sushi, sim! Mas com gosto!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Basho Sushi House é o nome do famoso espaço de sushi em Gondomar. É famoso pelo serviço, qualidade e frescura dos ingredientes. Sushi é quase uma moda, tal como o gin, é daqueles coisas que apareceu e formou uma equipa a favor e outra contra, ou seja, ou se ama ou se detesta. Acreditamos nos que gostam e nos continuam a frequentar espaços desta especialidade. Sushi não é mais associado a chineses e a espaços/restaurantes cheios de simbolos e cores berrantes, onde a informação é tanta que parece que aterramos numa feira popular.

Foi com uma incessante procura de um espaço de sushi num ambiente de bom gosto e sem excessos, que Paulo Merlini Architects projectou o Basho. O espaço é já um ponto de encontro quando se fala do mesmo na cidade de Gondomar e arredores. Os 8400 pauzinho chineses pendurados no tecto fazem do espaço um local de passagem obrigatória. Venha conhecer..

créditos fotográficos: João Morgado

A essencia

Se está longe, de Gondomar, ver o nosso artigo vai fazê-lo de certa forma sentir o espaço. É constituído apenas por duas cores, a cor natural da madeira clara e a de superfícies pretas. A luz branca dá a devida luz ao espaço e a  instalação no tecto é a imagem de marca do mesmo. Linhas simples e de design claro contrapõem com os ínfimos pauzinhos no tecto colocados de forma organizada de linguagem idêntica a uma onda.

O balcão

O balcão apresenta-se com tampo em madeira e em vitrines estão presentes peixes frescos e peças de sushi já prontas. O sushiman, ou como quem diz, o cozinho desta especialidade, fica do lado de dentro do balcão e decora os pratos de forma delicada e chamativa. As peças ficam coloridas e o odor característico sente-se no ar.

O acesso à cozinha faz-se através do corredor. Este é fechado ou aberto consoante necessidade. Parte do balcão é móvel podendo ficar em posição vertical ou horizontal.

O candeeiro de papel em forma de balão é além dos pauzinhos no tecto o unico elemento decorativo.

O espaço de trabalho

A vista interior do balcão, onde todas as peças são confecionadas, é esta. Aqui num ambiente aconchegado e organizado o chefe dá conta do recado e é aqui que se sente um autentico peixe dentro de água.

A luz colocada de baixo do balcão e no tecto junto à parede iluminam de forma eficiente o espaço.

No centro está a virtude

8400 chopsticks falling from the sky: Espaços de restauração  por PAULO MERLINI ARCHITECTS
PAULO MERLINI ARCHITECTS

8400 chopsticks falling from the sky

PAULO MERLINI ARCHITECTS

Esta é a visão que tem se se encontrar no meio da sala do Basho Sushi House. A sensação de ver 8400 pauzinhos de sushi suspensos no ar pode por momentos ser alarmante. E se eles caiem todos de repente? Não, não caiem. Estão lá só para enfeitar e deixarem passar de forma confortável a luz branca entre eles.

De lado a plenitude

Mais de perto e de forma lateral é esta a imagem que os mesmos conseguem criar. Vê-se que estão organizados e seguem uma linha devidamente desenhada..a complexidade é brutal e fazem deste projecto um oásis de exuberância e serenidade.

Leu o artigo sobre a pastelaria deste meu arquitecto? Então não perca. O conceito é inovador e o aspecto tentador. Aqui!

Gostou da sensação que as fotos lhe transmitem?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!