Casa Ofir: Habitações  por Ana Lobo

11 coisas que a sua casa não precisa ter

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Bem sabemos como o dia-a-dia nos pode toldar a vista e fazer com que a nossa casa se transforme rapidamente em algo que não identificamos como sendo a nossa imagem. Para quem não é louco por arrumação, sabe que é muito fácil um quarto arrumado virar loja de roupa em saldos ou uma sala imaculada começar a ter pontos de discordância em todo o espaço. Por isso mesmo, hoje escrevemos este artigo com pontos que considerámos chave no que toca a ter (e a manter) uma casa que nunca o deixará envergonhado. Vamos a isso?

1. Espaço exterior mal aproveitado

Se tem a sorte de ter uma varanda, um terraço ou um pequeno jardim, não caia na desgraça de o tornar inútil! Por muito tentador que seja arrumar a tralha que não cabe dentro de casa nestes sítios, faça um esforço por torná-los zonas bonitas e agradáveis de estar. Para isso, retire tudo o que tem aqui e estude a área que tem – em último caso, coloque apenas uma mesa e duas cadeiras, vai ver como os cafés a seguir ao almoço ganham toda uma nova vida!

2. Vão de escadas sem aproveitamento

O vão das escadas pode parecer um espaço sem qualquer utilidade, mas se olhar para ele com os nossos olhos verá com certeza um sem fim de soluções! Desde mini escritório a um armário, passando por uma adega ou até por um jardim interior: o importante mesmo é que lhe dê uma oportunidade para brilhar! Vai ver como não se vai arrepender disto!

um telhado igual ao de toda a vizinhança

3. Paredes brancas – mesmo que seja clássica

Quem disse que uma casa de traça antiga tem que ter paredes sóbrias? Isso é coisa do passado e o presente está aqui para lhe mostrar que a tendência é o espaço ter a cara do seu habitante – e não o contrário! Se optou por uma casa no centro histórico da cidade, é provável que lhe tenha calhado uma de arquitectura antiga. Por que não juntar o útil ao agradável e dar-lhe um toque completamente renovado, com paredes de cores fortes?

4. Prateleiras inalcançáveis

Cansado de ter que andar sempre com o escadote ou com um degrau atrás para ir buscar a batedeira, um livro ou outro objecto que está na última prateleira do armário/estante) Esqueça isso: porque não instala um escadote com uma calha, para que este deslize ao longo da prateleira superior? Fica um máximo e torna qualquer ponto de arrumação super prático!

5. Uma ilha fixa

Ter uma ilha na cozinha é o sonho de muitas pessoas. No entanto, por vezes pode acontecer que este elemento se torne um estorvo, já que não é propriamente pequeno e fica bem no meio da cozinha. Quando temos muita gente para almoçar ou jantar, pode ser útil afastá-la um pouco para facilitar a circulação de todos os que querem ajudar. Assim sendo, que tal uma ilha como esta? Cumpre todas as suas funções e o melhor de tudo: é móvel!

6. Uma biblioteca convencional

Os livros são o seu ponto fraco? Excelente notícia! Já pensou que, para os guardar, não precisa de ter uma estante enfadonha como tantas outras? A solução da árvore é perfeita, para quem gosta de conjugar a leitura com um ambiente descontraído e único – e já sabe: quantos mais ramos, melhor!

7. Cadeiras de refeição iguais

O ecletismo reina por estes dias – mas mesmo que goste de estilos mais sóbrios, esta máxima pode aplicar-se: ter um conjunto de cadeiras todas iguais é ainda amplamente aceite, mas não se acanhe de arriscar em ter várias cadeiras, cada uma com a sua identidade! Principalmente se o espaço for grande, aposte nesta ideia e vai ver como não se vai arrepender!

8. Uma despensa desarrumada

Por si só, as despensas já costumam ser espaços pequenos e fechados. Por isso mesmo, dispensam desarrumação, que só vai tornar tudo mais complicado e caótico. Procure ter a sua mercearia minimamente arrumada e organizada, para que seja mais fácil a sua utilização – e haja menos probabilidade de deixar passar o prazo de alguma coisa!

9. Armários de canto inúteis

Já lá vai o tempo em que aquele armário da sua cozinha em L ou em U ficava completamente atolado das mais diversas coisas mal arrumadas – nomeadamente caixas de plástico. Hoje em dia já existem sistemas como prateleiras giratórias ou gavetas de canto que nos resolvem este problema – e, acredite, vai conseguir aproveitar muito melhor este espaço!

10. Uma garagem caótica

Ter garagem em casa é sem dúvida uma mais valia para qualquer imóvel. Mas há que ter algum cuidado com ela, já que facilmente pode virar zona de guerra! É importante que a vá mantendo minimamente limpa e organizada, tentando manter tudo no seu lugar o máximo de tempo possível.

11. Instrumentos musicais pelo chão

Tudo o que seja instrumento de mão: parede! É a palavra de ordem para guitarras, baixos, pandeiros, clarinetes e afins. Tudo o que possa ser pendurado ganha um sítio na parede. Desta maneira, consegue ter o chão sempre livre e os instrumentos sempre à mão!

Depois de todas as nossas sugestões, o que pensa mudar em sua casa?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!