Seis sugestões para manter a casa organizada

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Não vale a pena sermos demasiado obcecados com a arrumação. As casas de revista têm piada na revista, mas, no dia-a-dia, é um cenário que adivinhamos utópico. Não temos, nem devemos, ser escravos das limpezas e das arrumações. A casa existe para ser vivida com descontração. No entanto, é indiscutível que é saudável para a nossa mente estar num espaço limpo e organizado onde se possa circular sem constrangimentos, onde se encontrem os nossos pertences rapidamente, onde haja frescura e onde a luz natural entre sem embaraço. 

No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas sugestões funcionais em termos de arrumação. Para que não viva numa casa em que as gavetas não abrem, os cabides não deslizem ou onde se acumularam, ao longo de anos, objectos que já não usa. Uma atmosfera repleta de pequenas informações é cansativa visual e psicologicamente. Comece por remover o excesso, implemente hábitos no seu dia-a-dia – devolva ao sítio certo tudo aquilo que desarruma, limpe a cozinha após cada refeição, acabe os projectos que começou ao redor da casa – seja consciente a consumir e não compre desnecessariamente e, se for o caso, inculque esta conduta aos seus filhos que, assim, fazem a parte deles e crescem com essa percepção.

Armários com compartimentos

Moradia no Porto: Closets modernos por Vilaça Interiores
Vilaça Interiores

Moradia no Porto

Vilaça Interiores

Uma divisão da casa dedicada à arrumação de roupa, sapatos e acessórios? Venha ela. Os walk-in closets são a solução ideal para quem tem muita roupa. No entanto, é importante estarem bem organizados com tudo devidamente separado em compartimentos com propósitos distintos. Pondere a definição de uma zona com cabides, outras com gavetas, outra com cestos e/ou caixas e ainda prateleiras ideais para sapatos ou para a disposição de camisolas. 

O mesmo se aplica a um roupeiro normal. Se, por dentro, estiver organizado em módulos – que hoje em dia se encontram em qualquer loja de móveis a preços acessíveis – não só é mais fácil encontrar o que pretende, como também é muito mais agradável em termos estéticos. Quando escolher os cabides, escolha-os todos com a mesma cor e formato e vire-os para o mesmo lado. Este detalhe tão simples melhora, de imediato o aspecto do seu roupeiro que fica arrumado de forma mais ordeira, para além de maximizar o espaço. Se precisar de cabides específicos para peças de roupa com características particulares, coloque-os todos de um só lado para que não interfiram com o resto da organização. No caso das prateleiras, e para as manter arrumadas, vale a pena adquirir separadores metálicos – tipo grelhas – para os seus montinhos de roupa não caírem sempre que retira uma peça por baixo. São estas minúcias que ajudam a manter tudo nos conformes.

Inspire-se neste exemplo perfeito do gabinete Vilaça Interiores, em Braga.

Por baixo da cama

Quarto  por Massive Naturmöbel
Massive Naturmöbel

Schubkastenbett Caro

Massive Naturmöbel

Gavetões por baixo da cama vêm sempre a calhar, sobretudo em casas ou quartos pequenos onde o espaço escasseia. Numa cama com gavetões, pode arrumar lençóis, toalhas, roupas ou outros objectos. Se já tem uma cama normal e não tenciona comprar outra, então pode sempre colocar sob ela cestos ou baús tapados para que o conteúdo não ganhe pó. No caso de querer arrumar objectos pequenos por baixo da cama, será melhor investir num sistema de compartimentalização para evitar que tudo se amontoe sem nexo nos gavetões fundos e espaçosos.

Prateleiras

Salas de estar modernas por LEIVARS
LEIVARS

Wimbledon

LEIVARS

Uma estante preenchida com livros e um ou outro objecto de decoração pelo meio é um elixir para olhos cansados e uma das maneiras mais simples de dar vida, cor e personalidade a uma casa. Entre os livros sempre pôr uma caixa bonita, um objecto de colecção, um pequeno vaso com uma planta ou uma moldura. Uma composição deste género não só é mais interessante do ponto de vista decorativo, como também revela atenção ao detalhe o que não aconteceria se os livros sucedessem sem qualquer elemento a intervalá-los. Nestas prateleiras, pode, também, aproveitar para arrumar os seus álbuns ou filmes. Se tiver estantes ajustáveis, pode colocá-los em espaços mais baixos, deixando os mais altos para livros como dicionários, enciclopédias, entre outros.

Arrumação embutida

Chalé das Três Esquinas: Closets ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Os vãos de escadas, os nichos, as esquinas ou aquela parede desaproveitada são as zonas indicadas para a introdução de um espaço de arrumação embutida. Estes armários são ideais para armazenar coisas como produtos de limpeza, brinquedos, roupa de outra estação, entre outras coisas. Ainda que, normalmente, esta instalação tenha que ser feita por medida o que implica mais custos, é uma boa adição à sua casa na medida em que lhe resolve problemas de espaço e lhe acrescenta interesse.

Prateleiras para sapatos

Closets modernos por HollandGreen
HollandGreen

Full House Renovation with Crittall Extension, London

HollandGreen

Como já lhe deixámos a saber aqui pela homify, a existência de móveis para sapatos são um lugar comum em países nórdicos. É normal entrarmos numa casa alemã, por exemplo, e vermos uma prateleira para lá deixarmos o nosso calçado antes de entrarmos para o resto da casa. Esta é uma boa forma de manter a higiene dentro de portas e de preservar o soalho que rapidamente se suja e desgasta. Parece-nos um bom exemplo a seguir. Mesmo que não tenha um móvel para sapatos no hall de entrada – esteticamente não é muito apelativo, mas vai certamente impressionar os seus convidados e pode sempre ocultá-lo dentro de um armário – pode integrar um no seu closet, no roupeiro, numa despensa ou até no vão das escadas. Se temos um espaço para pendurar o casaco, por que não havemos de ter um para deixar os sapatos?

Adega

Adegas industriais por dmesure

No que à adega diz respeito, estamos a falar de um tipo de arrumação muito específico, mas que faz todo o sentido para um coleccionador e apreciador de vinhos que já tem uma colecção significativa. Se tiver uma cave em casa deixada um tanto ou quanto negligenciada, eis a desculpa perfeita para lhe dar uma nova vida e desígnio: construa uma adega. Se puder, inclua um sofá ou umas poltronas confortáveis para poder reunir os seus amigos em torno de um bom vinho e de uma conversa ainda melhor. Assim, para além de uma área de armazenamento, fica com uma zona de estar extra.

É uma pessoa muito arrumada ou este artigo veio mesmo a calhar para dar uma grande volta aí em casa? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!