Como decorar um quarto de menina de forma perfeita?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

As crianças são a alegria da casa… São elas que nos dão vida e motiva a cada dia, fazem parte do nosso sucesso e realização pessoal. Gostamos de ver os nossos filhos felizes e bem dentro da sua própria casa, deixa-nos de coração cheio… de amor! Lá por casa, eles têm uma divisão só para eles, por vezes dividida com uma irmã ou irmão, mas aquele espaço sabemos que é o mundo encantado infantil. Tudo por lá tem características e decoração muito própria dessa tenra idade. E é nesse mesmo espaço que podem brincar, trabalhar e claro dormir, umas belas e longas horas de sono recuperador. É lá que as crianças gostam de estar… refugiam-se muito no ninho delas, satisfeitas, em segurança e encantadas por estarem no mundo cheio de fantasias e ainda por cima cheio de pinta! Já que estamos a falar em quarto e coisas giras… Talvez esteja a precisar de dar um toque com a 'varinha mágica', no quarto da sua menina, assim ao jeito de uma fadinha… O que acha? Vamos a isso? Talvez seja presente de Natal! Yeee!

É que o artigo de hoje, está cheio de dicas fantásticas para decorar o quarto da sua menina, como o dividir e rentabilizar, além de ficar top top! Sabemos que os nossos papás e mamãs, leitores assíduos da homify, adoram descobrir e tirarem todas as ideias para casa, mas hoje é para as futuras herdeiras! Por isso, vamos e 1… 2… e… e… 3!!

Cheios de pós de perlimpimpins… Abracadabra…  Bibidi-Bobidi-Bu…  Vamos transformar o quarto da sua filha!

O ambiente

É verdade os nossos bebés crescem à velocidade da luz, por vezes até queríamos que o tempo parasse para aproveitar mais deles pequeninos e estar mais com eles… Mas é como é. A vida é assim, num abrir e fechar de olhos! Então o quarto da bebé rapidamente se transforma no quarto de menina, como tal precisamos de nova decoração, mobílias e ideias, muitas! Mas como elas vão crescendo, a fala e o próprio pensamento, bem como a sua opinião já se fazem prevalecer, por isso a nossa primeira dica será de conversarem com a sua filha, para perceberem o que ela gosta, as cores, os heróis ou princesas, entre outros. Vão ver que ela sabe bem o que quer, mais que possamos imaginar… Irá começar a desamboninar! 

Nessa conversa, podem decidir as cores, o tema e o que irá ficar por lá. O resto, a questão logística terá de ficar consigo, como a rentabilização do espaço, bem como a sua divisão em várias áreas, a disposição do mobiliário, a escolha de uma boa cama, enfim… Todos estes detalhes que requerem outro savoir-faire e gestão fica da responsabilidade e cuidado das mamãs e papás. Nós por aqui, vamos lhe dar as dicas para seguirem e orientar-se da melhor maneira, não se esqueça o quarto é de uma menina, tem de ficar o mais agradável, funcional, acolhedor e apaixonante possível.

O tamanho certo do quarto

Quarto Infantil: Quarto de crianças  por Formafantasia
Formafantasia

Quarto Infantil

Formafantasia

Quando falamos em tamanho certo, não é necessariamente termos um quarto tipo palacete, mas digno dele sim! As meninas podem ter um quarto pequeno, mas que seja ao máximo rentabilizado, cada metro quadrado aproveitado, mas cuidado nada de nos sentirmos num espaço a sufocar, em que mal nos consiguemos mexer. Como tal não o pode sobrecarregar, de todo. As cores claras, o aproveitamento da luz natural e vários pontos de luz artificial ajudará a criar amplitude e criar leveza no ambiente. Opte por móveis que sejam multifuncionais, assim ocuparão um único espaço em vez de vários. Criar várias áreas dentro do quarto é também assertivo, a zona de dormir, de brincar e trabalhar, iremos ao longo do artigo falar sobre cada uma delas. 

Caso o quarto seja grande, melhor, mas cuidado, porque aqui pode-se cair no erro de o deixar demasiado vazio e monótono. Uma decoração, que pode descobrir neste livro de ideias, ajudará nesse aspeto. 

Escolha uma boa cama

Um boa cama é sempre uma boa cama, faz diferença desde a mais tenra idade, incluímos a parte do colchão. É um investimento, certo, mas que fará diferença e muita. A quê? Às noites bem dormidas e relaxantes, à coluna, bem como a todo o corpo, um descanso de princesa sem dúvida. Quanto ao modelo em si, pois a cama diz muito na decoração do quarto, é um mobiliário imponente, por isso além de confortável, escolha o bonito! Opte por um modelo que tenha a ver com a decoração do quarto e que possa durar até a menina ser bem crescida!

Escolha uma cor agradável

Quarto Infantil : Quarto de crianças  por Formafantasia
Formafantasia

Quarto Infantil

Formafantasia

O artigo é sobre quarto de menina… pois é! E estamos a falar de cores… pois é! Então falemos inevitavelmente do cor-de-rosa… pois é! É verdade quando falamos em quarto de menina parece que o rosa tem de estar sempre na história, mas desengane-se, existem outras cores tão agradáveis, como o cor-de-rosa para menina, desde que seja pastel e suave, tudo marcha! Por exemplo? O branco, o bege, o amarelo, o roxo, o azul menta ou o verde. Estas cores são leves, frescas e marcam também o lado menina, basta fazê-lo com bom gosto ou em certos apontamentos. Mas esta questão, talvez seja melhor perguntar à pequena!

Crie uma área de brincar

Quarto de crianças  por decoBB
decoBB

Bloomingville

decoBB

E se agora passássemos à divisão do quarto, já vimos que a área tem de ser rentabilizada ao máximo e que é importante criar vários cantinhos, será mais fácil assim para a criança se orientar e saber onde ir e claro onde arrumar! Então a primeira a área que vos aconselhamos é a zona de brincar, tão importante, mas mesmo muito importante. Esta fase na vida de um ser humano é fundamental para o seu desenvolvimento intelectual, bem como psicológico. A criança desenvolve capacidades como a memória, a atenção, a imaginação e a criatividade. Quando brincam, exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, questionando-se sobre as regras e papéis sociais, é de facto uma aprendizagem. O faz de conta, o imaginar, o estar ali a fantasiar é um aprender a ser, a fazer, a conviver e a conhecer. Estimula ainda a curiosidade, a autonomia, a linguagem, a autoconfiança, o pensamento, a concentração e a atenção.

Por tudo isto, esta zona de brincar deve existir… Porque uma infância feliz é sem sombra de dúvida a brincar e fantasiar. É mágico…  

Crie um área de estudo

Quarto de crianças  por Haciendo el Indio
Haciendo el Indio

Kalaluszek, Archissima (estilismo) y Przemek Kucinski (fotografía)

Haciendo el Indio

Mesmo que a menina não tenha entrado ainda, para a escolhinha, a secretária e a cadeira fazem parte da decoração do quarto, um lugar de trabalho. Porquê? Porque as meninas adoram, estão ali a fantasiar e fazer todos os mil trabalhos que têm para fazer, como pintar desenhos, brincar com plasticina, escrever uma carta à mamã e fazer um desenho à professora. Ufa, os trabalhos estão prontos! (Vida difícil!)

Quando já vão para a escola… a história já é outra e a área de estudo, passou a ser um caso sério, talvez já não seja tão divertido como antes, masss se o cantinho for assim giro, talvez seja uma bela forma de a motivar e inspirar!

Use decoração didáctica

Quartos de criança ecléticos por kinder räume ag
kinder räume ag

summer camp von camengo

kinder räume ag

E se tivermos decoração bonita e lúdico-didática melhor ainda, como este da Kinder Raume AG. É uma forma de estar em permanência no quarto, subtilmente a criança vai aprender e brincar ao mesmo tempo. Como um papel de parede cheio de letras, tal como este, pode ser um incentivo, para aprender a ler e soletrar palavras. Por exemplo H de? homify! Claro!! Ou A de? Amor… Momentos divertidos que os pais podem passar com os seus filhos a contemplar a parede. Até podem inverter os papéis, para ele não achar que é uma lição!

Faça um lugar de menina, ela irá adorar

Quarto de crianças  por decoBB
decoBB

Lilipinso and Co

decoBB

E com a nossa varinha mágica e todos os pós de perlimpimpins da fada madrinha, conseguimos ter um quarto de menina, em que cada detalhe reflete o amor que sente pela sua filha. E sabe que mais? Ela olha para aquele quarto de menina e ela sente-se feliz e realizada. E isso foi o quanto bastou para aquecer o coração de pai e mãe.

As nossas dicas vão lhe ser úteis? Diga-nos qual é que lhe fazia falta! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!