6 dicas para construir mobiliário a partir de paletes em madeira

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
pabellon de caza en la Despeñaperros , interiorismo estudio apunto interiorismo estudio apunto Jardins rústicos
Loading admin actions …

Os constrangimentos económicos e ambientais são, cada vez mais, um incentivo a uma mudança de mentalidades no sentido de decorar dentro de um orçamento mais limitado.

Para além disso, é divertido pegar numa peça aparentemente inútil e transformá-la num elemento único e fresco na nossa decoração. É certo que nem todos temos jeito para esta coisa dos trabalhos manuais. Mas não é menos verdade que as paletes em madeira, em alguns casos, pouco precisam de ser intervencionadas. Se a usar, por exemplo, como mesa de centro, possivelmente só precisará de a lixar e de lhe aplicar um acabamento para a tornar mais resistente às agressões diárias normais de uma casa.

As paletes são fáceis de arranjar e existem em vários tipos de madeira, umas mais raras e melhores do que outras. Quando procurar a sua, certifique-se de que tem a etiqueta IPPC (International Plant Protection Convention) ou o carimbo HT. O IPPC significa que quem manufacturou a palete seguiu as regras internacionais no que ao tratamento de paletes diz respeito e o HT significa que a madeira foi tratada com aquecimento e não com químicos. Não leve para dentro de casa paletes de origem suspeita ou arrisca-se a ter algum problema de pele ou nos seus pulmões.

Para reciclar as suas paletes, precisará de materiais adicionais e de protecção. Utilize luvas adequadas, máscara e óculos de protecção. Queremo-lo são e salvo para ler a homify.

Mesa de café

A utilização de paletes de madeira enquanto mesas de café é muito comum. Afinal de contas, pouco precisamos de lhes acrescentar. É possível pintá-las, colocar rodas ou, pura e simplesmente, lixá-las e deixá-las com um aspecto mais natural. É o caso da imagem que nos mostra a sala de estar de uma casa de praia decorada pelo gabinete Tiago Patrício Rodrigues, Arquitectura e Interiores. Às paletes, foram apenas acrescentadas rodas. A sua dimensão generosa permitiu a adição de elementos decorativos coloridos como caixas com estampados de flores, vasos e revistas de surf e viagens. Na parte inferior existem aberturas onde é possível colocar tudo aquilo que não pretende ter à vista como comandos, cabos ou tecnologia.

Mesa de jantar

Paletta Esstisch "Shanghai", Paletta Paletta Salas de jantar industriais Madeira Acabamento em madeira Mesas

É curioso como uma coisa tão comum como uma palete pode ser usada para gerar algo tão único e complexo como uma peça de mobiliário. Os conceitos de reciclagem não requerem conhecimento especializado. Uma mesa de madeira criada a partir de paletes tem um ar rústico que se coaduna com uma decoração dentro do mesmo estilo ou a um ambiente de exterior. Para além de a criação de uma mesa semelhante ser muito vantajosa em termos de orçamento, tem a mais-valia de a poder montar no tamanho que considerar mais adequado consoante as suas necessidades. Certifique-se de que as paletes que vai usar não são tratadas com produtos químicos. É o móvel que vai usar para fazer as suas refeições pelo que é importante ter esse cuidado. Dê-lhes um acabamento com óleo ou cera para lhe propiciar durabilidade e torná-lo à prova de água. Pode, igualmente, cobri-lo com um tampo de vidro.

Sofá

Um sofá feito a partir de paletes é uma peça para exterior. Dentro de uma sala de estar convencional não nos parece tão plausível, a menos que seja num loft, numa casa de praia ou inserida numa decoração com uma linguagem industrial. Já num alpendre, num pátio ou num jardim o caso muda de figura e pode ser um elemento muito interessante e de relação fácil com a atmosfera natural característica dos espaços em questão. Ainda assim, terá sempre que o adornar com convidativas almofadas porque o conforto importa. Mesmo fora de portas. 

Cadeiras

E para complementar os seus sofás, nada como umas cadeiras ou poltronas. Deixe a sua criatividade fluir e crie um par de cadeiras para colocar ao lado do sofá, tal como num lounge, em tons mais coloridos e contrastantes ou em cores sóbrias, mais calmantes. No caso das cadeiras, é mais fácil visualizá-las num ambiente de interior como a ladear uma mesa de cozinha rústica – até pode pintar uma de cada cor – ou com pés altos num balcão de cozinha em jeito boémio.

Cama

Para a cama principal ou para um quarto de hóspedes, considere fazer uma cama a partir de paletes em madeira. É fácil, mais barato e só precisa de colocar um confortável colchão no topo. Na imagem, proposta Barasona Diseño y Comunicacion, a inspiração foi levada mais além e vemos uma cama de baloiço king-size  feita em paletes e suspensa com cordas. O estilo da cama e do quarto que integra vai de encontro a uma estética industrial-chic que se define pela mescla entre a cama tosca, os candeeiros de lustre, a zona de duche elegantemente envidraçada e a parede em tijolo. Gostaria de dormir nesta cama quase a tocar nas nuvens?

Prateleiras

Por fim, as prateleiras. Para fazer prateleiras com paletes, pode desmontá-las, aproveitando a sua estrutura para as adaptar a outros formatos ou deixá-las tal como são para as suspender paralelamente, no caso de serem mais finas e menos pesadas. O uso de paletes vai de encontro a um estilo decorativo eco-friendly, mais simples e natural. Se usar paletes de madeira enquanto prateleiras verifique o material em que as paredes foram construídas e recorra a ferramentas adequadas para as colocar. 

Há, ainda, outro tipo de prateleiras que pode criar com recurso às paletes. Só tem de as fixar verticalmente na parede e servir-se delas como móvel para sapatos. Depois, coloca o seu calçado preso pela ponta em cada intervalo.

Em relação ao exterior, as paletes podem ser uma excelente solução para dispor plantas. O seu ar tosco e natural harmoniza-se com a vegetação. Pode usá-las para, por exemplo, compor a horta de ervas aromáticas que sempre desejou ter. Aplique-se e qualquer dia tem o Jamie Oliver à porta a pedir-lhe um raminho de salsa.

Qual destes móveis mais o impressionou? Vai pôr mãos à obra? Deixe-nos o seu feedback!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista