Escultura como parte integrante da decoração!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Iva Viana é um nome sonante e é somente sobre ele que falarei no artigo de hoje. Natural de Viana de Castelo, Iva é formada em artes plásticas com a variante de escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto, mas não foi por Portugal que ficou. Alargou os seus conhecimentos quando no ano de 2003 e 2004 residiu em Cracóvia onde frequentou um curso de tecnologias de cerâmica, pedra e multimédia. Mais tarde estagiou em França no atelier do escultor Pierre Merlin. Passou ainda por Moçambique  e Brasil durante intercâmbios juntando projectos e mais conhecimento ao seu currículo. Mas foi no inicio de 2013 que o seu atelier de escultura nasce e é nessa altura que começou a conciliar a sua paixão por esta arte com projectos mais pessoais.

As peças de Iva podem ser facilmente encontradas em hotéis como no Four Seasons em Londres e no Shangri-La em Paris. 

A sua paixão em colocar mãos à obra literalmente falando é notada em cada peça que cria. Fique na nossa companhia e fique a saber mais sobre esta mais valia nacional e aprenda a valorizar esculturas e peças em gesso.

Painel de flores

Começo por lhe mostrar o resultado final do seu trabalho depois de aplicado numa parede de casa de banho. O painel de flores em gesso é magnifico, uma autentica obra de arte e a sua dimensão é de 1,80m x 1,30m. O mesmo é repetido em continuidade criando uma atmosfera super feminina de delicadeza extrema.

Todo o trabalho é realizado manualmente usando processos manuais de modelação de estuques e outros modernos de fundição de diferentes possíveis matérias, marcando uma ligação forte entre o passado e o futuro, aplicado em objectos, edifícios ou ainda a paisagens.

Ao pormenor

Em detalhe percebemos melhor o cuidado aplicado na modelagem de cada folha, pétala. Iva desenvolve e cria no seu atelier peças e objectos que nascem tanto através do fascínio do saber herdado pelos seus mestres estucadores como pelo seu desejo de reinterpretar as técnicas tradicionais.

Com liberdade e autonomia total, no seu atelier pessoal, Iva explora e põe a sua experiência em prática ao nível de técnicas tradicionais de escultura decorativa em gesso, realizando trabalhos assinados e peças de autor.

Rosa

Outro belo exemplo do seu trabalho é um quadro vivo em forma de rosa num tom vivo. O seu relevo é impressionante e é capaz de decorar com extrema exuberância e bom gosto um espaço. A estética conseguida é original e o detalhe imenso, tanto a nível táctil como visual.

Este exemplar foi projectado para um hall de entrada num edifício na cidade de Aveiro. É de ficar impressionado logo num primeiro contacto, concorda?

O atelier

Nesta fotografia dou-lhe a conhecer o atelier onde Iva põe em prática as suas ideias e ambições. É neste ambiente que a mesma se dedica de corpo e alma na criação de peças exclusivas. Cria moldes em silicone que posteriormente podem ser preenchidos com os seguintes materiais: gesso, resina, cera, porcelana, cimento, e até de pedra reconstruída.

Portanto, se pretende algo diferente na sua casa ou ambiente de trabalho e não encontra aquela peça que irá tornar o espaço único com aquele brilho especial, entre contacto com a própria. O atelier oferece variados serviços que tentam responder às necessidades criativas e técnicas de arquitectos, designers, decoradores e ainda clientes privados.

Os detalhes

Em com este ar sereno e tranquilo que Iva se debruça sobre as suas peças de grandes dimensões e retoque pormenores e detalhes com as próprias mãos. Percebe-se de imediato que é uma mulher cheia de garra e essa energia nota-se nas peças que nos faz chegar.

Que achou deste novo modo de decorar espaços?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!