darmos uma lufada de ar fresco à nossa casa, um pouco ao jeito de nova fase ou etapa de vida. Vamos já a isso e dar ao lar todo o glamour e brilho que merece.

Leiam os nossos destaques de hoje…  

Brinque com as cores e texturas

Refúgio a sul: Salas de estar modernas por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Há elementos na nossa casa que são apenas passageiros, nomeadamente os acessórios de decoração, como o tapete, as almofadas, as cortinas ou umas flores. Mudamo-los mais que um móvel, é mais fácil e muito mais barato, com estes elementos já conseguimos alterar um pouco da decoração. Por isso, podemos arriscar neles e procurar peças distintas e que façam a diferença… como um brincar com as cores e texturas. Nesta sala, brincaram graciosamente, com diversos elementos decorativos, muita cor, texturas padrões diferentes, que até nem pensaríamos em juntá-los à primeira vista, mas que funcionaram muito bem. É tudo uma questão de atitude e de bom gosto!

Mova coisas à sua volta

Sala de estar  por Actúa Decor
Actúa Decor

Ambiente patchwork

Actúa Decor

A primeira dica que vos apresentamos é mesmo esta… Simples… muito simples! 

Porquê manter a mesma decoração e disposição dos móveis e da mesma decoração, meticulosamente, durante quase uma vida? Terá sido uma promessa ou um voto de confiança com a casa? Nada disso, pois não? Então, vamos arregaçar as mangas…  

A vida é feita de mudanças e por vezes começa logo dentro da nossa casa, como uma limpeza interior. O que custa? NADA! Apenas a sua paciência e força de braços, ah e talvez uma tarde de sábado. Nada mais e com isso tem a promessa de ter uma casa com novo ar.  

Então vamos empurrar o sofá, a mesa, as cadeiras, o aparador, o móvel de televisão, retirar o tapete e pô-lo a arejar e procuramos novos ângulos, novo local para dispor a sua sala. A surpresa pode ser total e até pode descobrir que a sua casa tinha afinal mais espaço do que pensava, como também poderá ganhar muito mais luminosidade e abertura. 

Com uma mudança de móveis, o ambiente e toda a decoração da casa ficará sem qualquer dúvida – diferente! Arrisque! 

Mude a iluminação

TEKTON HL2: Sala de estar  por FB Internacional

A iluminação tem toda a importância dentro de uma casa, tão fundamental que é uma questão de torná-la mais bela ou não. Quando falamos em mudar a iluminação, falamos da luz artificial, já que a natural não a podemos alterar, contudo, podemos aproveita-la melhor, mas isso já conseguirá depois de mudar os móveis e encontrar maior abertura. A luz artificial, tem de existir em diversos pontos dentro de casa, por exemplo a iluminação de teto, tem de ter ser a luz principal, forte, iluminando toda a área. Depois procure, um outro ponto de luz, vinda ela do chão, por um candeeiro de pé ou por um candeeiro de mesa, será a luz secundária, de apoio para uma atmosfera ais tranquila. 

Uma boa luz dá outro ambiente à área, por vezes é só uma questão de mudar as lâmpadas, vejam.

Mude o look do seu mobiliário

Casas com catraios: Sala de estar  por Catraia
Catraia

Casas com catraios

Catraia

Porque ter um móvel novo não significa apenas ter um móvel comprado numa loja… Não. Existem outras soluções e bem baratas. Como a de reaproveitar os seus móveis antigos, dando-lhe uma nova aparência, um clássico pode ganhar uma aparência mais trendy e moderna, adaptando-se às cores que tem por casa e ao estilo. As vantagens é que recupera, poupa e tem um móvel único! Se achar que não tem jeito nenhum para se aventurar na reinterpretação de um móvel antigo, existem hoje em dia, diversos ateliers que fazem este tipo de trabalho, como é o o caso da Catraia, em São João da Madeira. 

Está na hora de pôr coisas fora!

Gostamos sempre muito da nossa casa e toda ela é feita de pequenos detalhes que retrata um bocadinho de nós. À medida que o tempo vai passando, vamos acumulando (muito rapidamente) decorações – como vasos, toalhas, quadros e diferentes tipos de objetos. Porém, devemos ter algum cuidado, porque rapidamente o ambiente acaba por ficar 'poluído', ou seja, demasiado carregado e nada faz sentido. A decoração deixou de ser leve e bonita, para ser um emaranhado de coisas sem nexo e com demasiada informação. 

Como tal e como última dica que vos possamos transmitir, é que estas decorações desnecessárias ou objetos que já não têm utilidade, a um bom par de tempo e que já não lhes dizem nada… então está na hora de os deitar para fora. É verdade, há sempre um aperto no coração e aquele sentimento… Ah talvez faça falta. Esqueça. Por vezes, estes deitar cá para fora é como uma libertação, o fechar de um ciclo, dando oportunidade a outras. O que já não quer, pode os doar numa associação ou diretamente a alguém que tenha falta. No final irá ver que a sua casa, está com outro ar e você e irá respirar de alívio! Experimente… (é como uma terapia)

Mude a cor das paredes

Às vezes é só uma questão de pinceladas! 

Um balde de tinta é um item barato e que promete dar o efeito avassalador na restauração da decoração. Existem imensas paletas cromáticas, cores neutras ou mais vivas, veja aquela que gosta mais e que se enquadra mais no cenário da sua casa. Depois é só ser o pintor, nos seus tempos livres, com a promessa de um espaço renovado e atrativo. Até porque aquela cor que já tínhamos já era uma canseira… Vamos a isso!

Gostou das nossas sugestões low-cost? Qual delas irá repetir? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!