7 ideias para cortar na conta da eletricidade!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

A manutenção de uma casa consome grande parte dos recursos de uma família! E é em casa que muitas vezes mais desperdiçamos o nosso orçamento. A eletricidade é um recurso que não se e os custos do seu desperdício acabam por ficar disfarçados numa única conta que chega mensalmente e que muitas vezes pagamos sem pensar que podia ser bem menor! Luzes que ficam ligadas todo o dia por esquecimentos. Televisões ligadas para onde ninguém olha. Carregadores de equipamentos móveis que continuam na tomada, mesmo que os aparelhos já estejam carregados há muito… Os pequenos desperdícios de energia ao longo dos dias acumulam-se e muitas vezes nem pensamos neles.

Nunca prestou atenção a esses pormenores? Pois está na altura de começar! Sabia que com pequenos truques simples pode poupar muito nos seus gastos anuais com a eletricidade? Estudos indicam que podemos conseguir até 400 Euros de poupança anual! Este é claramente um caso onde o velho ditado grão a grão enche a galinha o papo se adequa na perfeição. Pode poupar para uma viagem, ou pôr numa conta para a reforma…

Mas dinheiro não é o seu problema? Se é um dos sortudos que não precisa de pensar na reforma, pense no meio ambiente e no planeta. Uma grande parte da energia que gastamos atualmente tem como origem os combustíveis fósseis, que se escoam e se esgotam a cada dia que passa, e cuja extração e queima é responsável por tanta poluição. E existem inúmeras opções luxuosas, belíssimas, amigas do ambiente…

Hoje trazemos-lhe sete ideias para poupar energia. Sete pequenos detalhes, um pouco diferentes das dicas habituais, e que podem ajudar a cortar na conta da eletricidade aí de casa!

Descubra o que consome mais energia

Atrevemo-nos a dizer que a cozinha no seu todo é a divisão que mais eletricidade consome numa casa! Frigoríficos, micro-ondas, fornos, exaustor… E ainda as máquinas de lavar e secar se não tiver uma lavandaria em separado. Ufa! São muitos os consumidores de energia neste espaço. Esta magnífica cozinha da autoria do gabinete de decorações de interiores ’Pureza Magalhães Decorações, Lda demonstra bem como é uma cozinha moderna state of the art’, repleta de equipamentos elétricos!

Mas espalhados pela casa temos mais candidatos ao maior gastador: – ares condicionados, televisões, ferros de passar… Descubra quais os eletrodomésticos que mais energia gastam e estabeleça planos para a sua utilização. Para isso leia os seus manuais do utilizador e procure que trabalhem no seu modo mais económico Perceba se precisam de estar sempre ligados, como é o caso do frigorífico ou se estão sempre ligados desnecessariamente, como a máquina do café. Sempre que possível utilize os eletrodomésticos mais gastadores nas horas de vazio, em que a eletricidade é mais barata.

Diminuir o brilho dos ecrans (televisão, computador… )

Diminua o brilho dos ecrãs de sua casa!

Quantos ecrãs há em sua casa? Televisão, computador, tablete, telemóvel… Um mundo de luz e gasto energético. Quanto maior o brilho do ecrã maior o gasto de energia, já para não falar do esforço visual associado. Escritórios, e área mistas, como a da imagem, onde se concentram vários ecrãs são bons exemplo disto!

Conheça os seus equipamentos e perceba como baixar o brilho dos seus ecrãs.

Todas as televisões, tabletes e telemóveis têm nos seus menus esta opção. Consulte os manuais de utilizador.

No caso dos computadores, normalmente há uma combinação de teclas para reduzir o brilho, descubra-a. Mas se as teclas estiverem em mau estado não desespere: – há software on-line, gratuito, que faz isto.

Utilize os equipamentos em modo de poupança de energia

Utilizar os equipamentos em modo de poupança de energia? E todos têm isso? Todos, não garantimos, mas a maior parte dos equipamentos elétricos atuais têm um modo de eficiência energética que baixa ou limita os consumos. Televisões, consolas de jogos, e equipamento de áudio, costumam ter. Mas muitas máquinas de lavar loiça e roupa também têm programas amigos do ambiente, que otimizam os gastos energéticos em função dos resultados. Telemóveis e tabletes têm frequentemente aplicações para poupança energética que racionalizam os recursos de bateria.

Desligue os equipamentos durante a noite

Esta é conhecida! Antes de ir para a caminha e usufruir do seu merecido descanso certifique-se que todos os equipamentos estão efetivamente desligados, e não em modo de stand by. Os equipamentos mais atuais já têm consumos em stand by abaixo de 1 watt, mas se nem todos os seus equipamentos são novos o melhor mesmo é desligá-los para não ficarem a desperdiçar energia durante a noite.

É do tipo esquecido? Nem assim tem desculpa! 

Agrupe os equipamentos em fichas triplas com interruptor, assim só tem de desligar um ou dois interruptores. Existem móveis para a sala, como o da sugestão de decoração que vemos na foto, que já vêm preparados com passagens para cabos para facilitar esse agrupamento.

 E depois pode sempre optar por colocar temporizadores nas tomadas… Quando chega a hora estabelecida, click, desliga!

Pondere trocar os seus equipamentos de cozinha por outros mais eficientes a nivel energético

Pronto a sua cozinha não é de topo, como a da imagem, que nos chega do Brasil, os seus eletrodomésticos até nem têm mau aspeto, mas já têm alguns anos. Já pensou que podem estar a gastar muito mais do que se fossem novos, e que irá recuperar o investimento se os trocar?

Claro que trocar todos será impossível para a maioria das famílias, mas estabeleça um plano: – sempre que um equipamento se avariar faça as contas. Some o valor do arranjo ao valor da poupança anual que fará em eletricidade com um aparelho novo, e se o valor não for muito inferior ao do equipamento classe A++, pondere trocar.

Instale um equipamento de medição e controlo dos consumos

Equipamentos de medição e controlo? Mais um equipamento elétrico complicado, pensará o leitor.
Nada disso! São equipamentos muito simples que se instalam junto ao contador de eletricidade e permitem entender o que realmente está a gastar na sua habitação de modo a poupar energia em toda o espaço. Normalmente permitem visualização instantânea dos valores de consumo imediato e a descarga do histórico para computadores ou telemóveis. Está provado que a partir do momento em que o consumidor tem a perceção do real consumo energético na sua casa, esse mesmo consumo pode ser reduzido. É impossível ignorar um equipamento ligado sem ser usado se soube quanto está a gastar!

Experimente tomadas inteligentes

Já aqui demos ideias para pessoas esquecidas e distraídas com os equipamentos elétricos, e que por isso pagam bem mais na sua fatura mensal. E esta é mais uma delas. Atualmente existem opções muito eficazes para a poupança de energia elétrica. Tomadas inteligentes que se desligam quando o equipamento está parado há demasiado tempo. Carregadores para telemóveis e tabletes que se desligam a si próprios da corrente assim que o aparelho dá sinal de carga completa. 

E esta ideia da foto: – uma pequena mesa, com um design fantástico, que é na verdade uma estação de carregamento de baterias de telemóvel usando a luz solar!

Tem as suas próprias sugestões? Diga-nos quais!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!