7 moradias unifamiliares que podem ser construídas com um orçamento limitado | homify

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

7 moradias unifamiliares que podem ser construídas com um orçamento limitado

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casas modernas por 4plus5 Moderno
Loading admin actions …

Por moradia unifamiliar referimo-nos a estruturas independentes que não partilham nenhuma superfície exterior com outra casa ou edifício (o contrário de moradia multifamiliar). Nestes espaços habita apenas uma única família, contrariamente aos blocos de apartamentos onde residem várias famílias. 

Para construir uma casa assim, não precisa de acertar na lotaria. Neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe sete moradias unifamiliares, todas elas construídas de forma pouco dispendiosa. 

Sejam elas feitas de materiais low cost ou pré-fabricadas, estes imóveis providenciam funcionalidade aos seus habitantes, sem prejudicar em demasia as finanças.

Vamos vê-los.

1a. Ideal para uma família

A nossa primeira opção vem acompanhada por uma história de fundo interessante: esta estrutura era usada como celeiro, local para abrigar tractores e outras ferramentas agrícolas. Mas, foi convertida numa casa. Uma ideia inteligente, não acha? 

Uma das coisas que a sua fachada evidencia é que a casa oferece muito espaço e uma bonita paisagem.

1b. Interior rústico

Consegue acreditar que este espaço interior foi outrora usada como apoio à actividade agrícola?

Houve muito trabalho até se alcançar este resultado. O chão teve que ser substituído por madeira, as paredes receberam uma nova e fresca pintura e não foram esquecidos os detalhes e acabamentos elegantes, como é o caso da esquina em pedra que abriga uma lareira moderna.

2a. Isolamento ecológico

Não, não é a história d'’Os Três Porquinhos’. Mas, saiba que as casas com isolamento em palha são, definitivamente, uma opção válida quando a preocupação passa por poupar o orçamento. 

Combinada com materiais sólidos como a madeira, as superfícies em palha – ainda inacabadas/pode ver mais sobre o projecto clicando sobre a imagem – dão garantias de uma casa sólida, quente e confortável.

2b. Um interior simples, mas com estilo

Sabe qual é uma das grandes vantagens de optar por uma casa semelhante a esta? É ver o olhar dos seus convidados quando entrarem e derem de caras com um espaço deliciosamente rústico com pormenores modernos. 

Independentemente dos móveis e peças de decoração, vai sempre conseguir um contraste com o estilo da casa. Não conseguiríamos imaginar a existência de uma sala aconchegada no interior da casa, olhando para a imagem de cima.

3a. Painéis de madeira

Tal como no anterior exemplo, esta casa de madeira não usa betão na sua construção, o que significa uma grande poupança nos custos de construção. Para além disso, ninguém pode negar quão bonito é um chalé em madeira.

3b. Interiores aconchegados

E por falar no apelo dos chalés, que tal manter a madeira também no interior, criando ambientes acolhedores, calorosos e convidativos como este? Neste caso, o interior desenvolve-se numa lógica de plano aberto.

4a. Uma casa adorável

Não obstante a sua pequena dimensão, esta casa tem personalidade para dar e vender com a sua adorável fachada. A inclinação do telhado preto, o jardim frontal bem mantido, a entrada abrigada, as paredes cremes… todos estes elementos não deixam adivinhar que se esta se trata de uma construção low cost.

4b. Cheia de estilo

Mais uma surpresa. Entramos na moradia e deparamo-nos com interiores muito… espaçosos! Certo? Nesta imagem, vemos a área de estar onde sobressaem os tons neutros nos acabamentos e na decoração. Esta é uma das mais-valias de gastar pouco na construção: sobra-lhe dinheiro para adquirir móveis de topo.

5a. Com um carácter contemporâneo

Casas modernas por 4plus5 Moderno

Optar por low cost não significa, necessariamente, optar por uma casa rústica. Existem outras alternativas. Assim o comprova esta casa contemporânea cheia de toques especiais como é o caso do jardim de seixos, da fachada cinza e das linhas puras. Um toque de elegância bem conseguido.

5b. A entrada muito prática

Casas modernas por 4plus5 Moderno

Se não pode pensar em grandes espaços, então deve ser inteligente – é essa a lição que podemos retirar desta bela casa. 

Vê como a entrada vai directa ao assunto? A cozinha localiza-se imediatamente à esquerda. Do lado oposto, existe uma generosa área de arrumação para sapatos, casacos e outros objectos à escolha da família. Esta última área divide-se entre prateleiras expostas e um armário com portas.

6a. Casa em pedra tipo chalé

Usar pedra para a estrutura não é tão caro quanto se possa pensar.

Esta bonita casa de dois pisos foi construída com um orçamento limitado e rematada com janelas de madeira. Tem um encanto idílico que se deve não só à estrutura propriamente dita, como também ao contexto em que se insere. 

6b. Madeira e mais madeira

O exterior da casa arrebatou-nos e no interior decidiu-se manter a mesma estética, utilizando-se um material natural: a madeira. Oh, a madeira. Nunca deixa de nos surpreender.

7a. Monocromática

O nosso último exemplo mostra-nos como se pode valorizar uma fachada com uma estrutura comum (sem varandas, nichos ou outras formas interessantes que despertem curiosidade): escolher um esquema cromático clássico (preto e branco não falham) e acrescentar apontamentos naturais (vasos e canteiros para trazer cor e frescura).

7b. Minimalista e espaçosa

Tendo em conta que esta casa não é particularmente espaçosa, é interessante ver a escolha dos móveis e do estilo de decoração. Veja como este quarto contém apenas o essencial, tirando partido da luz natural e do chão em madeira para criar cor e textura.

Recorra ao serviço de um arquitecto para construir a sua casa de sonho com um orçamento limitado.

Qual destes projectos mais o encantou? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!