Seis perguntas sobre a relva

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Algarve Coastal Garden, Jardim Vista Jardim Vista Jardins tropicais
Loading admin actions …

A relva é o elemento mais importante na criação e na decoração de um jardim. Os momentos de diversão e de convívio com a família e os amigos no espaço exterior pedem um ambiente confortável e o relvado é disso parte fundamental. A instalação de um relvado é um processo que exige algum esforço. Porém, o resultado compensa largamente qualquer tipo de dificuldade ou de preocupação. Perceba todas as características do local da sua casa e escolha o tipo de relva adequado ao seu jardim, não esquecendo que diferentes relvados se adequam a diferentes condições climatéricas e ao uso que lhe pretende dar. Este será um passo fundamental no processo pois influenciará tudo o que vem a seguir. 

Para que não lhe falte nada, deixamos-lhe uma espécie de guia com seis perguntas que deve colocar antes de plantar um relvado. Leia-as com atenção, mas não se esqueça que a ajuda de um profissional é sempre uma mais-valia. 

É necessário regar o relvado todos os dias?

Para ter um relvado sempre exuberante deve regá-lo com alguma regularidade e com uma quantidade de água bastante generosa. A regularidade com que o faz depende do clima da zona onde vive: se vive num clima seco, a rega passa a ser uma prioridade no tratamento do seu jardim; pelo contrário, se vive numa zona mais húmida, a rega só será necessária em longos períodos sem chuva, até porque a água em excesso é tão prejudicial às plantas quanto a sua ausência. Deixamos ainda uma dica muito importante: deve regar a relva durante a noite ou ao final de tarde, ou seja, nos períodos do dia em que o calor é menos intenso. Porquê? Porque a luz solar é ampliada através da água e isso faz com que ela funcione como espelho, resultando num relvado seco e queimado.

Devo cortar a relva junto ao solo?

homify Jardins escandinavos

Tal como a rega, também o corte da relva é essencial para a saúde da mesma e, por isso mesmo, esta é uma actividade que deve ter lugar com regularidade. Utilize um aparelho próprio para o seu tipo de relvado e mantenha o tapete verde do jardim sempre aparado. Lembre-se que, apesar de ser importante cortar a relva com regularidade, esta não se quer demasiado curta pois os exageros trazem-lhe problemas e só contribuem para que ela fique castanha e seca mais rapidamente. Nos períodos mais quentes do ano, pode manter o relvado ligeiramente mais alto para que assim as raízes fiquem mais protegidas do sol e do calor e os fungos não surjam com tanta frequência.

Preciso de usar fertilizantes para a manter verde?

Uma boa fertilização da terra do seu jardim vai fazer com que o relvado tenha sempre um aspecto novo, fresco, brilhante e cheio de vida. Lembre-se que, ao cortar a relva, está a retirar-lhe parte dos seus nutrientes. Assim sendo, a fertilização é um ponto importante nos cuidados a ter com o jardim, devendo ser feita de quatro em quatro semanas, designadamente entre os meses de Abril e Outubro. Aconselhamos-lhe a utilização de fertilizantes orgânicos que são ricos em ferro, potássio e nitrogénio e, por isso mesmo, são fundamentais para o crescimento saudável e uma vida longa do relvado. Note-se que ter uma boa terra é meio caminho andado para reduzir estas preocupações.

E herbicidas e pesticidas?

Os herbicidas e pesticidas são usados para manter as pragas, os insectos e as ervas indesejadas longe. Contudo, também é sabido que estes produtos químicos têm um impacto negativo no meio ambiente (e na saúde humana) e afectam o crescimento normal das plantas. Posto isto, propomos-lhe o uso de herbicidas e pesticidas orgânicos que, para além de constituírem opções mais responsáveis, são tão eficazes quanto os químicos e não contêm amoníacos, ácido sulfúrico, entre outras substâncias. Entre eles, os que mais se destacam são o estrume (que pode comprar em loja ou usar o dos seus animais) e o composto (feito a partir de folhas secas, restos de comida, palha, relva). 

De realçar, ainda, que se fizer crescer uma relva saudável, ela própria acabará por desenvolver meios para combater as ervas daninhas sem necessitar de herbicida. 

É preciso deitar fora a relva cortada?

Tal como lhe dizíamos no ponto anterior, pode usar relva – entre outros elementos – para criar um composto útil que nutra o seu jardim. Assim, como é natural, a nossa resposta a esta pergunta é negativa. É evidente que não fica particularmente bem deixar a relva cortada a repousar sobre o relvado. Embora lhe faça bem, é inestético. No entanto, pode reunir a relva e criar um composto orgânico que, mais tarde, poderá vir a ser útil para sustentar o seu jardim e fazê-lo crescer com vigor. 

Será que devo consultar ou contratar um jardineiro?

A menos que a jardinagem lhe dê enorme prazer e seja especialmente entendido no assunto, a contratação de um jardineiro é aconselhável. Quando nos debruçamos sobre uma tarefa que desconhecemos, corremos o risco de cometer erros. Manter um jardim não é apenas uma actividade trabalhosa, tem também muitas especificidades. Um jardineiro conhece bem as plantas e a forma de tratar cada uma, assim como o solo e o clima. Tem a ciência e a criatividade. Sabe truques e técnicas que desconhecemos. Para além disso, tendo alguém a fazer esse trabalho por nós, temos mais tempo livre e podemos desfrutar do jardim em pleno ao longo de todo o ano. Contratar um serviço profissional é também sinónimo de investir naquilo que realmente precisa em termos de materiais e de produtos. Sinceramente, quantos de nós se orientam numa loja de jardinagem? Por fim, mas não menos importante, os jardineiros são uma óptima ajuda para proprietários idosos ou com algum constrangimento em termos de mobilidade. 

Sugestão homify: se está a vender ou a alugar a sua casa, é importante mostrar um jardim cuidado para impressionar eventuais compradores. Um jardim com um ar abandonado cria uma má primeira impressão. 

Como encontrar um jardineiro na minha zona?

homify Jardins modernos

À procura de um jardineiro na sua área de residência? Não vá mais longe. Clique em Profissionais aqui mesmo no site da homify e, na coluna esquerda, encontrará o tópico Empresas de serviço ao domicílio. Sob esse tópico, selecciona a opção Jardineiros e depois basta inserir o seu código postal ou localidade. Também pode aliar o serviço de um jardineiro ao de um arquitecto paisagista, disponível na mesma coluna, mas mais acima. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista