6 simples passos para revestir uma parede com tecido

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Há dias em que olhamos à nossa volta e só nos apetece mudar a sala, mudar o quarto, mudar a casa… Vemos aquela parede a implorar uma atençãozinha e lembramo-nos do papel de parede de sonho que vimos numa loja. Maravilhoso! Entretanto caímos na realidade e pensamos que as finanças estão em baixo e que essas coisas de decoração saem caras. Que desilusão…

Mas não tem de ser assim. Faça você mesmo! Os projetos pessoais requerem um investimento monetário muito menor e dão imenso prazer. A liberdade é total. Pode escolher as texturas, as formas, as cores… É um mundo de decoração que se abre à sua frente. E é garantia de que mais ninguém irá ter algo igual!

É isso, ponha mãos à obra e forre essa parede a precisar de um agrado. E nem precisa de papel de parede. Basta um tecido catita, tesouras e amido. Duvida? Hoje propomos-lhe forrar uma parede com tecido em seis simples passos, usando como cola amido líquido.

Pensar em fazer isto não é em nada diferente de pensar em aplicar papel de parede usando cola. Só precisa do tecido certo, as ferramentas adequadas, alguma habilidade e ajuda de alguém próximo. E, em menos de nada, tem uma parede de fazer inveja! Um projeto pessoal que pode, e deve, partilhar: - peça ajuda a um amigo, prepare umas bebidas e passem uma tarde animada seguindo os nossos seis passos simples para forrar uma parede com tecido. Também pode fazê-lo sozinho, mas é bem mais difícil e dá muito menos gozo!

Escolha o seu tecido preferido

Colecção Equador 2015, marca "barbara osorio fabrics": Casa  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Colecção Equador 2015, marca barbara osorio fabrics

Pedroso&Osório

A escolha é quase infinita.

Pode comprar um tecido de propósito para o projeto. Como este, de fabrico português, da ’Pedroso&Osório, do Porto, com um padrão de inspiração ty dye’, tão moderno! Será garantia de uma parede única e súper original…

Ou pode utilizar um tecido que já tenha em sua casa e com o qual não sabe o que fazer. Trouxe um tecido de uma viagem? Talvez uma capulana de Moçambique, ou um sari da Índia? Ou mesmo um tecido bem português que encontrou numa feira de artesanato? Tem aqui um ótimo uso para aquelas peças que não sabe o que fazer, se não souber costurar.

Tenha apenas em atenção a espessura do tecido, e a parede onde o vai aplicar. Se o tecido for muito pesado pode descolar facilmente e se for muito fino qualquer imperfeição na parede vai sobressair.

E não se esqueça de medir a área que vai cobrir. Assegure-se de que tem tecido suficiente, com uma margem de erro de pelo menos um metro e meio. Se o tecido que já possuir for pouco para a totalidade da parede pode optar por cobrir apenas uma parte, ou usar dois tecidos que combinem.

Prepare as ferramentas e os materiais necessários

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Casa  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

Trabalhar com tecidos tanto pode ser um sonho como tornar-se um pesadelo, dependendo dos equipamentos que utilizar, e isto é especialmente importante no que toca a este projeto. Por isso aconselhamos a utilização de tesouras de alfaiate, devidamente afiadas, para assegurar cortes lisos e acabamentos perfeitos. Esqueça a tesoura de papel do escritório, provavelmente não se vai servir dela para isto.

Se for preciso fazer recortes para preencher um recanto, por exemplo, não se esqueça do giz de alfaiate para fazer as marcações.

Vai também precisar de um rolo para aplicar o amido, um tabuleiro de pintor, um escadote, fita-cola para rodapés, pioneses, um x-ato e bastante plástico para proteger o chão. O amido líquido não o estraga, mas fica bastante confusão! 

E claro, precisa de amido líquido. Pode fazê-o, e até nem é dificil. Mas o amido líquido de compra tem mais poder adesivo devido a ser adicionado com outros qúimicos, por isso é melhor para este projeto. Pode compara em lojas da especialidade.

Verificou se tem tudo?

Mas antes de começar não se esqueça de pré-lavar o tecido… Não quer que encolha quando o aplicar, pois não?

Prepare a superfície da parede

Estúdios São Victor - Reabilitação: Quartos ecléticos por A2OFFICE
A2OFFICE

Estúdios São Victor – Reabilitação

A2OFFICE

Seja no quarto, na sala ou em qualquer outra divisão da sua casa, a parede que pretende forrar vai precisar de alguma preparação. A exceção são paredes recentes, de estuque, em casas novas. Se não for esse o seu caso inicie o trabalho pela preparação da parede. Lembre-se de que todas as rugosidades e imperfeições da parede vão ficar visíveis e até ampliadas, por isso tape as fendas e buracos que possam existir e dedique algum tempo a lixar a superfície até a deixar uniforme. Certifique-se também de que a lava na perfeição, removendo qualquer resíduo que possa impedir o amido de colar e o tecido de aderir, e a deixa secar no mínimo por três dias.

Coloque o tecido no lugar escolhido

Agora vai precisar da ajudinha que pediu antes. Para colocar o tecido já cortado à medida no local escolhido peça ao par de mãos extra que suba ao escadote e vá colocando a peça no sítio certo usando para isso a fita-cola ou os pioneses. Enquanto isso vá-lhe dando as indicações e guiando até ficar bem ajustado.

A fita-cola só deverá ser usada se não for possível perfurar a parede. Tenha em atenção que a fita-cola pode desfiar a borda cortada. Por isso o melhor é fazer uma pequena dobra ao longo da borda. O excesso será retirado com o x-ato.

Dê os acabamentos e finalize com estilo

Chegou até aqui? Parabéns, está a um passo de ter uma parede sensacional! Mas agora vem o passo final, o mais importante, e talvez (achamos nós) o mais difícil. Finalizar o trabalho!

A maneira mais simples de aplicar o amido é pedir ao seu ajudante que vá levantado o tecido enquanto aplica o amido diretamente na parede com o rolo, e o vá baixando para que possa colá-lo. Comece de cima para baixo e não espalhe tudo de uma vez. Vá aplicando por secções e alisando com a mão por cima à medida que aplica. O amido seca muito depressa, mas se secar antes de lá pôr o tecido só tem de pôr mais amido. Alise bem o tecido, até aderir à parede e certifique-se que não deixa bolhas de ar.

Por fim, usando o rolo, sature toda a superfície do tecido com o amido, não esquecendo os cantos que devem ser pressionados com a ponta dos dedos.

E já está! Tem uma parede digna de um mestre na arte de decorar! Deixe secar e pode dar largas à imaginação para completar a decoração, como na ideia da imagem. Use molduras sem conteúdo a emoldurar o tecido, coloque móveis, faça almofadas a condizer. É só imaginar!

Faça os ajustes necessários

Parede e piso  por Paper Moon
Paper Moon

Room Seven Mural ref 2000193

Paper Moon

Antes de continuar reflitam e observem para se certificarem de que esta tudo exatamente no sítio desejado. Se o tecido não estiver totalmente alinhado recomecem. Se não gostar do efeito ainda está a tempo de mudar de ideias e trocar de tecido!

Estes ajustes são de especial interesse se quiser fazer um trabalho como o da imagem: – cada secção tem de ficar perfeitamente posicionada para ficar com o efeito desejado. Mas confesse… Dá inveja não dá? É um estilo rústico, campestre, muito bem conseguido para um quarto de criança.

Espantámos a preguiça e decidiu seguir o nosso conselho? Conte-nos tudo na caixa de mensagens abaixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!