Salas de estar industriais por AÏDO

Sonhe em grande: 6 vantagens de uma casa pequena

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Quando pensamos em casas pequenas pensamos imediatamente em desvantagens e no quão aborrecido é ter um lar como menos área do que aquela que desejaríamos. Contudo desengane-se, o facto de viver num espaço mais pequeno traz consigo uma série de vantagens que fazemos questão de partilhar consigo. Em primeiro lugar aquilo que é importante deixar claro, é que bom gosto na decoração nada tem que ver com a área da nossa casa. O bom gosto pode estar em qualquer parte e é independente do espaço que temos. E na verdade as casas mais pequenas têm sempre qualquer de coisa de casa de bonecas, o que – principalmente para o lado feminino – nos leva a um universo de boas recordações e coisas bonitas.

Se ainda não está totalmente convencido e continua a achar que uma casa grande é que é vamos apresentar-lhe 6 vantagens que o vão fazer mudar de ideias. Como tão bem sabe, aqui na homify gostamos de o surpreender e este será mais um daqueles artigos em que chega ao fim e pensa se calhar eles tinham razão…

Venha connosco distrai-se, divirta-se e claro, inspire-se!

Mais aconchegante

Cozinhas ecléticas por  Design
Design

Wohnküche

Design

A primeira e mais imediata vantagem que surge na nossa cabeça quando pensamos em viver numa casa mais pequena, prende-se com a sensação de conforto e aconchego que esta nos permite ter. Principalmente se vivermos sozinhos, é bom chegar a casa e sentir que o nosso espaço acaba por ser tão receptivo e convidativo. No sentido de ilustrarmos este conceito escolhemos esta imagem de um T0 bem pequenino mas super arranjinho. Comecemos então por descortinar a forma como foi organizado o espaço, sim também é necessária alguma imaginação! Em primeiro lugar é clara a divisão que existe entre o espaço que é o de dormir e o espaço para estar. Num plano superior temos uma cama – que no fundo é o quarto da casa – cuja grande vantagem é não roubar absolutamente espaço nenhum à área inferior, o quarto é maioritariamente para dormir, portanto precisamos de pouco mais que uma cama. Quanto ao espaço partilhado pela cozinha e sala, a disposição encontrada é sem dúvida muito bem conseguida, já que nos permite ter conforto e desfrutar de momentos de bem estar.

Viver dentro do budget

O facto de termos menos espaço também significa que necessitamos de menos coisas e por isso mesmo, querendo ou não, acabamos por viver dentro de um budget mais limitado. A palavra de ordem nestes casos é economia, economia de dinheiro e economia de espaço e para isso existem soluções que podemos utilizar a nosso favor. Uma das coisas que inevitavelmente ocupa mais espaço e que não podemos viver sem, é a nossa roupa e ainda que tenhamos muito auto controlo – no caso do sexo feminino muitas vezes é quase impossível! – não podemos dispensar alguma área do quarto ou da casa para arrumarmos os trapinhos. No exemplo que lhe damos, apresentamos um closet muito organizado que acaba por não ocupar assim tanto espaço, já que acaba or ser parte integrante do mesmo. Um solução prática e fácil que lhe deixará área livre.

Menos espaço para erros de decoração

Sem dúvida que o título que escolhemos para esta foto é bastante sugestivo. Não estamos de forma alguma a querer insinuar que cometa erros frequentemente – até porque se é leitor assíduo da homify, temos dúvidas que isso aconteça muitas vezes! – mas a verdade é que quanto menor o espaço mais simples e apropriada deve ser a decoração. Gostamos particularmente deste exemplo quarto/cama, porque junta o melhor de dois mundos: muito conforto e espaço de arrumação. No fundo a decoração aqui são os livros e alguns elementos que se encontram nas prateleiras ao lado da cama, porque tudo o resto acaba por estar arrumado dentro dos armários que servem de estrutura à cama. Pouco espaço e pessoas práticas são o exemplo de combinação perfeita para este quarto.

O fim de coisas desnecessárias

Chalé das Três Esquinas: Closets ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

O fim de coisas desnecessárias levanta-nos uma questão, o que são afinal as tais coisas desnecessárias? Pois, para muitos é uma questão difícil de responder – em modo confessional digo-lhe que sou ma daquelas pessoas que tem uma dificuldade extraordinária em fazer este tipo de triagem! – contudo, precisamos ter os pés bem assentes na terra e encontrar um equilíbrio. Outra coisa que é importante reter é que é imperativo que tenhamos espaços práticos para arrumar, pois só assim conseguiremos ser bem sucedidos.

Aproveitar o espaço exterior

Salas de estar industriais por AÏDO

E porque o espaço exterior é maravilhoso e deve ser aproveitado – não tivesse o nosso país um clima fantástico durante todo o ano! – é importante que passe tempo lá fora. Nada disto tem que ver com descurar a decoração da sua casa, mas a verdade é que passeios a pé ou simplesmente um café numa esplanada ao sol podem der revitalizantes. Neste exemplo que agora lhe mostramos, voltamos ao T0 onde tudo existe no lugar certo. A opção de mezzanine é outra vez a escolhida – acreditamos que para os mais claustrofóbicos, possa não parecer a melhor solução do mundo! – e o uso moderado da cor dá o toque que é preciso, para que este se torne um apontamento com vida. Jogar de forma certa com as cores é também um bom truque para as casas mais pequenas.

Encaixotar e desencaixotar

Salas de estar ecléticas por Sandra Dages
Sandra Dages

Appartement paris 11 ème

Sandra Dages

Sendo que a mudança está quase sempre iminente  - não quer dizer que vá acontecer, mas temos de contar com ela! – o acto de encaixotar e desencaixotar tem de ter sido em conta e é precisamente por isso que, é preferível apostar mais numa decoração que exista a partir das peças de mobiliário que compramos para a nossa casa, do que propriamente em muita quinquilharia – escrevemos isto sem qualquer tom pejorativo, atenção! Atente por exemplo nas mesas, não lhe parecem duas peças fantásticas que ao mesmo tempo que são úteis decoram a casa? Nós também! A casa que vemos é de resto um amor e a escolha das cores é simplesmente fabulosa, tudo bate certo! Como vê, uma casa pequenina e bonita é mais do que possível!

E então, convencido?! Partilhe connosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!